Por um momento, ela cogitou em não pisar num país onde os direitos da mulher não são relevantes. E, ao final das contas, após quatro vitórias e um susto tremendo na decisão deste sábado, a conquista da afro-americana Coco Gauff, uma das jogadoras mais engajadas do circuito, diante dos xeiques árabes acaba por colocar um ponto final irônico na temporada 2024 do circuito feminino.
Em termos tenísticos, também de certa forma ‘salvou’ um calendário de altos e baixos da jovem tenista de 20 anos, que estava devendo até então nos grandes torneios. Fez semis na Austrália e Roland Garros, é verdade, mas depois não passou das oitavas em Wimbledon e no US Open, onde defendia o título. Nos torneios de nível 1000, faturou somente um dos 10 eventos, em Pequim, cerca de um mês atrás.
Não é nada ruim se fixar como terceira força do tênis feminino atual, atrás de Aryna Sabalenka e Iga Swiatek. A bielorrussa ganhou três jogos a menos que a polonesa (56 a 59), fez uma final a mais (7 a 6) e um título a menos (4 a 5). O fato no entanto de ter ganhado os dois Slam de quadra dura justificam sua volta ao número 1. Como comparação, Gauff venceu 54 partidas e ergueu três troféus, aliás todos os que disputou. Observe-se que Gauff tem oito títulos em nove finais na carreira, o que demonstra maturidade precoce.
A final deste sábado resumiu muito bem o que foi o Finals de Riad deste ano, onde se viu mais emoção e equilíbrio do que um grande nível técnico. A campeã olímpica Qinwen Zheng, estreante na nobre competição, deixou escapar o título algumas vezes. Liderou o segundo set antes de permitir reação, abriu quebra duas vezes no terceiro set, ficou a dois pontos da conquista antes de sacar para a vitória e o prêmio recorde espetacular de US$ 4,8 milhões. Gauff se segurou, levou ao tiebreak e ainda foi muito superior na parte mental.
Zheng, dois anos mais velha, deixa claro justamente que precisa se fortalecer emocionalmente na hora ‘h’. Perdeu metade dos 10 títulos que disputou neste ano, muitas vezes exagerando na ofensividade e encolhendo-se na atitude, mas certamente ainda tem muito a evoluir. Terminará a temporada na quinta posição, depois de começar como 14ª. Seu tênis pode ainda mais.
Nas duplas, a ex-parceira de Luísa Stefani, a ótima canadense Gabriela Dabrowski, se juntou à neozelandesa Erin Routliffe para atingir o título de maior peso em suas carreiras. A vice Katerina Siniakova, que jogou ao lado da canhota Taylor Townsend, fez a quarta final no torneio e buscava repetir o sucesso de 2021.
O Finals feminino, que mudou algumas vezes de formato, começou a ser disputado em 1972, apenas duas temporadas depois da criação da versão masculino. Entre 1984 e 1998, usou-se a regra de ‘melhor de cinco sets’ para o jogo decisivo e três delas chegaram ao quinto set, uma coroando Monica Seles (1990) e duas outras, Steffi Graf (1995 e 1996).
Gauff se tornou a 27ª diferente tenista em 53 edições a se tornar campeã. Dessas, 19 chegaram ao número 1 em algum momento da carreira. A perspectiva é animadora.
Nova chance para Sinner
No ano passado, o título do Finals escapou de Jannik Sinner, mas desta vez o italiano entra como favorito em Turim. Para cumprir a missão com máximo louvor, tem ainda a chance de derrotar cada um dos outros top 5, dois na fase de grupos e dois no mata-mata.
É curioso observar que Sinner não tem recorde negativo contra nenhum adversário desta primeira fase no grupo Ilie Nastase, empatando com Daniil Medvedev por 7-7 e tendo vantagens de 2-1 sobre Taylor Fritz e 7-0 em cima de Alex de Minaur.
E o mesmo acontece com o russo, que ganhou o único duelo contra o norte-americano e lidera por 6-3 diante do australiano. E é Fritz quem tem o pior retrospecto, já que perdeu 5 dos 8 duelos contra o estreante De Minaur.
