Moscou (Rússia) – Embora tenha fechado a temporada no top 5, o russo Daniil Medvedev não conseguiu brilhar em 2024, tanto que não conquistou um título sequer no ano e só chegou em duas finais, ficando com o vice no Australian Open e no Masters 1000 de Indian Wells. Ele espera encontrar soluções ao lado do francês Gilles Simon na pré-temporada e mira voltar a vencer o italiano Jannik Sinner.
“Este ano foi muito difícil. Tive menos tempo para me aprofundar nos blocos de treinamento por causa dos Jogos Olímpicos”, declarou Medvedev em entrevista ao jornal russo Kommersant. O calendário apertado impediu que o acréscimo de Simon à equipe, feito no começo do ano, conseguisse surtir efeito, o que o atual número 5 do mundo acredita poder contornar na preparação para 2025.
“Foi difícil para Gilles dar uma grande contribuição ao meu tênis. Ele tentou fazer isso aos poucos, principalmente nos Grand Slams, mas não dá para mudar nada no geral. Este ano, Simon e eu aproveitamos para nos conhecermos muito melhor. Agora vamos tentar fazer uma pré-temporada intensa juntos”, observou o russo.
Um dos objetivos é buscar soluções para voltar a vencer títulos e bater os principais nomes do circuito. “Veremos o que acontece. Não quero entrar em detalhes, mas tenho uma ideia de como melhorar meu jogo com as bolas que se utilizam agora. Não é uma certeza que vá funcionar, mas preciso encontrar uma maneira de vencer Jannik Sinner novamente”, comentou Medvedev, que perdeu cinco dos seis duelos com o italiano em 2024.
Ao analisar a temporada que passou, o russo voltou a falar que percebeu uma queda de rendimento. “Estou começando a sentir que antes era muito mais fácil me recuperar depois de alguns jogos. Talvez aos 23 anos eu corresse mais rápido, voasse pela quadra como se tivesse asas. Aproveito a experiência acumulada e não foco na idade, mas em como evoluir”, comentou o russo, já pensando no futuro.
“São muitos os que jogam até os 35 anos ou mais, é uma tendência que também se vê em outros esportes, com atletas muito mais atentos às suas dietas e rotinas”, finalizou o tenista de 28 anos, que já foi número 1 do mundo e venceu 20 títulos em nível ATP, o principal deles o US Open de 2021.
Para tentar vencer um tenista do nível do Sinner, e preciso além de defender bem, atacar as bolas próximo uns 10 cm ou em cima das linhas paralelas.
Ficar se defendendo, trocando bolas esperando o número 1 errar, não vai ganhar mesmo, a não ser em caso de desistência
Incrível um top 5 não ganhar nenhum torneio no ano. Medvedev tem se mostrado realmente disposto a encontrar soluções p/ voltar a.conqyistar grandes títulos .
Antes o Medvedev conseguia ficar lá atrás e ainda assim devolver bolas fundas que incomodavam o Sinner. O problema é que enquanto o russo deu um passo pra trás, Sinner deu uns quatro pra frente. O italiano hoje é uma máquina e bota o Russo pra correr de direita e esquerda.
Como é difícil ganhar do Peccador !!