PLACAR

Matos brilha e se torna o 1º brasileiro campeão no Rio

Foto: Fotojump

Rio de Janeiro (RJ) – Na edição que comemora 10 anos de Rio Open, os brasileiros se destacaram em simples, com três nas quartas de final, mas foi nas duplas que veio a tão sonhada conquista. Neste domingo, o gaúcho Rafael Matos se tornou o primeiro tenista do país a comemorar o título no ATP 500 carioca, vencendo a chave de duplas ao lado do colombiano Nicolas Barrientos.

Abrindo o último dia de torneio, Matos e Barrientos foram firmes do começo ao fim e não deram muitas chances aos austríacos Alexander Erler e Lucas Miedler, triunfando com parciais de 6/4 e 6/3, depois de 1h32 de confronto. Além dos 500 pontos, o gaúcho e o colombiano levam para casa uma premiação de US$ 129.010, enquanto os vice-campeões ficaram com 330 pontos e US$ 68.800 de premiação.

Com a campanha desta semana no Jockey Club Brasileiro, o gaúcho de 28 anos voltará ao top 50 e será novamente o número 1 do Brasil, superando o mineiro Marcelo Melo, que defendia o vice no Rio e caiu na estreia justamente em duelo diretos entre os dois. Matos sairá da 58ª colocação para a 46ª, enquanto Barrientos subirá do 63º lugar para o 52º.

Esta é a maior conquista da carreira nas duplas masculinas de Matos, que não vencia um título de ATP desde 2022, quando faturou cinco dos seis ATP 250 que tem até então. No ano passado, ao lado da paulista Luisa Stefani, ele sagrou-se campeão do Australian Open nas duplas mistas.

Depois de começos lentos nas três partidas anteriores, desta vez Matos e Barrientos fizeram diferente e foram muito bem na parcial inicial. Embora tenham sido os primeiros a ter o saque ameaçado, salvando um break-point no segundo game, eles não apenas confirmaram, mas também deslancharam em seguida, chegando a vencer cinco games consecutivos, com duas quebras seguidas.

No segundo set, o gaúcho e o colombiano mantiveram o ritmo e começaram com tudo, vencendo os três primeiros games com duas quebras. Erler e Miedler até devolveram um dos breaks, no quarto game, mas não fizeram mais do que isso e ainda acabaram perdendo o sauqe uma vez mais, no sexto e derradeiro game.

12 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Andre Borges
Andre Borges
1 mês atrás

Quase 350k de prize money e o maior título da carreira. Nada mal..

Leo, o realista
Leo, o realista
1 mês atrás
Responder para  Andre Borges

Esse valor pode fazer algum simplista que não evolui a focar em duplas

Matheus Ferreira
Matheus Ferreira
1 mês atrás

Matos brilhando e fazendo história nas duplas,… é campeão!!!

Arajaribu
Arajaribu
1 mês atrás

Parabéns Rafa!! Maior título e primeiro brasileiro a vencer no Rio!! Fazendo história gauchão!!

Daniel Macedo
Daniel Macedo
1 mês atrás

E o Rio Open terá um brasileiro e um colombiano campeões nas duplas, e um argentino nas simples. Nada mal. Ficou pros sulamericanos. Ótimo.

Márcio
Márcio
1 mês atrás
Responder para  Daniel Macedo

Boaaa!! Está em casa!! Parabéns Matos e Barrientos, fizeram ótimo jogo!! Vitória tranquila!!

Evandro
Evandro
1 mês atrás
Responder para  Daniel Macedo

Na verdade, 3 hermanos nas semifinais e uma final totalmente argentina, com Baez caminhando para o bi. O importante é que ano que vem o Fonsecão vai levar esse caneco e acabar com essa “hegemonia”.

Jorge Luiz
Jorge Luiz
1 mês atrás

Sensacional, parabéns

Albert
Albert
1 mês atrás

Rafael é nome de campeão. Parabéns, Rafa Matos, pelo título, e q venham mais conquistas. E q permaneça como nosso numero 1 por um bom tempo.

Charles
Charles
1 mês atrás

Acredito que esse título possa servir de estímulo para outros brasileiros entre top 300-500 em simples e que são duplicatas muito bons. Sei que é uma gurizada nova e que sonha em jogar simples e tal, mas um título de duplas no circuito rende muito em $$$. Luz, Boscardin, Zormann, Romboli…

Leonel
Leonel
1 mês atrás

Não acredito que teremos um boom no tênis e que poderia fazer do Brasil igual a Argentina no tênis porém já podemos ver que a fase medíocre tá indo embora rápido graças a Deus. Não digo termos o número 1 do tênis e sim uma qtde boa de tenistas top 100 ou até 150 no ranking que levaria a gente estar entre os melhores do tênis. Boa safra de juvenis vai garantir bons profissionais nos próximos anos.

Haroldo Guimaraes
Haroldo Guimaraes
1 mês atrás

Eu ja falei, essa dupla esta dando liga, Parabens Rafa e Barrientos, vamos Brasiiiiiiiiiillllll..sil..sil..sil

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Veja como foi a espetacular vitória de Fonseca sobre Sonego

Nadal pode ter feito seu último jogo oficial em Barcelona

PUBLICIDADE