PLACAR

Matos e Orlandinho conquistam em Bastad o maior título juntos

Foto: Johan Lilja/Nordea Open Tennis

Bastad (Suécia) – Um dia após a frustração de não conseguir enfrentar o espanhol Rafael Nadal e o norueguês Casper Ruud na semifinal, os gaúchos Rafael Matos e Orlando Luz mais do que conseguiram compensar e levantaram a taça do ATP 250 de Bastad. Na final deste domingo, eles bateram os franceses Manuel Guinard e Gregoire Jacq em sets diretos, com parciais de 7/5 e 6/4, em 1h31 de partida.

Esta é a maior conquista dos dois gaúchos jogando juntos, já que antes eles tinham triunfado apenas em challengers, com cinco títulos neste nível. Foram quatro em 2021 (Rio de Janeiro, Cordenons, Tallahassee e Concepción) e um em 2020 (Punta del Este). Matos é campeão pela nona vez em um ATP, enquanto Orlandinho vence pela primeira vez um torneio deste nível no circuito.

Matos também comemorou neste ano os títulos de Stuttgart, ao lado do mineiro Marcelo Melo, e do Rio Open, o maior da carreira até então, junto com o colombiano Nicolas Barrientos. Ele levanta o troféu no saibro sueco pela segunda vez, já que em 2022 também fez o mesmo, só que daquela vez junto do espanhol David Vega.

Com a campanha, os dois brasileiros irão subir no ranking. Matos ganha apenas duas colocações e salta da 39ª para a 37ª posição. Por sua vez, Orlandinho garante o retorno ao top 100 de duplas dando um grande salto de 28 lugares, que o levará para o 83º posto na lista da próxima segunda-feira, o melhor da carreira do tenista de 26 anos.

Vitória começou com recuperação no 1º set

Apesar de terem batidos Guinard e Jacq em sets diretos, os gaúchos não tiveram moleza, principalmente no primeiro set, em que foram quebrados no quarto game e viram os franceses abrir 5/2 e sacar para fechar no nono game, quando salvaram dois set-points e quebraram os rivais e volta. Eles mantiveram o embalo e conseguiram uma grande virada, vencendo cinco games seguidos para fazer 7/5.

O segundo set esteve mais no controle dos brasileiros. Os dois primeiros games foram de break-points para ambos os lados, mas nenhum deles foi convertido. Matos e Orlandinho então anotaram duas quebras seguidas para sair de 2/2 e abrir 5/2 e saque. Eles foram quebrados sacando para o jogo pela primeira vez, perderam match-point devolvendo no nono game, mas no décimo selaram a vitória.

19 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Luiz Correia
Luiz Correia
1 mês atrás

Poderiam se firmar como dupla no circuito. Claro, com o ranking do Luz fica difícil jogar torneios maiores, mas parecem ter um bom entrosamento. Talvez seja momento do Luz focar nas duplas, já que infelizmente não engrena na simples.

Fernando S P
Fernando S P
1 mês atrás
Responder para  Luiz Correia

Qualquer formação envolvendo Zormann, Matos, Felipe Meligeni e Orlando “funciona”. Como o Felipe tem ranking para quali de Slam, não é rentável para ele.

O Orlando tem potencial para escalar este ranking e manter essa parceria com o Rafael.

Evandro
Evandro
1 mês atrás
Responder para  Fernando S P

Esqueceu do Fernando Romboli, que tem esse mesmo nível. Só não sei se formaria duplas com todos os citados.

Orlando
Orlando
1 mês atrás
Responder para  Evandro

Muito bom jogador!

Adalberto
Adalberto
1 mês atrás

Brazucas no comando! Rrss…
Essa dupla encaixa, deveriam jogar mais juntos!

Rbclima
Rbclima
1 mês atrás

\\\o///

Luis Vanderley Santana
Luis Vanderley Santana
1 mês atrás

Muito bom,título brasileiro é sempre bem vindo,principalmente no tênis q é muito desacreditado

Haroldo Guimarães
Haroldo Guimarães
1 mês atrás

Parabéns a dupla, vejo um futuro promissor se quiserem jogar juntos. Orlandinho ainda na dúvida entre simples e duplas, talvez vitórias assim faça mudar de ideia. E até pode receber convites no simples pra compor qualy.

Eduardo
Eduardo
1 mês atrás

Orlandinho conseguiu acompanhar o Matos. Incrível conquista!

Última edição 1 mês atrás by Eduardo
Leonel
Leonel
1 mês atrás

Mais um troféu. Agora vamos acostumar com troféus toda semana mesmo que seja no M15/M25. Nível ATP esse do Matos. chega de argentinos ganharem em terra tupiniquim.

Eduardo Ruiz
Eduardo Ruiz
1 mês atrás

Mattos nosso melhor duplista, mas como o Orlandinho merecia esse título. Parabéns garotos.

Jorge Luiz
Jorge Luiz
1 mês atrás

Sensacional, parabéns guerreiros

Elcio
Elcio
1 mês atrás

Parabéns Luz , como merecia esse título , acompanho a carreira dele desde juvenil com vitórias sobre Zverev , Karchanov , Rublev … Grande jogador , talentoso , espero ver assim em simples . E o Mattos espetacular , uma pena não ir as Olimpíadas…

Refaelov
Refaelov
1 mês atrás
Responder para  Elcio

Acho q ele n volta mais a jogar em simples com regularidade..

Arthur
Arthur
1 mês atrás

Pq as duplas só vivem mudando?

Evandro
Evandro
1 mês atrás
Responder para  Arthur

São vários fatores. Não saberia elencar todos. Mas, certamente, estão entre eles a diferença de ranking e os objetivos que cada um busca no individual.

Matheus Ferreira
Matheus Ferreira
1 mês atrás

Parabéns aos nossos duplistas, principalmente o Luz que ganha seu primeiro ATP, não seria o momento de focar nas duplas?

Oscar
Oscar
1 mês atrás

Parabéns, principalmente ao Orlandinho no seu melhor momento.

Evandro
Evandro
1 mês atrás

Incrível que, anos atrás, Matos-luz formavam quase uma palavra. E somente agora vem o título de ATP!! Sinal que, não apenas mantiveram o nível base, mas souberam progredir.

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Veja como Bia venceu ex-número 1 Wozniacki em Nova York

Dimitrov e Rublev fazem grande jogo de 5 sets no US Open

PUBLICIDADE

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.