Basileia (Suíça) – O tão aguardado duelo entre nomes da nova geração envolvendo o carioca João Fonseca e Jakub Mensik, que aconteceria nesta quarta-feira pela segunda rodada do ATP 500 da Basileia, acabou não se concretizando por causa da desistência do tcheco, que alegou um problema no pé esquerdo.
Com isso, o brasileiro garantiu vaga nas quartas de final do torneio e agora espera pelo vencedor da partida entre o francês Valentin Royer e o canadense Denis Shapovalov, que se enfrentarão apenas na quinta-feira.
Seria a segunda vez que os dois jovens tenistas iriam medir forças, a primeira em um evento principal da ATP, já que o outro embate foi no Next Gen Finals do ano passado, onde o brasileiro levou a melhor na fase de grupos e depois acabou conquistando o título.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Fonseca chega às quartas de final de um ATP 500 pela segunda vez na carreira, repetindo o feito alcançado no Rio Open de 2024. Ele agora tenta superar essa barreira e chegar em uma semi inédita neste nível. Ele também já chegou nas quartas dos ATP 250 de Bucareste e Buenos Aires, onde faturou seu primeiro titulo.
A campanha desta semana na Basileia vai garantindo ao jovem carioca igualar sua melhor marca no ranking, subindo provisoriamente para o 42º lugar. Com mais uma vitória, ele entrará no top 40, podendo alcançar até a 38ª colocação na ATP.
Quantas posições no ranking ele vai ganhar?
Só ler a matéria.
voltou provisoriamente pra 42 posicao, caso venca e o vacherot nao venca, vai colar no tien em 37 se nao me engano.
Fonseca mantém provisoriamente a posicao 42, ele podia pular para a 41 mas o Jaime Munar que está só 30 pontos na frente dele ganhou também. Se ele passar na proxima rodada soma 100 e fica na 38, um pontinho só atras to Lerner Tien. Se ganhar o torneio pode parar na posição 29 ou 30. Vamos torcer.
Vamooos! Qtos pontos garantidos no Ranking? Rumo ao Top 32 para o AO
Mais uns pontinhos garantidos na sacola!
Quem não tem sorte, nem sai da cama. E tem caminho ainda nas 4as. Na torcida!
Da pra chegar nas semifinais agora hein, aproveitar a folga treinar e manter focado, que consegue
Estava aguardando com ansiedade esse confronto.
Bom, coisas do esporte.
João avança e vai somando pontos.
Acredito que entrará no top40.
Eu também estava nessa expectativa. Dois talentos que com certeza iriam fazer uma grande partida. Mas com certeza em breve veremos esse jogo. Agora é torcer para o João avançar novamente de fase.
Eu tinha visto no Google ao tentar me informar do horário do jogo, que havia WO para Fonseca. Pena, porque seria um jogaço! Mas, dos males o menor, porque João avança e creio ser favorito nas quartas de final, mesmo contra o Shapovalov. Tá pintando cheiro de grande campanha!!
Acredito que João pode vencer, mas favorito contra o canadense? Acho que não!
Shapovalov mentalmente instável e com back de uma mão, vai sofrer contra o Fonseca. Muito ganhável essa
Excelente. Como diria Nelson Rodriguez, um homem sem sorte não consegue nem chupar um picolé. Avante.
Tomara que seja o Shapovalov, vai ser um jogão!
Sorte muito bem vinda, Shapovalov é menos difícil que o Mensik.
Nesse nível, não existe ‘menos difícil’..
Ah, tem sim “menos difícil ” com certeza. O próprio francês que ele pegou, estaria nessa classificação de adversário menos dificil.
Uma duvida:
A vitória por W.O vale os mesmos pontos e premiação do que se tivesse jogado?
Sim, vale.
Sim
Sim, recebe normalmente ponto e dinheiro no caso do João que já ganhou um jogo anteriormente.
Só não vale quando é primeira rodada. Mas se ganha 1 jogo e algum próximo tem desistência ta garantido.
não é que não vale se for primeira rodada, é que entra um luck looser no lugar. Mas se não houver mais ninguém e o cara avançar, ganha os pontos normalmente
Vale quando eh primeira rodada também, normal
Sim. Os pontos são acrescidos normalmente.
Sim
Eita!
Os Santos e Anjos estão mostrando que são brazucas, pelo menos nessa rodada, kk…
Brincadeiras à parte, é claro que o tcheco não amarelou… apenas percalços da vida…
Mas que é bom avançar sem jogar, isso é…
VQV João!
Que pena, seria um jogão!
Vai fazer agora oq mais gosta que é descansar e treinar. Sei não hein… se bobear dá pra beliscar essa semifinal…
Agora vai!
Mensik deve ter visto o último jogo do João e tremeu. Bom pra gente, pra cima deles, João!
Comemorar vitória por walkover é para os fracos. Que pena que não teve jogo!
Ninguém quer ver o adversário machucado, mas todos estão sujeitos a lesões. Não se comemora a má sorte do adversário, mas tem que seguir em frente né. Vamos que vamos que vem pedreira pela frente.
33.000 Euros só pra avançar uma rodada, sem entrar na quadra. Pode me chamar de fraco sem problemas. Eu estaria comemorando até agora… =]
Não foi do jeito que eu gostaria, preferia ele vencendo em quadra, até para pegar mais ritmo de jogo. Mas de qualquer forma, ele não tem culpa se o adversário não teve condições. Será sua 4º quartas de final este ano, a 2º em ATP. Bora Fonseca continuar avançando
boa,top 40 confirmado
Onde? Só ler a matéria….
João Fonseca pode ir mais longe ainda neste torneio. Na torcida pelo Fonseca.
Fica aí o aprendizado pros sommeliers de calendário. Mensik jogou simples e duplas na Davis e na Laver e emendou com a gira da Ásia. Deu no que deu. Não existe “jogar tudo”. O corpo cobra a conta.
Fora que o físico ainda está em fase final de formação, ou seja, tem que dosar treino com jogo, coisa que com certeza a equipe dele está fazendo muito bem.
Eu concordo que não existe “jogar tudo”. Agora, também não se pode exagerar nesses intervalos entre os torneios. É difícil esse equilíbrio. Essa sequência do João que fecha no Master 1000 de Paris pede uns dias de descanso posteriormente, mas não é o caso de ficar 30 dias sem disputar nada. Mas eu só acho isso. Não sou nenhum “sommelier”, apenas um torcedor que ainda que ver o J. Fonseca no topo do ranking e faturando os Slams.
Quero o mesmo que você, por mim via o João na quadra todo dia. Mas não dá pra deixar a ansiedade atropelar a razão. Sobre a sequência pós-Paris, ele ainda joga o 250 de Atenas. Aí o circuito entra em férias, só sobrando Finals, Davis e NextGen (e o jogo-exibição que o João vai fazer com o Alcaraz). Volta em janeiro.
Isso aí Jão!!! Quanto mais se trabalha, mais sorte se tem!!!!!
Shapovalov é carniça!
E ainda melhorou muito de uns tempos para cá.
João terá parada indigesta pela frente.
Ué, o Royer também desistiu?
Agora temos João e Naná. Vi o primeiro set dela ganho por 7×5 jogou igual gente grande. Perfeita na técnica e no mental. Dominou a jogadora de 29 anos número 109.no ranking. Perdeu no set desempate no tiebreaks . Estava 2 quebras atrás 5×2. Atleta que já revela que veio pra quebrar tudo daqui pra frente.rsrs
Boa João