PLACAR

Monteiro é superado por britânico na grama de Mallorca

Foto: Manuel Queimadelos/Mallorca Championships

Mallorca (Espanha) – Depois de ter vencido seu primeiro jogo no quali para o ATP 250 de Mallorca, Thiago Monteiro foi eliminado na rodada final. O atual número 2 do Brasil e 79º do mundo perdeu para o britânico Paul Jubb, 292º do ranking, por 6/3 e 6/4 em 1h18 de partida neste domigo.

Cabeça 1 do quali, Monteiro ainda esperava por uma vaga de lucky-loser, após a desistência do australiano Jordan Thompson. Mas o sorteio entre os jogadores que perderam na última rodada do quali foi favorável ao holandês Gijs Brouwer, que entrou na chave e enfrenta o italiano Fabio Fognini.

Monteiro agora segue para a disputa de Wimbledon, onde já tem vaga garantida na chave principal. O cearense de 30 anos tem uma vitória no Grand Slam londrino, conquistada ainda em 2017. Jogando na grama, ele tem agora oito vitórias e dez derrotas pelo circuito profissional. No último sábado, superou o japonês Rio Noguchi em sets diretos.

Este foi o segundo confronto entre Monteiro e Jubb, com duas vitórias do britânico na grama. O primeiro duelo entre eles havia acontecido em 2019. A estreia do britânico na chave principal será contra o alemão Maximilian Marterer, também vindo do quali. O vencedor pode enfrentar outro tenista do quali, o australiano Adam Walton, que ocupou o lugar vago por Thompson na chave e estreia contra o alemão Yannick Hanfmann.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Durante o primeiro set da partida, Jubb disparou cinco aces e não enfrentou break-points, perdendo apenas cinco games em seus games de serviço. Monteiro já foi ameaçado logo em seu primeiro game de saque, escapando de duas chances de quebra, mas não evitou que o rival abrisse vantagem no fim do set. Logo na abertura da segunda parcial, Jubb voltou a quebrar e saiu vencendo por 2/0. Monteiro virou para 3/2, mas depois só fez um ponto em 13 possíveis para que o rival virasse o placar para 5/3. Ainda que o brasileiro tenha confirmado seu último game de saque, não evitou a derrota em sets diretos.

Por ter vencido uma partida no quali de Mallorca, Mallorca soma 7 pontos na ATP. Mas esse resultado só entra no ranking de 1º de julho. Nesta próxima segunda-feira, o cearense terá uma leve queda no ranking, de cinco posições, porque tinha 25 pontos a defender, do challenger de Parma do ano passado.

17 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Scott
Scott
25 dias atrás

Deveria ter pulado a temporada de grama, indo a Wimbledon apenas catar o cheque da Rodada 1.

Todo torneio aparecem esses jogadores de grama, que somem no restante da temporada.

O jogo do Monteiro não tem lastro nesse piso. Não adianta. É focar no saibro e ficar aí, o tempo que der, perambulado entre 60 a 120 do mundo.

Thiago
Thiago
25 dias atrás

Não entendo esse regra… o cara é cabeça 1, perde e quem leva o LL é o 5o melhor rankeado…

Marcelo Calmon
Marcelo Calmon
24 dias atrás
Responder para  Mário Sérgio Cruz

Geralmente entre os 4 melhores rankeados que perderam na última rodada do quali. Tem que ser assim, senão o Monteiro nem precisava jogar. Acho que a vaga já estava aberta antes da última rodada do quali.

Kario
Kario
25 dias atrás

Não vai ganhar Wimbledon assim. Aposto.

Kario
Kario
25 dias atrás

Mas imagino q ele so siga pra Wimbledon depois q todos os jogos da primeira rodada ja tenham iniciado, pois ele pode ser o proximo LL. Procede?

Tomé
Tomé
25 dias atrás

Infelizmente é um resultado normal. O nível do Monteiro na grama é esse aí mesmo. Vai perder 9 em 10 contra qualquer britânico ou australiano que esteja no top 300 e costume treinar um pouco mais na grama.

André
André
24 dias atrás
Responder para  Tomé

E qualquer americano sacador do top400. E não é só o Monteiro. Qualquer argentino, chileno, espanhol do top100 perde também.

Lucas F.
Lucas F.
25 dias atrás

Bom, agora é torcer pra conseguir ao menos uma vitória em Wimbledon, mas minhas expectativas estão baixíssimas…

PRGF
PRGF
25 dias atrás

Não se deve criar expectativas com os brasileiros nessa época do ano… Aqueles dois títulos da BIA ano retrasado, foi algo fora da curva…

O Monteiro deu uma entrevista que sequer conseguiu uma quadra de grama para treinar…

Não vejo motivos para ficar decepcionados com os brasileiros na grama… Não da para esperar milagres…

Somos saibristas e esforçados na quadra dura…

Eu mesmo questionei a estratégia do Fonseca em abondonar a gira europeia de saibro para se preparar para a grama… Acredito que teria ido mais longe em challengers no saibro…

O próprio Guga pulou algumas vezes a temporada de grama, para se preparar de forma adequada para o restante do ano na Quadra dura…

É passear em Winbledon… E sem drama…
Segue o jogo…

James Garcia
James Garcia
25 dias atrás
Responder para  PRGF

E em qual época do ano da pra criar expectativas com os brasileiros? Já estamos no final de junho e até agora não fizeram nada relevante em 2024

Blumenau
Blumenau
25 dias atrás
Responder para  James Garcia

Aplausos para seu comentário primoroso. É uma questão de junta!!!!!!
Até agora o nosso melhor tenista é a Pigossi que pelo menos nos deu algumas alegrias.

Thiago
Thiago
24 dias atrás
Responder para  James Garcia

Nada relevante? Fonseca em quartas de final de 2 ATPs (17 anos). Monteiro, oitavas em M1000, e vitória sobre Tsitsipas. Wild com vitórias sobre Kachanov e Fritz.

Afora outros, que nem vou listar aqui.

Oscar Riote
Oscar Riote
24 dias atrás
Responder para  Thiago

Creio que ele quis dizer de títulos. Glórias.

Bernardo Oliveira
Bernardo Oliveira
24 dias atrás
Responder para  PRGF

Fonseca foi campeão em Roehampton e fez QF em wimbledon juvenil perdendo para o campeão, não por acaso um ruminante britânico. O jogo dele é completamente adaptado à grama, ele já é um all-around player, ninguém com o ranking dele (e muito menos com a idade E o ranking, pois ele é o único, de longe) iria jogar challenger no saibro sendo que já poderia (com totais chances de ser bem sucedido) jogar o quali de wimbledon.

Marco Antônio Varella
Marco Antônio Varella
24 dias atrás

Na grama não dá para esperar grandes coisas de brasileiros nas simples. A exceção poderia ser a Bia, mas parece que a fase não é boa. É torcer para o sorteio ajudar, afinal tem muita gente que também não se dá bem na grama.

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Reveja os melhores lances da final masculina de Wimbledon

Momento histórico: Hewett completa o Slam em Wimbledon

PUBLICIDADE