ITIA causa polêmica com mudança na regra em coleta antidoping após o jogo

Londres (Inglaterra) – A Unidade Internacional de Integridade do Tênis (ITIA) informou os jogadores, na última sexta-feira, sobre a nova regra que determinará que testes antidoping sejam realizados imediatamente após as partidas. Por esse motivo, a entidade solicita gentilmente que os tenistas tomem banho sempre à vista do acompanhante, que os observa o tempo todo.

“Reconhecemos que partes do processo de testes antidoping são desconfortáveis. No entanto, como acontece em todos os esportes em conformidade com a Agência Mundial Antidoping, não apenas o tênis, os jogadores que são notificados para um teste após uma partida são observados o tempo todo por um acompanhante antidoping até que o teste seja concluído”, disse a ITIA em um comunicado.

Ex-chefe da Autoridade Australiana Antidoping Esportiva, Richard Ings, acrescentou no X que não havia nada de incorreto em relação à regra do banho. “Isso é normal. Os jogadores precisam ser observados urinando para descartar a possibilidade de substituição. Os jogadores precisam ser observados no chuveiro para que não eliminem a urina necessária para a análise”.

No comunicado divulgado, a ITIA reconhece que a ausência de um banho pode ter um efeito prejudicial à saúde e ao bem-estar de um jogador, mas destaca que tomar banho não é um direito. “Por esse motivo, a ITIA solicita gentilmente que os jogadores tomem banho sempre à vista do acompanhante, que os observa o tempo todo”, explica a entidade.

“Se um jogador se sentir desconfortável sendo observado durante o banho, sugerimos que considere se é necessário tomar banho antes de fornecer a amostra de controle de doping”, acrescenta o comunicado da ITIA sobre a mudança nas regras do chuveiro.

Subscribe
Notificar
guest
5 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Realista
Realista
6 horas atrás

Parece que o Djokovic mexeu seus pauzinhos e conseguiu essa mudança que acaba ajudando a tenistas que usem substâncias proibidas.

Oscar
Oscar
4 horas atrás

O acompanhante deve observar se o atleta elimina alguma urina durante o banho?
Que profissão, hein?

José Afonso
José Afonso
4 horas atrás

Kkkkkk, cada uma.

SANDRO
SANDRO
2 horas atrás

Que medida patética, quanta falta de liberdade e invasão de privacidade!!! Quem realmente está dopada e com quantidades que realmente faça a diferença não precisa passar por tanto constrangimento para ser detectado!

Paulo A.
Paulo A.
2 horas atrás

Vai ter muita gente querendo esse emprego…hahaha

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.