PLACAR

Swiatek vence a primeira em Dubai e reencontra Svitolina

Foto: Dubai Duty Free Tennis Championships

Dubai (Emirados Árabes) – Atual vice-campeã, a polonesa Iga Swiatek teve trabalho, mas confirmou o favoritismo e venceu a primeira no WTA 1000 de Dubai. Nesta terça-feira, a número 1 do mundo enfrentou a norte-americana Sloane Stephens, 41ª do ranking, e precisou de 1h57 para vencer por duplo 6/4 em 1h57 de partida.

Esta foi a 12ª vitória em 13 jogos na temporada para Swiatek, que ganhou todas as suas partidas de simples na United Cup e foi campeã do WTA 1000 de Doha na semana passada, além de chegar à terceira rodada do Australian Open. Já Stephens amarga sua quarta queda precoce em 2024, tendo sido eliminada nas estreias de Hobart e Doha, e caído na segunda fase em Brisbane e agora em Dubai.

“Fico feliz por ter avançado. Sabia que eu teria que me ajustar rapidamente e consegui”, disse Swiatek, que conquistou o título de Doha no último sábado. “Mas a Sloane jogou muito bem. Nós duas tivemos muitos games indo a 40-iguais, com muitos break-points que não conseguimos converter. Foi uma partida interessante. Sinto que ela conseguia se aproveitar da potência dos meus próprios golpes e também conseguia ditar os pontos. Eu precisava pensar mais nas táticas, e não só em bater mais forte na bola”.

Nas oitavas de final, a atual líder do ranking feminino terá um reencontro com Elina Svitolina, sua algoz nas quartas de Wimbledon no ano passado e contra quem está empatada em 1 a 1 no confronto direto, tendo vencido em Roma há três temporadas. Bicampeã do torneio em 2017 e 2018, a ucraniana cabeça de chave número 15 derrotou a alemã Tatjana Maria com um duplo 6/3, também nesta terça-feira.

“Temos muito respeito uma pela outra, e nos conhecemos muito bem. Já fizemos alguns trabalhos juntas por conta da guerra na Ucrânia. Tivemos um jogo duro em Wimbledon, mas aprendi muito com aquela partida. Vou tentar assimilar as lições e jogar melhor”, acrescentou a polonesa, sobre sua adversária nas oitavas.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

A partida entre Swiatek e Stephens ficou marcada pela grande instabilidade das sacadoras. Depois de dois games relativamente tranquilos, as duas trocaram quebras de serviço por seis games consecutivos. Só então, quando o jogo estava empatado em 4/4, é que a polonesa conseguiu enfim confirmar seu saque e voltou a quebrar a adversária na sequência para fechar a parcial. No fim do set, a número 1 tinha apenas 8 winners e 10 erros, enquanto Stephens tinha 10 bolas vencedoras e 12 erros. Foram sete quebras ao todo.

Embora sem novas quebras, o segundo set começou da mesma forma, com dois longos games em que ambas as tenistas precisaram salvar pelo menos três break-points cada. Entre games mais tranquilos e oportunidades desperdiçadas pelos dois lados, o jogo seguiu empatado até a reta final. No oitavo game, Stephens salvou duas chances de quebra, mas não conseguiu evitar o pior no décimo, e assim Swiatek conseguiu liquidar a partida. A polonesa liderou a contagem de winners por 21 a 16 e cometeu 31 erros não-forçados contra 24 da rival.

Zheng vence de virada
Finalista do Australian Open há pouco mais de três semanas, a chinesa Qinwen Zheng teve dificuldades, mas acabou reagindo e superando a japonesa Nao Hibino pelo placar de 5/7, 6/2 e 6/2. Sexta principal inscrita, a jogadora de 21 anos disputa o evento pela segunda vez e ganhou apenas um jogo no ano passado.

Já com sua melhor campanha no torneio, ela terá pela frente a russa Anastasia Potapova, que cedeu apenas três games e gastou 1h06 para eliminar a italiana Lucia Bronzetti. Em três jogos disputados, Zheng tem duas vitórias contra Potapova, mas a rival ganhou a mais recente, em Miami na temporada passada.

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
trackback

[…] e apenas uma derrota neste início de ano. Vinda de título em Doha no último sábado, a polonesa estreou em Dubai vencendo a norte-americana Sloane Stephens, antes da vitória sobre a ucraniana nesta terça-feira. Sua próxima rival pode ser a chinesa […]

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Veja os melhores lances da decisão em Monte Carlo

Medvedev em outro ataque de fúria e desconta na raquete

PUBLICIDADE