Gran Canária (Espanha) – Gustavo Russo, que treina em Indaiatuba (SP), conquistou, neste domingo, o maior título da carreira no circuito mundial de beach tennis, o Sand Series de Gran Canária, na Espanha, com premiação total de US$ 75 mil. Os Sand Series são considerados os Grand Slam da modalidade.
Gustavo Russo, atual 27º do mundo, e o italiano Gabriele Gini foram derrubando favoritos e faturaram o título em final contra seu irmão Hugo Russo e Leonardo Branco, vencendo com parciais de 7/6 (7/5) e 6/1.
Gustavo superou nas oitavas de final os atuais melhores do mundo, o italiano Michele Cappelletti e o catarinense André Baran de virada, por 1/6, 6/3 e 10/5. Nas quartas, derrotou os cabeças 7, o italiano Diego Boletinari e o francês Mathieu Guegano por 6/1, 4/6 e 10/6, e na semifinal venceram os cabeças 3, os brasileiros Daniel Mola e Giovanni Cariani por 6/4, 3/6 e 10/8.
Esta é a oitava conquista de Russo na carreira e primeira do ano. Ele tinha o título do BT 400 de Balneário Camboriú (SC) em 2023 como maior conquista até então.
Russo comentou sobre a final com o irmão Hugo e o momento difícil da mãe deles, Renata, que passou por uma cirurgia de troca de válvula do coração. “A gente sabe que é sempre uma batalha quando nos enfrentamos. Tivemos um momento muito difícil com nossa mãe. Esse título foi para casa, especial demais. Além disso um ótimo resultado. Vivemos à base disso e quando não vem é difícil, nos perguntamos se estamos no caminho certo. Quando chega um resultado desse, nos certificamos que o trabalho vale à pena. Agradeço ao meu pai que está sempre comigo”, disse Russo. “Falando do meu parceiro, Gini fez uma partida incrível, foi o MVP do jogo tranquilamente. A gente não iria jogar esse torneio juntos, mas quis o destino que jogássemos e deu no que deu”, disse Gustavo.
Pela conquista, ele somará 700 pontos no ranking mundial a ser divulgado e deve ficar perto do top 10, superando sua maior marca, que foi o 16º lugar.
Na chave feminina, as italianas Giulia Gasparry e Ninny Valentini, principais favoritas, ratificaram uma vez mais sua condição e conquistaram o título, batendo as brasileiras Sophia Chow e Vitoria Marchezini, cabeças 3, por 6/1 e 6/3.
Nas semifinais, Gasparry/ Valentini venceram as também italianas Sofia Cimatti e Greta Giusti, cabeças 7, por 6/4 e 6/1, enquanto que Chow/ Marchezini passaram pelas cabeças 5 Elizaveta Kudinova e Anastasiia Semenova por 6/4 e 6/1.