Riad (Arábia Saudita) – Em seu primeiro jogo desde o US Open, a polonesa Iga Swiatek demorou para se encontrar em quadra e teve que sair do buraco para evitar a derrota em sua estreia no WTA Finals. A tcheca Barbora Krejcikova chegou a ter um set e duas quebras de vantagem neste domingo, mas levou a virada e foi superada com o placar final de 4/6, 7/5 e 6/2, após 2h35 de jogo.
Atual número 13 do mundo, Krejcikova não terminou a temporada entre as oito melhores, mas garantiu vaga em Riad por ter vencido um Grand Slam e terminado o ano no top 20. Ela começou melhor no jogo que abriu o segundo dia de competição em simples e logo de cara obteve uma quebra, marcando 2/0 para cima da atual vice-líder do ranking.
Swiatek perdeu uma grande chance no sexto game, quando viu a rival sair de 0-40 para confirmar o serviço, salvando três break-points. Krejcikova não foi mais ameaçada, perdeu um set-point no saque da polonesa, no nono game, e logo em seguida fechou a parcial no segundo set-point que teve no geral.
A situação de Iga se complicou no começo do segundo set, com duas quebras seguidas para Krejcikova e vantagem de 3/0. Mas então a ex-número 1 do mundo devolveu os dois breaks em sequência para deixar tudo igual. Ela voltou a pressionar a tcheca no 12º game e garantiu o empate ao concretizar o segundo set-point que teve a seu favor.
O terceiro set foi dominado pela polonesa no começo, com ela abrindo 5/0 com duas quebras de frente. Krejcikova até esboçou alguma reação e devolveu um dos breaks, no sétimo game, mas a resposta de Swiatek foi imediata, com ela batendo o serviço da tcheca mais uma vez para selar a vitória e seguir na briga pela liderança do ranking com a bielorrussa Aryna Sabalenka.
O que mais me surpreendeu nesse jogo foi a quantidade de aces que a Iga disparou: 10. Pra quem não sacava bem, até que melhorou bastante. Precisa ainda encontrar um ritmo, já que está há um tempo sem jogar.
Iga demorou para pegar o ritmo.
Agora, vamos ver nos próximos jogos.
Quando ela se encontra em quadra, sabemos que é muito difícil bate-la.
Seria top uma final Iga X Sabalenka.
Outra prova que a polonesa é uma fortaleza mental! O jogo se encaminhava 2×0 pra checa! Só aplausos pra Iga!
E que buraco!!! Pensei que levaria uma escovada. Mas ela se saiu muito bem.
Espetacular a IGA !!!
É impressão ou o estádio tava quase vazio? Cheio de cadeiras vazias…. Nem parecia um torneio importante.