Paris (França) – Pela primeira vez na história dos Jogos Paralímpicos, uma parceria de fora da Holanda conquistou a medalha de ouro em duplas femininas no tênis. As responsáveis pela façanha foram as japonesas Yui Kamiji e Manami Tanaka, que derrotaram as holandesas Diede de Groot e Aniek van Koot por 4/6, 7/6 (7-3) e 10-8.
Em todas as outras oito edições desde 1992, apenas duplas holandesas conquistaram o título. Isso inclui os Jogos de Tóquio, realizados há três anos, quando Van Koot e De Groot foram campeãs.
Para Kamiji, de 30 anos, foi o fim de uma longa espera pelo ouro depois de uma prata e dois bronzes nas últimas Paralimpíadas. A parceira Tanaka, de 28 anos, ganhou uma medalha pela primeira vez. A medalha de bronze é da dupla chinesa de Luoyao Guo e Ziying Wang. A China se torna o 14º país a ganhar medalha nos Jogos.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
“Estou muito feliz e fiquei emocionada quando vi todos os meus amigos e minha equipe hoje”, disse Kamiji, número 2 do mundo. “As holandesas estão sempre no mais alto nível, mas sei o que é preciso para chegar a esse nível. Espero que tenhamos mostrado hoje que é possível vencê-los.
“Hoje fizemos história e, neste momento, este é o melhor momento da minha carreira, mas isso pode mudar. Ainda tenho mais uma partida pela frente. Gostaria de agradecer às lendas do tênis em cadeira de rodas antes de nós. É por isso que podemos jogar agora. Não fomos apenas nós duas que fizemos isso sozinhos. É o trabalho de cada jogador antes de nós que nos incentivou e nos encorajou”.
Definidas as finais de simples e medalhistas do Quad
Na sexta-feira, Kamiji e De Groot vão se enfrentar na final de simples. A holandesa venceu Ziying Wang por 6/2 e 6/1, enquanto a japonesa bateu Aniek Van Koot por 6/0, 4/6 e 6/4. No masculino, o britânico Alfie Hewett chegou à final ao vencer o espanhol Martin De la Puente por 6/2 e 6/0. Já o japonês Tokito Oda passou pelo argentino Gustavo Fernandez por 6/2 e 7/5. Hewett e Oda duelam na final.
Já na divisão Quad, Niels Vink venceu uma final holandesa contra Sam Schroder por 6/0 e 6/1.“Este é o prêmio com que sempre sonhei quando era criança”, disse Vink, que conquistou o bronze em sua estreia paralímpica em Tóquio. “Esta foi a minha melhor partida de todos os tempos. Eu estava me sentindo muito bem e Sam também lutou até o fim. Eu não poderia ter jogado melhor. Estou muito feliz por ter vencido. Assim que vi a medalha de ouro, me emocionei. Então veio o hino nacional e não consegui conter as lágrimas.”
A medalha de bronze é do isralense Guy Sasson, que venceu o turco Ahmet Kaplan por 5/7, 6/4 e 6/1.
Vamos Japão. Parabéns kamiji e Tanaka. Vamos kamiji ganhar esse ouro. Vamos tokito oda ganhar essa final
[…] (França) – Um dia depois de ter conquistado a medalha de ouro na chave de duplas femininas nos Jogos Paralímpicos de Paris, Yui Kamiji também foi campeã na chave de simples. A […]