Mais acostumado às finais, Alcaraz tenta manter a rotina

Foto: Simon Bruty/AELTC

Londres (Inglaterra) – Cada vez mais habituado à rotina de jogos decisivos, Carlos Alcaraz disputará sua quarta final de Grand Slam no próximo domingo e vai em busca do bicampeonato em Wimbledon. E com apenas 21 anos, o espanhol tenta aproveitar as experiências que deram certo antes de reencontrar Novak Djokovic valendo o título. Alcaraz venceu todas as finais de Slam que disputou e tenta vencer o segundo consecutivo, já que também ganhou Roland Garros no mês passado.

“Sinto que não sou mais novo. Sei como me vou sentir antes da final”, disse Alcaraz, após a vitória sobre Daniil Medvedev na semifinal desta sexta-feira. “Já estive nesta posição antes e vou tentar repetir as coisas que fiz para vencer no ano passado e que deram certo. Vai ser uma partida muito difícil. Novak está jogando um ótimo tênis”

“Honestamente, desde o início do torneio não encarei os jogos como atual campeão. Tento ser melhor a cada dia e jogar um tênis melhor a cada partida Entro em todas as partidas pensando que tenho chance de perder. Cada partida é uma guerra”, acrescentou o espanhol, que tenta conquistar seu quarto título de Slam, mas para isso terá novamente que barrar o heptacampeão de Wimbledon.

Mudança tática e equilíbrio emocional foram importantes

Alcaraz começou atrás no placar da semi contra Medvedev, perdeu o primeiro set no tiebreak e vinha com dificuldades para manter o saque. Mas depois não correu mais riscos até o final da partida. “Sinto que fiz algumas partidas melhores este ano aqui. Contra Tommy Paul, por exemplo, nas quartas de final. Obviamente que Daniil e Tommy têm estilos de jogo diferentes e é preciso se adaptar. Mas estou chegando à final me sentindo ótimo, com um nível de tênis e de confiança muito altos e me movimentando bem. É ótimo estar de volta à final de Wimbledon e com certeza vou aproveitar”.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

O espanhol avalia que foi preciso controlar melhor as emoções a partir do segundo set e também fazer algumas mudanças táticas. “Comecei muito nervoso. Ele estava dominando a partida, jogando um ótimo tênis no saque e nas devoluções. Estou trabalhando para controlar meus nervos, porque quanso você não consegue, fica difícil lidar com algumas situações e jogar o seu melhor tênis. Foi o que aconteceu comigo no primeiro set aqui. Foi difícil manter a calma nos meus games de serviço. Eu estava com pressa. Mas depois que perdi aquele set, me acalmei e comecei a jogar melhor.

“Tentei fazer coisas diferentes. Por exemplo, não jogar tantos ralis longos. Tentei ir à rede o máximo que pude para não jogar o jogo dele. Obviamente, disputamos alguns ralis muito longos, mas tentei jogar meu próprio jogo, não passar de 10 ou 12 trocas de bola nos pontos. Foi difícil quebrar o muro”.

 

Torcida pela Espanha na final da Euro

O domingo será de duas finais importantes para o esporte espanhol, já que a seleção de futebol decide o título da Euro contra a Inglaterra a partir das 16h (de Brasília) em busca de seu quarto título na competição. A Espanha enfrenta a Inglaterra, que busca uma conquista inédita. E ao falar da partida, o tenista ficou em situação embaraçosa na Quadra Central.

“Vai ser um dia muito bom para o povo espanhol, também com a final da Euro”, disse Alcaraz, que foi forçado a esclarecer rapidamente os seus comentários enquanto a torcida da casa ensaiou algumas vaias. “Eu não disse que a Espanha vai vencer! Apenas disse que vai ser um dia muito divertido”, acrescentou sorrindo.

18 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Gilmar
Gilmar
4 meses atrás

Todas as esperanças do mundo recaem sobre os ombros desse homem…

José Afonso
José Afonso
4 meses atrás
Responder para  Gilmar

Kkkkkk, é uma comédia o desespero dos haters do sérvio!

Wilton Bernardes
Wilton Bernardes
4 meses atrás
Responder para  José Afonso

Ué, é obrigado agora a torcer pro Sérvio?

José Afonso
José Afonso
4 meses atrás
Responder para  Wilton Bernardes

Evidente que não! Mas falar em “todas as esperanças do mundo” denota desespero com a possibilidade de mais um título do sérvio, que ampliaria seus recordes e ainda igualaria o de RF como maior campeão de WB

Carlos Alberto Ribeiro da Silv
Carlos Alberto Ribeiro da Silv
4 meses atrás

Acho que os fãs do Roger Federer vão torcer muito mais para o Alcaraz do que o próprio povo espanhol. Falar que todas as esperanças do mundo irão recair sobre os ombros do Alcaraz demonstra uma grande pretensão, porque muitos, como eu, irão torcer para o Djokovic.

Ana
Ana
4 meses atrás

Verdade

Tenista
Tenista
4 meses atrás

Vence o melhor!
Djokovic quer fazer história, é um cara sem tempero é, mas pela sua garra é de tirar o chapéu, esse joelho dele eu acho estranho hein, será mesmo que houve algo cirúrgico…

André
André
4 meses atrás

Acho que não só os fãs do Federer mas também os fãs de qualquer outro tenista e também qualquer fã de tênis que não se identifique com o negacionismo e etica flexível do antivaxx. Como já acontece no dia a dia do circuito.

Paulo A.
Paulo A.
4 meses atrás

Espero que ele ganhe. Só ele tem tênis para derrotar o Nole em WB. E já o fez ano passado.

Luis Vanderley Santana
Luis Vanderley Santana
4 meses atrás

Força carlitos

JClaudio
JClaudio
4 meses atrás

Alcaraz é favorito, afinal ganhou a última final de Wimbledon entre os dois.
Caso os dois joguem bem, no momento Alcaraz está melhor.
O espanhol perderá caso jogue muito abaixo.

João Silva
João Silva
4 meses atrás

Alcaraz tem chance de vencer os 4 GS no mesmo ano e repetir o feito algumas vezes. O Sinner não me parece ter condições de ficar saudável o ano inteiro.

Ana
Ana
4 meses atrás
Responder para  João Silva

Não vejo isso acontecer. Djokovic que é um extraterrestre até agora não conseguiu….
Adendo: Tenho um carinho especial pelo Medvedev que impediu que isso acontecesse….

Celio
Celio
4 meses atrás

Alcaraz me parece favorito, sinto Djokovic mais lento do que nos outros anos.

Ana
Ana
4 meses atrás

Djokovic virá super preparado. A mesma forma de jogar não funciona contra ele. Vai precisar dar tudo e mais um pouco.

André
André
4 meses atrás

Alcaraz é Brasil nesse domingo kkkkkkkk

Julio Marinho
Julio Marinho
4 meses atrás
Responder para  André

Kkkkkk

Marcos
Marcos
4 meses atrás

Djokovic 60% X 40% alcaraz

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.