Paris (França) – Campeã das três últimas edições de Roland Garros, a polonesa Iga Swiatek vem em uma temporada de menor brilho, mas no reencontro com o Grand Slam francês ela manteve sua escrita de nunca perder em uma estreia e venceu a eslovaca Rebecca Sramkova em sets diretos, marcando duplo 6/3 em 99 minutos de partida.
Na segunda rodada, a atual número 5 do mundo terá pela frente um duelo de campeãs de Grand Slam, uma vez que a britânica Emma Raducanu superou nesta segunda-feira a chinesa Xinyu Wang, por 7/5, 4/6 e 6/3. A tetracampeã de Roland Garros tentará manter a escrita de nunca perder antes das oitavas de final.
Esta foi a 36ª vitória de Iga em Grand Slam, que a coloca como a maior vencedora em atividade, e a 22ª seguida na competição, tendo perdido apenas três sets neste período. Ela venceu todas as suas sete estreias em Paris sem perder set. Além disso, a polonesa manteve sua invencibilidade contra rivais fora do top 20 no torneio, agora com 24 vitórias e nenhuma derrota.
Iga também alcançou uma marca importante, somando 24 vitórias e apenas uma derrota em estreias de Slam em suas 25 primeiras aparições. Apenas cinco tenistas possuem um recorde superior: Billie Jean King, Chris Evert, Evonne Goolagong, Monica Selles e Serena Williams.
O primeiro set do duelo com Sramkova foi equilibrado até o 3/3, quando a polonesa tomou as rédeas, pressionou o saque da adversária eslovaca e arrancou para abrir 1 a 0 anotando duas quebras consecutivas, uma no sétimo game e outra no nono e último.
Sramkova resolveu responder no começo da segunda parcial e largou com uma quebra para cima da polonesa, vencendo os dois primeiros games. Só que Iga repetiu o feito do set anterior e novamente cresceu na reta final. Depois de estar perdendo por 1/3, ela obteve duas quebras consecutivas e venceu os quatro games seguintes para reverter o placar e selar a vitória.
Achei a Iga bem leve nesse jogo, tentou até uma curtinha. Vibrou durante as jogadas, fez alguns saques mais abertos. Realmente Roland Garros é diferente pra ela. Vamos ver contra a Raducanu como vai ser.
Fato é que ela não terá vida fácil em nenhum jogo, principalmente se passar da segunda rodada.
Os números da Iga, com a pouca idade dela, são superlativos. Aí vem uns camaradas que não entendem nada de tênis e só fazem criticar a polonesa. Pega os números da Sabalenka e veja se é melhor.