Melbourne (Austrália) – Com mais uma partida arrasadora, Iga Swiatek garantiu sua volta às quartas de final do Australian Open. Pela terceira vez em quatro jogos no torneio, a polonesa aplicou um “pneu” em suas adversárias. Como já havia acontecido com Rebecca Sramkova na segunda rodada e Emma Raducanu na terceira. A vítima da vez foi a alemã Eva Lys, apenas 128ª do ranking e que entrou na chave como lucky-loser. Em apenas 1h, a número 2 do mundo fez 6/0 e 6/1. Ela cedeu apenas 11 games em todo o torneio até aqui.
Vencedora de cinco títulos de Grand Slam, quatro em Roland Garros e um no US Open, Swiatek volta às quartas em Melbourne depois de três anos e está a uma vitória de igualar o melhor resultado da carreira do torneio, a semifinal de 2022. A polonesa de 23 anos espera a vencedora entre a norte-americana Emma Navarro, número 8 do mundo, e a russa Daria Kasatkina, décima colocada.
Iga também segue colocando pressão sobre Aryna Sabalenka na disputa pelo número 1 do ranking. Sabalenka está nas quartas e enfrenta a russa Anastasia Pavlyuchenkova precisando vencer para não perder a liderança. Mas se a polonesa chegar à semifinal, obriga a bielorrussa a ser finalista. E ainda existe a possibildade de um confronto pela liderança do ranking, caso Swiatek e Sabalenka se enfrentem na final.
+ História, chaves, prêmios, recordes: clique aqui e saiba tudo do Australian Open
Superada por Swiatek nesta segunda-feira, Lys havia perdido na última rodada do qualificatório para a australiana Destanee Aiava e só conseguiu entrar na chave depois de duas desistências, da britânica Harriet Dart e da russa Anna Kalinskaya. Ela só teve 10 minutos de preparação para a estreia contra a australiana Kimberly Birrell e venceu. Também passou pela francesa Varvara Gracheva e pela romena Jaqueline Cristian para chegar ao top 100.
Sensational Swiatek ✨
Iga Swiatek advances to the quarterfinals following a 6-0 6-1 win over Lys!@wwos • @espn • @eurosport • @wowowtennis • #AusOpen • #AO2025 pic.twitter.com/sH7buDjwJ3
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 20, 2025
Mais uma vez, a polonesa manteve o foco apesar do placar
Apesar de ter enfrentado um 15-40 logo no game de abertura, Swiatek não demorou para assumir o controle da partida. A polonesa confirmou o game e logo depois quebrou o saque de Lys pela primeira vez no jogo. Em vantagem, passou a manter os serviços de forma mais tranquila. E mesmo com as condições mais lentas de um jogo noturno em Melbourne, conseguiu impor seu tênis agressivo e de muita potência nos golpes.
A diferença de intensidade durante muitos ralis era considerável e Iga continuou a fazer games. Quando ela abriru 6/0 e 3/0, já tinha 20 games consecutivos no torneio, somando também os 11 que fez contra Raducanu no último sábado. Ainda assim, a adversária mantinha uma atitude positiva, sorria em quadra e vibrava com os pontos que conseguia fazer. A alemã confirmou o serviço pela primeira vez e foi bastante aplaudida pela torcida, que queria um jogo mais longo e competitivo. Mesmo jogando mais solta, depois de evitar a “bicicleta” e buscando variações, ela voltou a ter o serviço quebrado em um game muito longo e com ótimas devoluções de Swiatek, que definiu a disputa na sequência.
Durante a rápida partida, Swiatek liderou a contagem de winners por 28 a 7, incluindo cinco winners de devolução. E mesmo com a postura muito mais agressiva, cometeu só três erros a mais, 18 contra 15 de Lys. A polonesa quebrou cinco vezes o serviço da alemã e só enfrentou aqueles dois break-points no primeiro game.
Normal porque enfrentar uma adversária vinda do quali o resultado seria este, mas que sorteio fácil fizeram para a Iga assim não foi nem testada kkkkk, acho que ela vai pra final, mas se a Svitolina for a adversária na semi vai pode trabalho porque é esforçada, Gauff ou Sabalenka uma das duas deve ser a finalista o que vocês acham?
Independente de quem for, a próxima adversária causará problemas pra Iga! O sarrafo vai subir
Que nível baixo está a WTA ultimamente. Em uma oitavas de Slam você ve jogadoras desse nível aí da alemã. Paolini no top 10, entre outros casos. A Iga é muito superior a isso, ta jogando sem esforço nenhum. Para ela e Sabalenka os torneios começam pra valer na semi. Um horror.
[…] norte-americana fez duas boas campanhas em Grand Slam, quartas em Wimbledon e semifinal do US Open. Sua próxima rival será Iga Swiatek, número 2 do mundo e que ainda não perdeu sets no torneio. O único duelo anterior entre elas foi […]
A WADA acabou de comunicar que não irá apelar no caso de doping da Iga porque os argumentos/provas na defesa foram bastante plausíveis.
Nos últimos três jogos, Iga perdeu 4 games, aí não dá, um dos quatro maiores torneios do tênis, demonstra falta de competitividade.
Algo está errado.
Iga vai enfrentar a Emma Navarro. Quem acompanha tênis de verdade sabe que a americana é instável. Tem jogos que joga demais.. outros, dorme em quadra. Se jogar demais, pode até ganhar da Iga pois já ganhou da Sabalenka e da Gauuf. Se entrar com sono, vai levar uma surra. Simples assim.
Quando o big3 atropelava todo mundo nos slans ninguém ficava desmerecendo dessa forma. Povo chato