Dubai (Emirados Árabes) – No reencontro entre Iga Swiatek e Elina Svitolina, a número 1 do mundo devolveu a derrota sofrida no ano passado em Wimbledon e garantiu seu lugar nas quartas de final do WTA 1000 de Dubai. Swiatek confirmou o favoritismo e a ótima fase no circuito para marcar as parciais de 6/1 e 6/4 em 1h23 de partida. O histórico de confrontos entre elas agora está 2 a 1 para a polonesa.
Esta foi a sexta vitória seguida de Swiatek no circuito e ela tem agora 13 vitórias e apenas uma derrota neste início de ano. Vinda de título em Doha no último sábado, a polonesa estreou em Dubai vencendo a norte-americana Sloane Stephens, antes da vitória sobre a ucraniana nesta terça-feira. Sua próxima rival pode ser a chinesa Qinwen Zheng, finalista do Australian Open, ou a russa Anastasia Potapova.
“Ela é uma grande jogadora, que luta muito e é bastante experiente. Sabia que precisaria estar pronta para as muitas bolas que ela é capaz de devolver e para os slices que executa de qualquer ponto da quadra. Tive que ser paciente”, disse Swiatek na entrevista em quadra. “Estava mais confortável na quadra hoje, conheço melhor a superfície em relação à estreia. Isso é o mais importante quando você sai de um torneio para o outro em poucos dias. Não é fácil, mas estou muito feliz de ter vencido”.
13-0 in her last 13 matches against top 20 players 😎@iga_swiatek powers past Svitolina 6-1, 6-4 in Dubai!#DDFTennis pic.twitter.com/sPINypnEeq
— wta (@WTA) February 21, 2024
Finalista no ano passado em Dubai, Iga luta por um título inédito no torneio. E ela também tem a chance de ampliar a diferença para Aryna Sabalenka na disputa pela liderança do ranking, já que e rival não passou da estreia. A polonesa já acumula 91 semanas como número 1 do mundo e tem 10.300 pontos no ranking, são 1.395 a mais que a bielorrussa, que tem 8.905 pontos. A campeã ganha 1000 e vice soma 650.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no whatsapp
O primeiro set da partida foi amplamente dominado por Swiatek, que não enfrentou break-points e cedeu apenas oito pontos em seus games de serviço. Ela conseguiu duas quebras e chegou a vencer cinco games seguidos, liderando a contagem de winners por 7 a 4, com seis erros não-forçados para cada lado.
Logo na abertura do segundo set, Iga voltou a quebrar e fez 2/0. E como havia acontecido na estreia, a polonesa passou por alguns momentos de oscilação, especialmente quando dependia do segundo serviço, mas seguia muito efetiva quando encaixava o primeiro saque no meio ou nas devoluções, além de contar com erros da adversária. Por duas vezes, Svitolina esteve com quebra atrás e buscou o empate, mas Swiatek voltou a quebrar no 4/4 e salvou um break-point no último game da partida, fechando o jogo em seu primeiro match-point.
Svitolina até fez um winner a mais na partida, 18 a 17, mas cometeu 19 erros não-forçados contra 13 da polonesa. A número 1 do mundo conseguiu cinco quebras de serviço, aproveitando todos os três break-points do segundo set, e perdeu apenas dois games de serviço na partida.
Iga , sempre Iga !!!! o melhor é não ter que acompanhar a gritaria insuportável da das duas “enka”