Osaka (Japão) – A jovem japonesa de 20 anos e 188ª do ranking Aoi Ito protagonizou a surpresa da rodada no WTA 250 de Osaka. Vinda do quali, eliminou a norte-americana Sofia Kenin com parciais de 6/2, 3/6 e 7/5 em 1h48 de partida.
Ito se destacou por um estilo de jogo incomum, utilizando sucessivos slices de forehand durante os ralis, tática parecida com a da romena Monica Niculescu, famosa por utilizar esse golpe com frequência. A japonesa está invicta há oito jogos, já que também venceu um ITF W50 antes de jogar em Osaka.
Kenin, por sua vez, aparece apenas no 158º lugar do ranking de simples e tem conseguido melhores resultados nas duplas, ocupando o 25º lugar. A norte-americana de 25 anos chegou a ser número 4 do mundo em simples na temporada 2020, quando foi campeã do Australian Open e vice de Roland Garros. E mesmo depois de ter sofrido com lesões e problemas de saúde, voltou ao top 30 ano passado, mas não conseguiu manter seu ranking.
A adversária de Ito na segunda rodada em Osaka será a italiana Elisabetta Cocciaretto, que precisou de 3h para vencer a francesa Jessika Ponchet por 6/4, 5/7 e 7/6 (7-3). Cocciaretto, de 23 anos, é a atual 50ª do ranking e chegou ao top 30 em agosto.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Outra vitória italiana na rodada veio com Lucia Bronzetti, que fez 6/3 e 6/4 contra a espanhola Cristina Bucsa. Ela enfrenta a holandesa Suzan Lamens, que bateu a búlgara Viktoriya Tomova por 6/1 e 6/2. Já as norte-americanas tiveram rumos opostos. McCartney Kessler fez 6/4 e 6/1 contra a japonesa Ena Shibahara e espera a vencedora entre a alemã Eva Lys e a colombiana Camila Osorio. Já Katie Volynets sofreu 6/1 e 6/4 da dinamarquesa Clara Tauson, que espera a vencedora entre a alemã Laura Siegemund e a britânica Harriet Dart.
As duas principais cabeças de chave do torneio, a canadense Leylah Fernandez e a polonesa Magdalena Frech, se retiraram por lesões. Com isso, a belga Elise Mertens passou a ser a tenista de melhor ranking em Osaka.
Outra que joga com slice no forehand é a alemã Tatjiana Maria, que já foi top 50 do ranking, repetindo o sucesso da Mônica Niculescu.
Tatjiana Maria é especialista nesse golpe, chatinho de sair, bolinha vem muito rápido e baixa.
Esquisitíssimo. Ela claramente tem um problema sério para encontrar o tempo do drive no forehand. Todas as vezes que foi pro top-spin ela madeirou e acabou soltando um balão no forehand. Nunca vi isso.
Eu nao achei tao diferente da Hsieh por exemplo, outra asiatica alias. Taticamente inteligente. A kenin que nao soube jogar contra esse estilo.
Nem eu, pois é novidade jogar assim.
Kenin fez 4×0 e saque, 5×3 e saque no último set e PERDEU a partida!