Nova York (EUA) – Em partida com quase três horas de duração, a belga Elise Mertens escapou da derrota e superou Madison Keys para chegar às oitavas de final do US Open. Atual 35ª do mundo, Mertens marcou as parciais de 6/7 (5-7), 7/5 e 6/4. A belga chegou a ficar a um game da derrota, quando perdia o segundo set por 5/4.
“Nós duas jogamos uma grande partida e a Madison merece crédito por ser uma tenista incrível. Tive set-points no primeiro set, não consegui aproveitar, mas segui lutando. Tentei ficar o máximo de tempo possível em quadra para chegar à vitória e fico muito feliz por ter mais uma rodada em Nova York”, declarou Mertens, na entrevista em quadra.
Aos 28 anos, a belga já disputa seu nono US Open e chegou duas vezes às quartas, em 2019 e 2020. Ela afirma que o ambiente do torneio, especialmente nas partidas noturnas, é fundamental para esse desempenho. Ela agora enfrenta Aryna Sabalenka ou Ekaterina Alexandrova: “É um dos meus torneios favoritos, a atmosfera na quadra foi incrível. Amo jogar aqui em Nova York”.
Em um primeiro set com três quebras para cada lado, Mertens chegou a ter cinco set-points quando liderava por 5/4, mas não aproveitou as chances que teve. Já no tiebreak, a belga cometeu uma dupla falta que permitiu a Keys fechar a parcial. O segundo set foi dominado pelas sacadoras e teve apenas uma quebra. Mertens manteve o serviço quando perdia por 5/4 e aproveitou o único break-point da parcial no game seguinte.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Já no set decisivo, Keys chegou a pedir atendimento para um desconforto no pé direito. Ainda assim, a norte-americana teve algumas chances de quebra e até criou um 0-40 quando liderava por 3/2. Mertens manteve o game de saque, conseguiu a quebra na sequência e ainda escapou de mais dois break-points para fazer 5/3. A belga soube administrar a vantagem e fechou o jogo. Como de costume, Keys liderou a contagem de winners, 39 a 33, mas também fez muito mais erros não-forçados, 69 contra 43.