Desta vez, não há Novak Djokovic no caminho do número 1 do mundo, já que o sérvio preferiu cuidar do joelho depois de Xangai, mas o fantasma de Sinner são com certeza as derrotas deste ano para Carlos Alcaraz, suavizadas apenas na recente exibição árabe.
Alexander Zverev está em situação muito semelhante à de Sinner no grupo John Newcombe, já que empata com Alcaraz (5-5) e lidera contra Casper Ruud (3-2) e Andrey Rublev (6-3). Curiosamente, o espanhol também empata com Rublev (1-1) e só tem vantagem sobre Ruud (4-0). O norueguês é a ‘zebra’, já que perdeu 5 dos 7 jogos contra o russo.
A disputa de Zverev e Alcaraz não será apenas pela vaga na semi, mas também para tentar ser o primeiro do grupo e fugir de Sinner na semi. Campeão em Paris, o alemão parece mais embalado. E a vantagem de 505 pontos no ranking o deixam muito mais perto de terminar a temporada como número 2.
Sou Novak de carteirinha, mas considero Roger o maior tenista da história devido ao legado e o quanto ele mudou o jogo. Novak vem depois.
Fala Belarmino.
Meu caro, esta sua carteirinha não foi tirada na Suíça por acaso?
Esse Lu é de Luciana, cara fã do álbum Burn?
UE.voce está certo.so que o segundo e rod laver
Por que o australiano é o segundo?
Porque para mim é….
“O quanto ele mudou o jogo”??? O que tanto foi esse que o Freguêser mudou no jeito de jogar de tênis??? O esporte tênis mudou completamente por causa do Freguêser??? Gustavo Kuerten veio antes do Freguêser e o tênis já era um esporte muito popular e global naquela e muito antes… Idolatria e fanatismo deixam as pessoas cegas por seu ídolo…
Mudou tanto que ninguém mais tenta imitar seu estilo ultrapassado. O número 1 do mundo tenta imitar o GOAT inconteste Djokovic. Não sobrou nada, Belarmino, nem recordes, nem legado, nem estilo.
Um não explícita “o quanto ele mudou o jogo”, em referência ao magnífico Roger Federer, enquanto o outro, em nome da paixão que nutre pelo grande campeão Novak Djokovic, não prova o que há de verdade no fato de que “ninguém mais tenta imitar seu estilo ultrapassado”, também em referência ao suíço. E assim, tal e qual a ambos os torcedores com mentalidade flafluzística, alguns( ? ) nesta confraria seguem fingindo que são adeptos da ideia de que Roger Federer e Novak Djokovic são duas porcarias. Ô conversinha fiada, não?
Você está vivo, Valmir? Quanto tempo!
Paulo Almeida, eu só faço o que penso e o que sinto, ou seja, posso atuar nesta confraria por vários dias seguidos a fio, bem como passar um tempo sem me manifestar, depende muito de quão interessantes são tanto a crônica do José Nilton quanto os comentários dos meus colegas colaboradores…
Mais um nick hein kkkkkkk…
Afro-americana, pq não “a americana”?
Porque ela é afro-americana.
Explica melhor , Dalcim!
Também não entendi!
Sério? Será que é preciso esclarecer o quanto uma afro é ainda mais estigmatizada do que uma mulher branca?
Ela é norte americana,os pais dela tbm.
Realmente gostaria de saber o que faz uma pessoa ser afro-americana.
Vou pesquisar!
Considerando que ambos os pais da Coco Gauff são americanos e ela também é americana nativa, acho que o estigma aumenta chamando de afro-americana em vez de americana.
Alguém chama Zverev de russo-alemão? Wozniacki de polaco-dinamarquesa?
E se a questão for cor… eu sou negro – e sou brasileiro e não afro-brasileiro.
