Lenda australiana, com 19 títulos de Slam, Neale Fraser falece aos 91 anos

Neale Fraser (Foto: Hall Internacional da Fama)

Melbourne (Austrália) – Neale Fraser, canhoto australiano que possuía um dos saques maiores saques do tênis no final dos anos 1950 e início dos anos 1960, 19 vezes campeão nacional em simples, duplas e duplas mistas entre 1956 e 1962, faleceu nesta segunda-feira aos 91 anos. Também foi um excelente jogador e capitão da Copa Davis.

Explorando seu saque ao máximo, Fraser prosperou em uma era em que três dos quatro torneios principais eram realizados na grama. Fraser era um sacador e voleador experiente, atacando implacavelmente, sufocando os adversários com sua capacidade de avançar nos momentos certos. Ele era um produto de sua era em quadras rápidas, agressivo.

Neale Andrew Fraser nasceu em 3 de outubro de 1933 em Melbourne, onde cresceu e viveu como adulto, começando a jogar tênis aos 11 anos na quadra de um vizinho. Filho de um advogado que se tornou juiz, Neale Fraser ganhou seu primeiro torneio — um evento para menores de 13 anos — aos 12 anos. Aos 17, ele venceu o Campeonato Nacional Júnior. Em 1954, quando completou 21 anos, Fraser foi incluído na equipe australiana, viajando com nomes como Ken Rosewall sob a tutela do reverenciado treinador e capitão da Copa Davis Harry Hopman.

Classificado entre os 10 melhores do mundo de 1956 a 1962 pela maioria das principais autoridades, chegando ao primeiro lugar duas vezes no início dos anos 60, Fraser foi proeminente em uma era em que os melhores jogadores entravam nos eventos de simples, duplas e duplas mistas.

Portanto, conquistar os três eventos nos Campeonatos dos EUA de 1959 e 1960 foi uma de suas maiores façanhas. Em 1959, ele derrotou o carismático peruano Alex Olmedo na final de simples, juntou-se a Roy Emerson para derrubar Olmedo e o americano Butch Buchholz na final de duplas e garantiu a coroa de duplas mistas com Margaret Osborne duPont, dos EUA, sobre a americana Janet Hopps e o australiano Bob Mark.

Um ano depois, ele repetiu esse feito, reivindicando o título de simples em sets diretos sobre Rod Laver e defendendo seus títulos de duplas masculinas e mistas com Emerson e Osborne duPont. Isso não foi pouca coisa.

Na Copa Davis, venceu 18 de 21 partidas de simples e duplas, perdendo apenas uma vez em simples, desempenhando um papel central em levar a Austrália a quatro triunfos consecutivos na Copa Davis de 1959 a 1962. Fraser aposentou-se em 1977, com 37 títulos na carreira. entre eles 19 títulos de Grand Slam, incluindo o título de simples de Wimbledon em 1960 e o bi de simples do US Open (1959 e 1960). Ingressou no Hall da Fama em 1984.

Subscribe
Notificar
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Saulo Sérgio
Saulo Sérgio
15 horas atrás

assim que vi, pensei que fosse o Rod Laver…. quase tive um infarto kkkkkkkkkkkkkkkk

Adalberto
Adalberto
5 horas atrás

Esse campeonato não escolhe favorito…
Todos chegam à final…
Lei da Vida…
Que os deuses do tênis o receba em Paz…

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.