Monteiro: “Faz mais sentido jogar challengers na América do Sul”

Foto: Benjamín Villela/Chile Open

Córdoba (Argentina) – Classificado para as quartas de final do challenger de Córdoba, Thiago Monteiro já tem duas vitórias na semana e acredita ter feito a melhor escolha de calendário. O cearense de 30 anos e número 3 do Brasil já vinha jogando os torneios sul-americanos da ATP no saibro e preferiu permanecer em sua superfície favorita antes de seguir para os torneios europeus, preparatórios para Roland Garros. Por isso, decidiu não tentar os qualis para os Masters 1000 de Indian Wells e Miami. O objetivo é somar o maior número de pontos e minimizar o risco de lesões.

“O calendário na América do Sul faz mais sentido para que eu possa tentar somar o máximo de pontos possíveis nessa época do ano. É importante ter uma margem melhor para planejar o calendário de torneios na Europa de forma mais tranquila”, disse Monteiro. “Foi mais por esse motivo que pulei Indian Wells e também Miami. Obviamente são torneios muito bons, mas não fazia sentido jogar na quadra e depois voltar ao saibro. Ainda mais voltando de lesão”.

“Ano passado tive muitas mudanças de superfície e senti desconfortos a mais em muitos momentos do ano. Então, pensando no corpo e na logística do calendário, era a melhor opção focar nos challengers da América do Sul e buscar o máximo de pontos”, acrescentou o atual 105º do ranking, que tenta voltar ao top 100 da ATP em caso de uma boa campanha.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Monteiro venceu nesta quarta-feira o peruano Gonzalo Bueno, jovem de 20 anos e 270º do ranking, por 6/4 e 7/6 (7-1). Principal cabeça de chave do torneio, ele enfrenta nas quartas o argentino Juan Pablo Ficovich, 169º colocado, na próxima sexta-feira. Os dois confrontos anteriores tiveram vitórias brasileiras em 2019 e 2021.

“Foi um jogo duro, mas consegui me impor em muitos momentos da partida. Tive algumas chances de aumentar a vantagem no segundo set e acabei não aproveitando, mas consegui subir o nível num momento importante do jogo”, avaliou. “O torneio está duro e todo mundo aqui está motivado. Cada jogo é uma batalha diferente. A semana tem sido bem positiva e vamos tentar aumentar ainda mais o nível na sexta-feira”.

Subscribe
Notificar
guest
25 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Verridiana Parmeggieri
Verridiana Parmeggieri
19 dias atrás

parabéns pela sensatez Thiago. os chalengers são teu terreno. para garantir o ranking afim de entrar nos Slams. e lá, colher excelentes cheques e tentar belas vitórias. força Thiago. acredito no título essa semana e semana que vem.

Ramires
Ramires
19 dias atrás

Acho que que foi a melhor msm, se ele se sentiu desconfortável por causa das mudanças, melhor continuar só no saibro até roland garros

Haroldo Guimarães
Haroldo Guimarães
19 dias atrás

Parabéns, certíssimo. A Bia devia fazer isso tb, mas talvez com atp125 ou 250.

Rockton
Rockton
19 dias atrás
Responder para  Mário Sérgio Cruz

Bia vai ficar tomando taca em primeira ou segunda rodada de WTA 1000 ou 500 até ela voltar ao ranking compatível com o tênis que ela vem jogando.

Beto_poa
Beto_poa
18 dias atrás
Responder para  Rockton

e depois ele vai começar à dar TACA nas outras e vai voltar aos 1000 ou 500…

Evandro
Evandro
19 dias atrás
Responder para  Mário Sérgio Cruz

Muito boas as observações. Obrigado!

Rafael Stuart
Rafael Stuart
19 dias atrás
Responder para  Mário Sérgio Cruz

Top a informação, não sabia destas regras.
E ilha que acompanho tênis desde 2008.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
19 dias atrás
Responder para  Rafael Stuart

As regras partem do princípio que tenistas top 20, como Bia Maia, são fortes demais para jogarem torneios desse tamanho, quando estão saudáveis.