Eu sou nipo brasileiro mas não sou considerado brasileiro. Principalmente por vocês afrobrasileiros aqui do Rio de Janeiro…essa discussão vai longe.e pela pm do RJ. So ficam sabendo que sou brasileiro quando mostro minha Carteira de oficial médico do nosso exército. Já que servi como médico do nosso exército. Mas não deixam de estar enganados pois tenho dupla nacionalidade mas não gosto do abuso da polícia militar do Rio de Janeiro.e dou carteirada mesmo…meu pai também foi da fab e oficial médico da aeronáutica filho de japonês.mas nasceu no Brasil. Afinal sou brasileiro ou nipobrasileiro Jonathan……….
Eu não sou afro-brasileiro, sou brasileiro (negro, se precisar especificar por alguma razão).
Meus pais – e meus 04 avós – nasceram aqui e não tenho outra nacionalidade.
No seu caso entendo chamar você de nipo-brasileiro.
Você tem vergonha da sua raça…voce é afrobrasileiros.com certeza…rs
Negro,negão, crioulo e racismo . O dalcim acertou ao falar que a Coco e afroamericana. Assim como o brandon Nakashima e nipoamericano . Mas na verdade ele é americano,os EUA e Brasil são países multiraciais ,os únicos brasileiros puros aqui são os índios Pelo seu raciocínio eu sou brasileiro já que nasci aqui.assim como você…pelo jeito você é racista. O Bruno kuzuhara e brasileiro mas optou jogar pelos EUA.poderia jogar pelo Brasil e até pelo Japão….
“pelo meu raciocínio”… deixei claro que nascer aqui não era o único critério e reforcei que não teria problema em te chamar de nipo-brasileiro.
E pelo seu brilhante raciocínio sou racista contra mim mesmo.
Não dá para discutir. A resposta do Dalcim também não esclareceu o ponto dele.
Até agora ninguém esclareceu e ficou pior que no início!
Não. Rogério. Está tudo esclarecido.
Esse é o racismo “estrutural”, Jonathan:
– Alguém admite que dá carteirada e acha normal. Se o problema é no Rio de Janeiro (na visão de quem dá carteirada), então passa a fazer parte da corrupção ativa e está no lugar certo, construindo o ambiente onde quer viver. E d equebra o cara já vai ensinando os pequenos pelo exemplo…”a darem carteiradinha..”
E claro: nâo temos vergonha da nossa raça (somos pardos – no meu caso – negros ou o quer que seja), mas provavelmente a dele terá vergonha dele quando ler o que o cara escreveu e as atitudes que ele admite tomar.
Peço sua licença para pedir desculpas a toda comunidade Nipônica no Brasil.
Duvido que 99.999% por cento deles concorde com determinadas ações.
Se vc não é considerado brasileiro nem poderia servir o nosso exército. Logo, fisicamente vc pode não parecer brasileiro, mas o é.
E dá-lhe autoafirmação e carteirada do Sr. Ando
Sou considerado brasileiro pois nasci aqui assim como meu pai que passou por concurso.voce está muito mal informado srfelipe.nos tivemos um ministro da aeronáutica filho de japonês.nao sei se você sabe disso. Se não sabe procure na internet ,foi no governo do Sr lula
Vc q escreveu q não era considerado brasileiro.
Você e descendente de que…de índio…so assim para ser brasileiro puro?kkkkk
Sou dou carteirada quando eu sinto abuso . Quando me tratam bem eu trato bem os pms
Dar carteirada não é abuso?
OBVIAMENTE, NÃO SOU adepto dos seus arroubos ditatoriais, mas mediante tamanha estultice alheia, sinto até vontade de lhe dar um abraço…
Boa valmir
Óbvio que sim, aliás, muito obrigado…
Bem, vamos combinar que Djokovic não foi cuidar do joelho pós a FINAL de Xangai no dia 13/ 10/2024 . Ele embarcou direto para Arábia onde jogou barbaridade na ” exibição” milionária , e novamente contra o N 1. Optou por pular o ATP FINALS 2024 , depois de observar que se classificou , sem precisar se desgastar em Paris. Se Sérvio jogasse o Torneio, teríamos apenas Rublev como único jogador dos 8 classificados a não ter tido a chance de jogar FINAL de SLAM. Taylor Fritz em ótima exibição,pôs Russo pra quebrar raquetes de cara , ao bate-lo em Sets diretos. Com uma simples vitória valendo 200 pontos na fase de grupos,e 400 na Semi , estes 505 pontos de vantagem de Sasha pra cima de Alcaraz, não é uma reserva tão confortável, ao menos a meu ver. Abs!
