São Francisco (EUA) – Assim como já havia feito diante de Alexander Zverev e também na partida de duplas no dia anterior, Alex de Minaur teve mais uma atuação firme para dar a vitória ao Time Mundo na Laver Cup. Neste do mundo, o australiano número 8 do mundo superou o tcheco Jakub Mensik por 6/3 e 6/4.
Com o triunfo de De Minaur, a equipe vermelha, treinada por Andre Agassi e Patrick Rafter, fica a apenas uma vitória de comemorar o título da oitava edição do torneio. Agora liderando por 12 a 6, eles terão ao menos duas chances para sacramentar a conquista. Em caso de empate com dois triunfos do Time Europa, a decisão irá para o quinto jogo, num duelo de duplas.
Para tentar evitar a derrota, os europeus mandarão à quadra Carlos Alcaraz para enfrentar o argentino Francisco Cerúndolo. Se o espanhol vencer, será a vez de o alemão Alexander Zverev desafiar o anfitrião Taylor Fritz.
Firme nos games de serviço, De Minaur quase não deu chances a Mensik no primeiro set, vencendo 78% dos pontos com o primeiro saque e 91% com o segundo. O tcheco, por sua vez, sofreu com o segundo serviço, conquistando apenas um dos seis pontos disputados, o que permitiu ao rival aproveitar uma das duas oportunidades de quebra no sexto game. A única oscilação do australiano ocorreu no game seguinte, quando precisou salvar dois break-points.
Já na segunda parcial, o que se viu foi o domínio momentâneo dos sacadores, com o empate prevalecendo até o sétimo game, sem que houvesse uma única chance de quebra. Foi aí que De Minaur se impôs nas trocas de bolas, mostrando ótimo vigor físico nos pontos longos, e superou o serviço do tcheco.
Com a vantagem em mãos, o australiano chegou ao 5/4 e o saque em mãos para fechar a partida. No entanto, teve de lidar com um Mensik decidido a se manter no jogo, com direito a winner de backhand na paralela e um excelente voleio curto. Assim, o jovem tcheco chegou a três breaks-points, mas De Minaur salvou um a um com enorme coragem. Ele então selou a vitória com uma bola no pé do rival, que não conseguiu devolver e parou na rede.
Never count out the Demon 😈@alexdeminaur pushes past Mensik to put Team World within one point of victory.#LaverCup pic.twitter.com/C0peS8tXob
— Laver Cup (@LaverCup) September 21, 2025
Eu pensei de início que o Sinner estaria com a equipe da Europa. Se fosse o Sinner no lugar do Zverev ou Rune, realmente só um milagre para a equipe Mundo ser campeã.