PRGF
PRGF
19 dias atrás
Responder para  Mário Sérgio Cruz

Olha que informação importante…
Ajuda até para conter muitas críticas exageradas que a Bia vem recebendo…

kazuza
kazuza
18 dias atrás
Responder para  Mário Sérgio Cruz

obrigado pela aula. acompanho tennis desde a era meligeni, cansei de chamar tenista de burro pela ingnorancia das regras. so me resta me retratar.

Diego
Diego
19 dias atrás

Para o atual momento tem mais chance de ir bem e ganhar confiança

Jorge Luiz
Jorge Luiz
19 dias atrás

Escolha certa com certeza

Rockton
Rockton
19 dias atrás

Não faz sentido pelo nível de tênis dele deixar de jogar Challenger para tomar taca em qualyfing de indian Wells e Miami.

Beto_poa
Beto_poa
18 dias atrás
Responder para  Rockton

ajuda aos leitores, significado de taca: Golpe com chicote, pedaço de pau ou objeto flexível; lambada.

Marcus Henrique
Marcus Henrique
19 dias atrás

É isso aí. Pensamento correto, de quem tem consciência dos seus limites e tem compromisso com a carreira.

Jogar os ATPs é melhor, lógico. Mas disputar qualis de Masters agora é inútil pro Monteiro, porque rende poucos pontos em troca apenas da vaga pra chave principal.

Monteiro tem que acumular pontos nesses challengers de saibro, mesno que não cope esses torneios. Com boas campanhas, já volta ao top 100 em no máximo 3 semanas (mesmo que não cope).

Marsgene
Marsgene
19 dias atrás

É isso; Morreiro quer ficar em paz, tranquilo… coisa que nem os argentinos pensam mais… yo quiero quedar tranquilo… ja ja ja ja ja ja ja… Putaquepariu!!!

João Silva
João Silva
19 dias atrás

Argentina Open e Rio Open deveriam ser quadras duras para servir de preparação para Indian Wells e Miami, antes de México.

Ou então, elas deveriam ser torneios preparatórios para a gria de saibro e RG, ou seja, movidos um pouco mais a frente.

Neto
Neto
19 dias atrás

Concordo com ele! Fica aqui e vai direto pra Europa depois, no mesmo piso. “Você não é todo mundo.”

JUKA B
JUKA B
18 dias atrás

Circuito está cada vez mais homogêneo, sobretudo no hard. Cada vez mais duro e em nível equilibrado. Monteiro não possui grandes resultados no hard (pelo menos recentemente).
A explicação sobre não fazer sentido sair do saibro para logo depois voltar é crível. Porém, da mesma forma crível, suas perspectivas não eram boas em termos de resultados no hard.

kazuza
kazuza
18 dias atrás

Mário Sérgio Cruz no atp 250 da argentina tinha 3 top 30. as regras dos mano seria diferente das minas. por favor tire essa duvida.

Juca Silva
Juca Silva
18 dias atrás

O Monteiro não tem talento suficiente para jogar com os melhores e só consegue algum resultado expressivo em torneios de nível: Challenger. Ele só se manteve no top 100 por causa disto. Jogador que pensa grande, treina e joga aonde tem mais dificuldade, porém, no caso dele, ele está eternamente na zona de conforto e só se dedica ao saibro. Jogador sem ambição para melhorar !!!

Adriano
Adriano
18 dias atrás
Responder para  Juca Silva

Eu concordo,talvez pensando já na aposentadoria.

James Garcia
James Garcia
17 dias atrás
Responder para  Juca Silva

Ele já tem 30 anos não tem mais onde melhorar, foi mediano a carreira inteira não ia ser agora que iria explodir e virar um top 50, top 40 da vida. Ele tem que jogar onde tem facilidade isso sim

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.