PLACAR

Iga vence a primeira no saibro e inicia bem a busca pelo tri

Foto: Porsche Tennis Grand Prix

Stuttgart (Alemanha) – A temporada de saibro de Iga Swiatek começou uma vitória bastante tranquila no WTA 500 de Stuttgart. Atual bicampeã do torneio do torneio alemão em quadras cobertas, a número 1 do mundo superou a belga Elise Mertens, 30ª do ranking, com parciais de 6/3 e 6/4 em 1h31 de partida.

Swiatek nunca perdeu um jogo sequer em Stuttgart, carregando nove vitórias seguidas no torneio e com apenas dois sets cedidos às adversárias, contra Liudmila Samsonova na semifinal de 2022 e para Karolina Pliskova nas quartas do ano passado. Na atual temporada, ela tem 23 vitórias e três derrotas em troneios da WTA, além de ter vencido dois jogos pela Billie Jean King Cup em quadra dura na Suíça no último fim de semana. A polonesa de 22 anos conquistou dois títulos de WTA 1000 na temporada, em Doha e Indian Wells.

“Já fiz jogos duros aqui, mas não importa muito o que aconteceu no passado. Fico feliz por ter feito um jogo sólido e com a intensidade certa para fechar em dois sets”, disse Swiatek na entrevista em quadra. A jogadora de 22 anos chegou a 99ª semana como número 1 do mundo e já se torna a nona mulher com maior tempo de liderança no ranking. “É difícil acreditar porque antes de mim apenas a Aga Radwanska, da Polônia, havia tido um ranking tão bom WTA. Eu apenas trabalho dia a dia, sem pensar nisso ou algo abstrato. Quero apenas tentar ser uma jogadora melhor. E acho que se você trabalhar duro e acreditar nos sonhos é possível chegar lá”.

De volta às quartas de final, a número 1 do mundo espera pela vencedora entre a tcheca Linda Noskova e a britânica Emma Raducanu. A número 1 do mundo tem três vitórias e uma derrota contra Noskova, jovem de 19 anos e 31ª do ranking, sendo que três desses jogos foram disputados este ano. Já contra Raducanu venceu os dois duelos anteriores, um deles neste mesmo torneio, há duas temporadas. A britânica, que foi campeã do US Open em 2021 e chegou ao top 10, ocupa hoje o 303º lugar do ranking, depois de ter passado por três cirurgias no ano passado e ficado oito meses sem jogar.

A polonesa segue invicta jogando no saibro de Stuttgart

Apesar de ter enfrentado um 15-40 no game de abertura, Swiatek não demorou para abrir grande vantagem no placar. Ela conseguiu uma quebra logo na sequência para sair vencendo por 3/0. E pouco depois, voltou a quebrar para abrir 5/1. Mesmo com pouco tempo de preparação no saibro e de enfrentar uma rival que já faz seu segundo torneio no piso este ano, a polonesa exibia boa movimentação nos ralis de fundo e se aproveitava das condições mais rápidas de Stuttgart para dominar os pontos. Mertens chegou a devolver uma das quebras, mas não evitou a perda da parcial.

Logo no começo no começo do segundo set, a polonesa voltou a quebrar, mas passou por um período de instabilidade no saque e permitiu o empate por 2/2. Ela só recuperou a vantagem com uma quebra de zero no sétimo game, após uma sequência de boas devoluções, atacando o segundo saque da rival, e contando com uma dupla falta da belga no break-point. Swiatek se manteve à frente no placar e confirmou seus dois últimos games de serviço, apostando em saques com quiques mais altos. Mas foram necessários quatro match-points para que ela consolidasse a vitória em sets diretos.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Swiatek liderou a estatística de winners da partida, por 25 a 12. Sendo que no primeiro set, fez 11 bolas vencedoras contra 6 da belga. O número de erros foi próximo, 15 a 14 para Mertens. A polonesa aproveitou quatro de suas seis chances de quebra e perdeu só dois games de serviço.

2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Balbino Neto
Balbino Neto
1 mês atrás

Iga Swiatek é a principal favorita com grande margem, embora Sabalenka esteja muito bem também. A polonesa venceu com propriedade a belga Mertens que está em ótima fase e isso comprova o favoritismo da Iga.

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Agassi recorda trajetória de drama e sucesso em Roland Garros

Os melhores lances de Iga Swiatek rumo ao tri no Foro Italico

PUBLICIDADE