Barueri (SP) – O paulista Gustavo Heide ficou perto de seu primeiro título sobre quadra sintética, mas na final do Torneio Internacional Masculino de Tênis – Ano VIII, evento de nível M25 do circuito profissional, ele não conseguiu superar o jogo sólido do equatoriano Andrés Andrade e caiu neste domingo com parciais de 6/4 e 6/3.
Aos 23 anos, Heide vem de sete meses de inatividade, devido a problemas nas costas e posterior cirurgia de hérnia, realizada em maio. Seu retorno foi há três semanas e nesse período ele fez finais no saibro de Londrina e no piso duro do Alphaville Tênis Clube. Atual 324º do ranking, ele avançar cerca de 10 posições. Sua mais alta classificação veio no ano passado, com o 142º posto.
Heide buscava seu oitavo título profissional e o primeiro desde o challenger de Assunção, há 18 meses, quando derrotou João Fonseca na final. Ele tem também três troféus de nível M25 e três de M15.
Aos 26 anos, Andrade conquista o quarto título de nível ITF da carreira e o segundo M25 desta temporada, depois de se tornar bicampeão em Pensacola, na Flórida. em maio. É também seu primeiro troféu de campeão sobre quadra sintética. Atual 357º do ranking, ele deve se reaproximar do top 300, mas ainda distante de sua melhor marca, que foi o 232º posto em novembro do ano passado.
Andrade se mostrou muito firme com o saque durante toda a partida deste domingo e, apesar do apoio do bom público, ficou concentrado nos pontos importantes. Obteve quebra ainda no terceiro game e evitou break-point quando tinha 5/3. Heide chegou a pedir atendimento médico no começo da segunda série e não conseguiu aproveitar 0-40 no segundo game. Perdeu o saque para dar vantagem de 4/3 ao equatoriano e não reagiu mais.
O tenista de Ribeirão Preto volta agora a sua base de treinamento, no Rio de Janeiro, para uma semana de recuperação física e ajustes técnicos. Depois segue para uma série de três torneios de nível challenger, o primeiro deles em Cali, na Colômbia, e os outros em Curitiba e na Costa do Sauípe, todos sobre o saibro. “O tênis brasileiro está com ótimo calendário nesta reta final de temporada, isso ajuda muito”.
O Torneio Internacional Masculino de Tênis – Ano VIII foi realizado através da Lei de Incentivo ao Esporte/Ministério do Esporte e contou com o patrocínio de Seara Gourmet, BRB, Engie, Equifax/Boa Vista e Tailor. A competição teve como sede o Alphaville Tênis Clube e recebeu as chancelas da Federação Internacional de Tênis, Confederação Brasileira de Tênis e da Federação Paulista de Tênis. A realização é do Instituto Esperança do Amanhã.
Que pena, como vinha jogando bem apesar do longo tempo parado, pensei que o Heide iria copar. Bola para frente!
Equatoriano entrou no modo impossível no 2o set . Devolveu tudo e mais um pouco .
Mas Heide vem em recuperação a olhos vistos . Tem muito mais peso de bola do que o adversário de hoje .