PLACAR

Iga celebra início do saibro e as 99 semanas na liderança

Foto: Porsche Tennis Grand Prix

Stuttgart (Alemanha) – A semana que se inicia desta segunda-feira é duplamente especial para Iga Swiatek. A polonesa disputa em Stuttgart seu primeiro torneio da temporada de saibro, piso em que se tornou dominante nos últimos anos. Além disso, ela tambe´m chega 99 semanas como número 1 do mundo, ultrapassando a marca de Lindsay Davenport e tornando-se a nona mulher com mais tempo na liderança do ranking.

“Estou muito animada por estar de volta, principalmente porque são meus primeiros dias no saibro. Adoro este torneio e tenho ótimas lembranças”, disse Swiatek, que é a atual bicampeã em Stuttgart. E até o último final de semana, estava jogando em quadras duras pela Billie Jean King Cup.

“Stuttgart é um início ideal para a temporada no saibro. O ritmo do jogo do jogo aqui é intermediário entre as quadras duras e o saibro normal, o que me ajuda na transição. Embora eu tenha feito meu primeiro treino no saibro apenas hoje, me sinto pronta, porque tenho boas lembranças de como joguei aqui no ano passado”, acrescentou a tricampeã de Roland Garros.

A polonesa de 22 anos também falou sobre seu longo período no topo do ranking. Ela chegará às 100 semanas como número 1 na próxima segunda-feira e tem 2.790 pontos de vantagem para a segunda colocada Aryna Sabalenka. “Estou orgulhosa do meu progresso e por ter superado diferentes desafios durante a minha carreira. Fazer parte do top 10 de jogadoras com mais semanas como número 1 é muito legal”.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Perguntada sobre como a lidar com a pressão e o favoritismo, que se intensificam durante a temporada de saibro, Swiatek afirmou: “Aprendi a lidar com as expectativas e principalmente com as pressões externas. Prefiro focar nos meus próprios objetivos e em não me deixar influenciar pelas expectativas de outras pessoas. Sempre tento estar com a mentalidade certa antes dos torneios. É importante acreditar nas suas capacidades e que tudo é possível”.

Tradicionalmente, o torneio de Stuttgart entrega um carro esportivo da Porsche, principal patrocinadora do evento, para as campeãs. Iga diz que dirige de vez em quando o modelo azul que recebeu no ano passado. “É algo especial tê-lo em casa e utilizá-lo, porque não temos muitas oportunidades para fazer isso durante a temporada. Estou aprimorando minhas habilidades de direção, mas preciso ter cuidado para não receber muitas multas!”

Swiatek deve estrear apenas na quarta ou quinta-feira em Stuttgart. Ela conhecerá apenas nesta terça sua primeira adversária, que virá da partida entre a belga Elise Mertens e a alemã Tatjana Maria.

2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Carlos Alberto Ribeiro da Silva
Carlos Alberto Ribeiro da Silva
1 mês atrás

A postura e atitude da Iga pode servir de inspiração e modelo para a Bia, porque a pressão que a Iga sofre acredito ser maior do que a pressão sofrida pela Bia.

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Agassi recorda trajetória de drama e sucesso em Roland Garros

Os melhores lances de Iga Swiatek rumo ao tri no Foro Italico

PUBLICIDADE