Montréal (Canadá) – Apesar de ser a número 9 do mundo e cabeça 7 do WTA 1000 de Montréal, Jasmine Paolini não passou da rodada de estreia. A italiana foi superada pela japonesa Aoi Ito, vinda do quali e 110ª do ranking, que salvou um match-point no segundo set e buscou a virada com parciais de 2/6, 7/5 e 7/6 (7-5) em 2h27 de partida.
Aos 21 anos, Ito tem com melhor ranking da carreira o 100º lugar e marcou sua primeira vitória contra top 10 na carreira. Ela havia vencido a bielorrussa Aliaksandra Sasnovich na rodada única do quali e estreou na chave principal superando a norte-americana Katie Volynets. Sua próxima rival será a espanhola Jessica Bouzas, que venceu a norte-americana Ashlyn Krueger por duplo 6/4.
A vitória esteve muito próxima para Paolini, que venceu o primeiro set com três quebras e abriu 4/1 na segunda parcial. A italiana permitiu o empate no oitavo game, mas ainda teve um match-point quando vencia por 5/4, mas a japonesa se salvou e manteve o serviço antes de voltar a quebrar. Foram 32 erros não-forçados de Paolini no set.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Já na parcial decisiva, foram quatro quebras para cada lado. Ito conseguiu se manter competitiva apostando em um jogo com muitos slices de forehand para não dar ritmo à italiana. Durante o tiebreak decisivo, a japonesa fez três pontos nas devoluções para vencer o jogo. Paolini liderou a estatística de winners por 32 a 20 e cometeu 67 erros não-forçados contra 38. Ao todo, o jogo teve 15 quebras de serviço.
Kasatkina estreia bem, Bouzkova salva dia das tchecas
A australiana Daria Kasatkina estreou vencendo a russa Anna Blinkova por 6/1 e 6/4. Cabeça 15 do torneio, Kasatkina enfrenta a ucraniana Marta Kostyuk, algoz da canhota tcheca Marketa Vondrousova por 2/6, 6/3 e 6/2.
Outra tcheca a se despedir foi a jovem Linda Noskova, superada pela romena Jaqueline Cristian por 6/3 e 6/4. Cristian espera a vencedora entre a cazaque Elena Rybakina e a norte-americana Hailey Baptiste.
Quem salvou o dia para as tchecas foi Marie Bouzkova, vinda de título em Praga. Ela venceu a russa Diana Shnaider, cabeça 14, por 6/2 e 7/6 (7-5). Sua próxima rival pode ser a norte-americana Sofia Kenin ou a jovem canadense de 18 anos Victoria Mboko.
Paoloni jogou mal demais! Mas foi muito legal ver a japonesa acreditar em si, apesar de bem limitada. E na hora H ela finalizou lindamente o jogo.