Melilla (Espanha) – O mineiro João Victor Loureiro terminou a ótima semana no ITF M15 de Melilla com o vice-campeonato. Depois de eliminar três jogadores da casa e um russo ao longo da campanha, ele enfrentou outro espanhol na decisão deste domingo, o cabeça 2 Pedro Vives, e acabou derrotado por 6/2 e 6/3.
Aos 22 anos de idade, Loureiro disputou a primeira final da carreira em simples, tendo já cinco troféus de ITF nas duplas. O resultado rende oito pontos no ranking para o brasileiro, que neste momento ocupa a 1.047ª posição na ATP. Ele já foi 788º em 2022 e pode se reaproximar do top 900 quando os pontos dessa semana forem computados, após os ATP 500 de Tóquio e Pequim, em 1º de outubro.
Já o campeão Pedro Vives chegou ao segundo título de simples como profissional, repetindo a conquista do M15 de Manacor, em janeiro. O tenista de 24 anos é o 669º do mundo atualmente.
Brasileiros começam bem em qualis de challengers
Também neste domingo, três brasileiros entraram em ação para a disputa de qualificatórios de torneios challenger. Em Buenos Aires, o catarinense Pedro Boscardin e o paulista Daniel Dutra da Silva confirmaram a condição de favoritos e estão a uma vitória de entrar na chave principal.
Cabeça 2 da fase prévia, Boscardin superou o convidado da casa Carlos Zarate, 966º do ranking, por 7/6 (7-1) e 6/0. Ele agora enfrenta o outro anfitrião, o 462º do mundo 10º pré-classificado do torneio, Lorenzo Rodriguez, que eliminou o compatriota Lautaro Falabella com um duplo 6/3.
Já Danielzinho é o quarto favorito da disputa e abriu campanha com triunfo pelo placar de 6/3 e 6/4 sobre o argentino Lucio Ratti. Na rodada final, seu adversário será o local Mariano Kestelboim, número 436 da ATP e cabeça 9 do quali, que passou pelo colombiano Juan Gomez por 7/5, 5/7 e 6/4.
Em Portugal, o gaúcho Orlando Luz também avançou para a rodada decisiva do challenger de Lisboa. Entrando como alternate, o brasileiro vencia por 4/6, 6/3 e 3/0 quando o francês Lilian Marmousez, 357º e nono pré-inscrito no quali, se retirou da partida. Agora, Luz enfrenta o cabeça 2 espanhol Alejandro Moro, ex-top 150 e atual 266 do mundo, que superou o português Tomas Serrano por 6/2 e 6/4.
Konishi cai na semi de duplas na Argentina
Completando a participação brasileira no circuito profissional neste domingo, a paulista Júlia Konishi enfim completou a partida iniciada no sábado e interrompida pela chuva no ITF W15 de Lujan. Jogando ao lado da argentina Carla Markus, ela foi eliminada na semifinal de duplas, caindo para as principais favoritas, Luciana Moyano e Camila Romero, por 6/2 e 6/3.
A argentina e a equatoriana, no entanto, terminaram com o vice-campeonato. Na decisão, elas foram derrotadas pela também argentina Martina Taborda e a chilena Fernanda Labrana, cabeças 2, pelo placar de 6/2 e 7/6 (7-4).