Djoko ainda joga com a proteção no joelho, além de ter apresentado desconfortos na lombar ou quadril em Xangai e no ombro na exibição. Ele retirou uma parte do menisco, o que pode trazer consequências a médio/longo prazo.
O que Baresi (pode ter jogado infiltrado) depois da Copa de 94? Batistuta retirou os dois meniscos e até cogitou amputar as duas pernas de tanta dor que sentia.
Abs!
Baresi fez um artroscopia igual a de Djokovic. Luiz Soares ‘ o vampiro ” fez o mesmo 10 dias antes da Copa de 2014 no Brasil. Jogou sem problemas tanto na Copa, quanto na Premier. A proteção usada pelo Sérvio foi pura precaução ou aviso…Abs!
Baresi fez*
Dalcim , você acha normal o Joao Fonseca com apenas 18 anos já ter tido problemas de punho ? E por último , vc ainda tem esperanças com o Djokovic , sera Que ele nao teve um problema mais sério na parte física e resolveu esconder?
Não se sabe exatamente qual foi o problema do Fonseca, então difícil opinar. Mas ele voltou firme, então me parece ter sido algo pontual. Acho que ele preferiu tratar o joelho com mais atenção.
Será que Djokovic seria tão infantil?
Dalcim, tudo bem?
Por algum motivo, esse post não figura lá no topo de Blog do Tênis, ?
Talvez, por isso muita gente sequer comentou até agora…
Parabéns, por seu excelente e abençoado trabalho…!
Abraço!
Grato pelo alerta, Levi!
O GOATaço Djoko deve terminar o ano no top 8. Ruud deve perder os 3 jogos e talvez o De Minaur. Vamos aguardar.
Incrível: Ruud é mais um a passar o trator no Alcaraz no hard indoor. Se bobear, este é quem sairá com 3 derrotas no torneio.
Que faaaase do Beiçola.
Dalcim ,vi praticamente todo o WTA finals , nível fraquíssimo tecnicamente,nenhum jogo memorável e sinceramente cai por terra esse negócio de defender mulheres, só querem defender o money .
Acho que não se pode misturar as coisas, Jorge. Já houve Finals masculinos de nível bem irregular também. Fim de temporada por vezes pesa muito.
Não bastasse uns e outros nesta confraria, agora surge um novo exemplar com um jeito machista de ser. Que pobreza, não?
Eu acho a Gauff un tanto sem “sal”; sem carisma! E que ironia ela vencer no país que tanto criticou. Será que vai doar o $$? Rsrs
No masculino, é uma pana não termos o último dos moicanos (Djokovic) em quadra. Mas, como bem colocado pelo mestre, ele deve estar focado no físico e principalmente no joelho para voar em 2025.
Mestre, você acredita em uma super temporada do Nole?
Sinceramente, não acredito. Acho que ele vai jogar as melhores cartas na Austrália.
Eu não tenho a menor dúvida de que foi por conta de “sal” e “carisma”, que gente graúda como John McEnroe, Chris Evert, Jimmy Connors, Monica Seles, Pete Sampras, Martina Hingis, Roger Federer, Justine Henin, Rafael Nadal e Serena Williams, dentre outros, fizeram história de maneira superlativa no tênis…
estou um pouco ausente por me sentir órfão com os desempenhos ruins e ausências do Djokovic, ; gosto muito de ter para quem torcer, acho que vou começar a apadrinhar Sinner. Deixo um abraço para os companheiros do blog
O Sr. Edmundo da Mata, padre da paróquia no bairro em que moro, faleceu no princípio de 2024, após mais de trinta anos exercendo o sacerdócio no mesmo local. A mãe de uma amiga minha, beata até a raiz dos cabelos, muito acostumada com ele, após ir às primeiras missas sem a sua presença, disse que não iria mais fazê-lo, pois não tinha gostado do padre que o substituiu. E eu acreditando, Oswaldo, que além de torcer para Djokovic e Sinner, você gostasse de tênis…
Por que aboliram melhor de 5 sets no feminino ?
