Roterdã (Holanda) – Depois de sofrer uma eliminação precoce na segunda rodada do Australian Open, Daniil Medvedev busca a reabilitação no ATP 500 de Roterdã, torneio que já venceu há duas temporadas. Cabeça 2 do evento disputado em quadras duras e cobertas, o atual número 7 do mundo superou nesta segunda-feira o suíço Stan Wawrinka, campeão em 2015, por 6/7 (8-10), 6/4 e 6/1 em partida com 2h27 de duração.
O russo chegou a ter dois set-points no tiebreak da primeira parcial, mas viu o experiente suíço de 39 anos levar a melhor. Ainda assim, manteve a calma e reagiu com uma qubera logo na abertura do segundo set para igualar a partida. Já no terceiro set, Medvedev dominou completamente, conseguiu três novas quebras e não enfrentou break-points. Wawrinka terminou a partida com winner a mais, 25 a 24, mas cometeu 55 erros não-forçados contra 32.
“Quando você tem confiança, vence alguns sets que deveria perder. Quando não tem, perde alguns sets que deveria ganhar”, disse Medvedev após a partida. “No momento, senti que não estava jogando tão mal, então continuei pressionando e tentando melhorar. Estou feliz que funcionou e espero jogar cada vez melhor nos próximos jogos.”
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O russo destacou o nível de jogo do adversário e também sua admiração por Wawrinka. “Ele jogou bem, mas é o Stan, ele sempre joga bem. Claro que ele não está no auge da época em que venceu três títulos de Grand Slam, e é uma pena que nunca joguei contra ele nesse nível, porque adoraria esse desafio. Tenho certeza de que haveria partidas em que ele me atropelaria e outras em que eu lutaria. Stan também é um cara incrível, um dos mais humildes e legais do circuito.”
The 2023 Champ prevails 👏@DaniilMedwed comes through a tough battle against Wawrinka 6-7 6-4 6-1 in Rotterdam!#abnamroopen pic.twitter.com/wp2AS2GxUp
— Tennis TV (@TennisTV) February 3, 2025
Com a vitória, Medvedev ampliou sua vantagem no retrospecto contra Wawrinka para 3 a 2 no confronto direto. Na segunda rodada, enfrentará o italiano Mattia Bellucci, vindo do quali, ou o jovem holandês de 17 anos Mees Rottgering, que recebeu um convite da organização.
Programação de terça com Alcaraz e Rublev
A estreia de Carlos Alcaraz é o destaque da rodada desta terça-feira. Principal cabeça de chave, o número 3 do mundo entra em quadra às 15h30 (de Brasília) para enfrentar Botic van de Zandschulp, 84º do ranking. O espanhol lidera o histórico por 2 a 1, mas Botic venceu o duelo mais recente no US Open do ano passado.
Logo na sequência, será a vez do dinamarquês Holger Rune enfrentar o italiano Lorenzo Sonego. Outro bom nome na programação é Andrey Rublev, que estreia pela manhã contra o chinês Zhizhen Zhang.
Stan the man
Medvedev é, de longe, a figura mais carismática e divertida do circuito atual. E mesmo com o absurdo e hipócrita boicote da ITF e da ATP para com os cidadãos da Federação Russa segue aí, firme e forte.
Concordo.