Basileia (Suíça) – Na disputa pelas últimas vagas no ATP Finals, Andrey Rublev e Stefanos Tsitsipas se deram mal nesta sexta-feira, ambos eliminados do ATP 500 da Basileia nas quartas de final. Enquanto o russo segue firme na zona de classificação, o grego fica em situação complicada, uma vez que precisava somar pontos para diminuir a desvantagem para seus rivais.
Abrindo o dia no torneio suíço, Tsitsipas levou a pior no duelo com o francês Arthur Fils, entre os cabeças de chave 3 e 7 do torneio, respectivamente. Com mais erros não forçados (24 a 18) e menos bolas vencedoras (16 a 24), o grego se despediu da competição com uma derrota em sets diretos, caindo com parciais de 7/6 (7-5) e 6/3, depois de 1h23 de embate.
O adversário de Fils na semifinal será justamente o responsável pela eliminação do principal favorito Rublev, o norte-americano Ben Shelton, que jogou melhor nos momentos importantes, converteu os dois break-points que teve a seu favor e salvou os seis que enfrentou para derrotar o russo com o placar final de 7/5, 6/7 (3-7) e 6/4, em 2h15 de batalha.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Rublev fez um jogo bastante agressivo e teve quase duas vezes mais winners que o rival (41 a 26), anotando 29 erros não forçados contra 25 de Shelton. O russo terminou a partida com mais pontos que o norte-americano (101 a 95), mas não conseguir aproveitar um break-point sequer no decorrer da disputa acabou lhe custando caro, desperdiçando três no primeiro set e mais três no segundo.
Tirando o master de monte Carlo, o ano do Tsitsipas é decepcionante.