Shenzhen (China) – Segunda nação mais vitoriosa na história da Billie Jean King Cup, atrás apenas dos Estados Unidos, 18 vezes campeões, a República Tcheca conquistou seu 12º título da competição neste domingo ao vencer a Ucrânia na final, definindo o confronto com os triunfos de Karolina Muchova e Linda Noskova.
A capitã Barbora Strycova e suas jogadoras receberam o famoso troféu das mãos do presidente da World Tennis, David Haggerty, e da própria Billie Jean King. A equipe também recebeu o cheque de premiação no valor de US$ 1,5 milhão entregue por Mike Nichols, chefe de estratégia e ativação de patrocínios da Gainbridge.
“Significa muito mesmo ganhar como jogadora e agora ganhar como capitã de um grupo tão incrível. Para ser honesta, era um sonho que eu não tinha dito em voz alta. Mas sim, aconteceu. Parece surreal, mas é muito real e estou muito honrada”, afirmou a comandante da equipe tcheca.
“É muito especial, um sonho meu levantar o troféu. Fazer isso com essas meninas aqui sentadas é um prazer. Estou muito orgulhosa de nós, de como nos organizamos durante toda a semana, de como lutamos, de como treinamos a semana toda, da energia que temos no vestiário”, comemorou Muchova, que anotou o primeiro ponto tcheco na final.
No matter how many times you sing your national anthem, it never gets old 🥹🇨🇿#BJKCup pic.twitter.com/gMezuOx7Wb
— Billie Jean King Cup (@BJKCup) September 27, 2026
Após a cerimônia de entrega dos troféus, as campeãs receberam uma jaqueta especial ‘Billie Blue’, desenhada por Tory Burch. Elas se tornam as quintas campeãs a ganhar as jaquetas, desde sua introdução nas finais de 2022 em Glasgow.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
“Estou muito feliz por não termos precisado ir para as duplas, a partida decisiva, que é sempre a mais estressante. Não sei. Nesta competição, você nunca sabe como cada jogadora vai jogar, é sempre muito competitivo. Você tem que estar preparada para tudo”, acrescentou Noskova, que selou a vitória tcheca ao bater Elina Svitolina na segunda partida.
The celebrations from our World Champions 🤩 🏆 #BJKCup pic.twitter.com/jhi7LlKFpP
— Billie Jean King Cup (@BJKCup) September 27, 2026










