Málaga (Espanha) – O primeiro confronto das finais da Billie Jean King Cup terminou com emoção e vitória de virada do Japão sobre a Romênia. Derrotadas na partida que abriu a série, as nipônicas se recuperaram e venceram os dois jogos seguintes com Shuko Aoyama e Eri Hozumi garantindo a classificação para as quartas.
As romenas largaram na frente com uma vitória confortável de Ana Bogdan sobre Nao Hibino, contra quem marcou parciais de 6/2 e 6/4. Na sequência, Ena Shibahara manteve vivas as chances de sua equipe ao bater Jaqueline Cristian por 6/4 e 7/6 (7-2), levando a definição para as duplas.
Com tudo igual no placar, a parceria de Aoyama e Hozumi assegurou a virada japonesa ao bater a dupla romena, formada por Monica Niculescu e Elena Ruse em sets diretos, com o placar final de 6/1 e 7/5, anotando em 1h25 de confronto. O resultado levou as nipônicas para as quartas de final, enfrentando agora a Itália na próxima fase.
Fechando o primeiro dia das finais de Billie Jean King Cup, que começaria um dia antes, mas teve a programação mudada por causa das condições climáticas extremas na última quarta-feira em Málaga, o time norte-americano de Taylor Townsend e Danielle Collins encara a Eslováquia para ver quem irá desafiar a desafiar a Austrália nas quartas.
Meio zebra a Ena Shibahara derrotar Jaqueline Christian.
Shibahara parece estar focando mais em simples desde o começo de ano.