Pelo menos na final dos Slams acho interessante…o desgaste pra elas acho que não é grande.
Ou seria uma opção mais comercial mesmo, não havendo interesse do público ?
Ou talvez porque melhor de 5 sets seria muito difícil de administrar o tempo de duração do torneio. Hoje, do jeito que está, já dá problema de montão quando chove.
Na verdade o maior problema é a brutal diferença de físico , e consequentemente o jogo de Pernas. Tivemos na Época vários Pneus, e partidas literalmente empurradas para o Quinto Set . Nada que agrade a TV , aos patrocinadores e ao Público. Que o coro coma solto em três Sets , que atualmente nos SLAM , ainda existe possibilidade do Super Tiebreak. Abs !
Não há razão para o torneio feminino ser com 5 sets.justamente pela diferença de físico.tem que ser 3 sets justamente para que haja um bom espetáculo para todos plateia e atletas
Se tem uma coisa q atrai o publico para o tênis feminino é o jogo de pernas kkkkk
Nisso eu trnho que concordar com você Felipe.perdemos muito com a saída da kerber…
Por que Angelique Kerber?
TANTO JEITO BONITO de aludir às pernas das tenistas, e o grande sátiro se achando criativo com essa coisa sexista…
Justamente a sátira foi um trocadilho em cima do que o SR disse em relação à importância do jogo de pernas.
Mas, né, vc é o típico moralista seletivo.
É sério isso? Que resultado de pesquisa mais sem pé nem cabeça…
Que salada, meu Deus do céu! Outro dia mesmo eu e o José Nilton abordamos a questão dos cinco sets no tênis feminino e seus porquês, tanto no sentido histórico, com a citação de algumas partidas, quanto do porquê foram abolidos. Acho que você estava dormindo…
Menina de ouro a Gauff. Na semi, nem sabia pra quem torcer, porque gosto muito da Sabalenka também. Mas venceu quem mais precisava se firmar. E as duas primeiras do ranking que se cuidem no AO.
Medvedev – – – – – – – – Embora ele tenha dito que ficará feliz em ser eliminado, pode ser que jogando sem pressão, acabe por surpreender.
Salve Dalcim,
Confesso a voce que estou preocupado com a Luisa Stefani. Este ano parece que foi só ladeira abaixo e mesmo com uma parceira fixa – nada fantástica – em minha opinião, ela não conseguiu engrenar. Vendo a Dabrowski voando baixo, isso deixa um certo gosto amargo na boca.
Qual seria a sua avaliação do que acontece com a Luisa e como ” sair do buraco”.
Grande abraço.
Acho que a Luísa não acertou na escolha da parceira, ainda que tenham feito alguns bons resultados. Não acho que se trate de um ‘buraco’, afinal ela está ainda num ranking de muito prestígio. Se permanecer com a Schuurs, vão precisar treinar mais duro na questão das devoluções de saque principalmente.
JANNIK SINNER é o melhor jogador da Temporada e jogando com apoio da Torcida em Turin , parece imbatível no ATP FINALS 2024 . Não seria surpresa pra mim, embora nada desejável, se o resultado do julgamento do Tribunal Superior , somente saísse após o AOPEN 2025 . O que parece quase certo é que o jovem Italiano pegará pena mínima. Vários Ex Tenistas já aderiram ao que disse Andy Roddick. A conferir. Abs!
Pois eu acho que o tal tribunal só está esperando o fim do Finals pra conclusão do julgamento.
