Wuhan (China) – Segunda mais bem cotada ao título no WTA 1000 de Wuhan, a polonesa Iga Swiatek abriu sua campanha no torneio nesta terça-feira. Entrando direto na segunda rodada, ela se tornou a primeira classificada para as oitavas ao bater a tcheca Marie Bouzkova com tranquilo duplo 6/1, depois de 1h19 de confronto.
Esta foi a 60ª vitória de Iga em 2025. Ela é a única mulher neste século a conseguir pelo menos 60 vitórias em uma mesma temporada por quatro anos consecutivos. A suíça Martina Hingis (1997 a 2001) e a norte-americana Lindsay Davenport (1998 a 2001) foram as últimas a conseguir esse feito.
Sua próxima adversária sairá do duelo entre a belga Elise Mertens e a suíça Belinda Bencic, cabeça de chave 13, que fez sua estreia também na rodada desta terça, superando a primeira fase ao derrotar a croata Donna Vekic em sets diretos, marcando duplo 6/2 para seguir em frente.
Swiatek começou atropelando a rival tcheca e venceu os quatro primeiros games da partida com duas quebras seguidas. A sequência inicial só não foi maior porque a polonesa perdeu o saque no quinto game, mas se recuperou prontamente com mais um break no sexto, para logo em seguida fechar a parcial ao marcar 6/1 sobre Bouzkova.
Na segunda parcial, a tcheca novamente foi quebrada logo de cara, mas desta vez demorou menos para fazer um game, confirmando o serviço no terceiro. Contudo, depois disso só deu a polonesa, que tomou as rédeas da partida e venceu mais uma vez quatro games seguidos, anotando quebras no quinto e no sétimo e último games.
O desempenho de saque de Iga foi bom, vencendo 63% dos pontos, enquanto do outro lado Bouzkova sofreu bastante com o fundamento, curiosamente tendo mais dificuldade com o primeiro serviço do que com o segundo. A tcheca venceu 39% dos pontos com a primeira bola e com a segunda o aproveitamento subiu levemente para 40%.