Griekspoor também vence e Holanda vai à final inédita na Davis

Tallon Griekspoor (Foto: Matt McNulty/Getty Images for ITF)

Málaga (Espanha) – Pela primeira vez em 104 anos de disputa da Copa Davis, a Holanda disputará a final da competição. Vindos de uma grande vitória sobre a Espanha de Rafael Nadal e Carlos Alcaraz na última terça-feira, os holandeses venceram a Alemanha por 2 a 0 nesta sexta. A final será no próximo domingo, ao meio-dia (de Brasília), contra Itália ou Austrália, que se enfrentam na manhã deste sábado.

A série havia começado com uma vitória dramática de Botic van de Zandschulp, 80º do mundo, sobre o 88º colocado Daniel Altmaier. O holandês de 29 anos precisou de dez match-points para vencer a disputa por 6/4, 6/7 (12-14) e 6/3. Já no segundo jogo de simples, o 40º do ranking Tallon Griekspoor venceu Jan-Lennard Struff, 43º, por 6/7 (4-7), 7/5 e 6/4.

“Eu apenas tentei me concentrar no meu próprio jogo. Senti que ele estava jogando um tênis inacreditável e que não fiz muita coisa errada no primeiro set. Estou super orgulhoso de mim mesmo, super orgulhoso do esforço e muito feliz por conseguir a vitória no final”, disse Griekspoor, de 28 anos, e que marcou sua 11ª vitória em 21 jogos na Copa Davis.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

O jogo que definiu o confronto começou com um primeiro set inteiramente sem quebras ou break-points, com vantagem mínima para Struff no tiebreak, ao vencer dois pontos nas devoluções de saque. Os sacadores vinham prevalecendo no segundo set, mas Griekspoor escapou de dois break-points no oitavo game e aproveitou a chance de quebra no fim da parcial. O holandês aproveitou o bom momento, voltou a quebrar no início do terceiro set e só perdeu sete pontos em seus games de serviço, terminando a partida com 25 aces no total.

Com as duas vitórias em simples, a Holanda não precisou disputar a partida de duplas, que teria o ex-número 1 da modalidade, Wesley Koolhof, ao lado de Botic van de Zandschulp. Já a Alemanha teria os campeões do ATP Finals, Kevin Krawietz e Tim Puetz. Até então, o melhor resultado holandês na Davis havia sido a semifinal de 2001. Nos últimos dois anos, o país caiu nas quartas. Na fase de grupos, a Holanda ficou em segundo lugar na chave que tinha Itália, Brasil e Bélgica, vencendo o time brasileiro por 2 a 1.

“Estamos sonhando com este momento há dois ou três anos”, acrescentou Griekspoor. “Tivemos chaves difíceis, mas sempre acreditamos muito em nós mesmos e sentimos que isso era possível. Agora parece inacreditável. Estou muito feliz pelo time e pela Holanda”.

Entre os outros dois semifinalitas, a Itália é a atual campeã da Davis e tem dois títulos na história. Já a Austrália acumula 29 conquistas na competição e busca a terceira final seguida, mas não consgue o título desde 2003.

Subscribe
Notificar
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Daniel A.
Daniel A.
40 minutos atrás

Com os mesmos jogadores que quase foram eliminados na fase de grupos pelo Brasil?

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.