Málaga (Espanha) – Na partida de abertura das semifinais da Copa Davis, a Holanda abriu vantagem no confronto contra a Alemanha em Málaga. Com isso, a equipe está a uma vitória de uma inédita final em 104 anos de competição. Quem marcou o primeiro ponto foi Botic van de Zandschulp, que precisou de 10 match-points contra Daniel Altmaier e venceu por 6/4, 6/7 (12-14) e 6/3.
“Eu já não sabia mais o que fazer nos match-points. No segundo set, eu liderava por 4/2 e tive um 15-40 no saque dele. Sinto que se eu tivesse conseguido mais uma quebra, teria fechado o jogo logo depois. Mas no tiebreak, ele lidou com alguns match-points muito bem”, disse Botic após a partida.
O holandês teve os cinco primeiros match-points no tiebreak do segundo set. Os demais foram quando ele sacava para o jogo, depois de ter conseguido duas quebras na parcial decisiva. No instável último game da partida, Botic chegou a fzer três duplas faltas, mas conseguiu fechar a partida.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Aos 29 anos, Botic é o atual 80º do ranking, mas já foi top 30. O holandês marcou sua 12ª vitória em 18 jogos de simples pela Copa Davis. Na última terça-feira, ele venceu Rafael Nadal na abertura do confronto contra a Espanha nas quartas de final, em jogo que marcou o fim da carreira profissional do ex-número 1 do mundo e vencedor de 22 títulos de Grand Slam. “Tive a partida mais difícil da minha vida na terça-feira, então tudo o que vem a seguir é um pouco mais fácil”.
The moment @Boticvdz secured a 1-0 lead for @KNLTB 🙌#DavisCup pic.twitter.com/B71BBnESI0
— Davis Cup (@DavisCup) November 22, 2024
A semifinal desta sexta-feira continua com a partida entre o holandês Tallon Griekspoor, 40º do ranking, e o alemão Jan-Lennard Struff, 43º colocado. Griekspoor venceu o único duelo anterior, disputado no US Open de 2021. Se necessário, haverá a definição nas duplas. A Alemanha conta com os campeões do ATP Finals, Kevin Krawietz e Tim Puetz, contra Wesley Koolhof e Botic van de Zandschulp.
A outra semifinal será no sábado às 9h (de Brasília) entre a Itália, atual campeã da Davis, e a Austrália, vencedora de 29 títulos e que tenta encerrar um jejum de conquistas que já vem desde 2003. A final será no domingo, a partir do meio-dia.