João Fonseca deve se classificar na sexta ou ser Uma posição. Agora que data ingrata para esse torneio. 18 até 22 de dezembro. Vai acabar passando o Natal no local do torneio
Setima*
Qual foi minha surpresa que, em pleno domingo e habitual dia de folga, a ESPN com seis canais e em nenhum deles foi transmitido o jogo do Sinner pelo Finals!
Saudades Sportv, Eusébio e Cia Ltda…
Com a palavra, Sérgio Ribeiro, que ama o Sinner e não nos deixa falar mal do italiano
Termo típico de que de Tênis nada entende . SINNER é o melhor jogador do momento , com um belo arsenal e não será o extra campo que vai derruba-lo . Ele e Carlos Alcaraz, são dois fenômenos. Jogam mais que o Big 3 na mesma idade . Amar fica por conta da criança…rsrs. Abs!
Para variar, interpreta tudo errado.
O sinner é tudo o que vc escreveu e mesmo assim a espn não passou o jogo dele, preferindo transmitir nfl
Logo…
Logo, ela empurra seu cliente para adquirir o Disney+ . Fez o tempo todo com o WTA FINALS, mas fazer o mesmo com o N 1 em Turin , é grande sacanagem. Abs !
Apenas para variar um pouco o SR não entendeu, Felipe.
Sinner joga mais que o big 3 na mesma idade? Só do que Djokovic, que teve uma ascensão no ano seguinte (aos 24). Com 23 anos e 3 meses, a idade atual de Sinner, o big 3 tinha:
Federer – 4 slams, 1 finals, 4 M1000
Nadal – 6 slams, 0 finals, 15 M1000
Nole – 1 slam, 1 finals, 5 M1000
Sinner tem – 2 slams, 0 finals, 4 M1000
Ou seja, Sinner era inferior a Federer e Nadal com a mesma idade, e não tão melhor do que Nole. Aliás, na comparação com Nole, daqui a um ano poderemos ver como Sinner estará aos 24 anos e 3 meses. Vale lembrar o que Djokovic fez dos seus 23 aos 24, e para isso uma “palavra” basta: 2011…
Sim, com certeza o maior de todos, o gênio, Federer, em seguida Nadal e depois Novak.
Sem dúvida nenhuma , o gênio Federer foi e será sempre o melhor de todos os tempos, sem seguida, Nadal e depois Nova.
Dalcim, por que você considera que a Gauff tomou susto no jogo?
Achavas ela franca favorita?
E a Zheng, como desperdiçou chances, hein?
Teve frente nos três sets, mas capitalizou apenas um, o que determinou a americana como campeã.
Infelizmente, minha tenista favorita é a chinesa.
Acho que a vitória sobre a Aryna colocava a Coco como favorita. E acho que ela ficou por vezes defensiva demais. A Zheng deveria ter levado o título, mas de novo alguma coisa na confiança dela falha.
Alcaraz conseguiu a façanha de perder pro Ruud em sets diretos.
E ainda tem gente questionando pq ele não é N2 do mundo.
Já acabou o Torneio???. Zverev venceu apenas DOIS em toda a Temporada. Já vi que acompanhas há muito pouco Tempo . Sabalenka venceu os mesmos 4 Torneios de Alcaraz e IGA venceu 5 . Parece que a N 1 da Temporada não foi a jovem Polonesa…Abs !
Pare de desculpas, o Alcaraz perdeu esse jogo. Ponto.
Desculpa de que cara ? . Alcaraz venceu o mesmo número de Torneios de Sabalenka e esta foi a N 1 . Alcaraz caso vença o FINALS ainda pode ser o N 2. Pegas o bonde andando e sempre postas …deixa pra lá… rsrs. Abs !
Não me atentei pelo fato de Sabalenka e Alcaraz terem jogado o mesmo torneio.
Obrigado por nos esclarecer isso.
Fizeram dupla-mista?
Vou desenhar pela última vez. Sabalenka fez uma campanha menos ” consistente ” que Swiatek, ou seja , levou menos conquistas e ainda assim ficou na frente de IGA . O Sr as vezes é patético meu caro L. F 2 . Rsrsrs, Abs!
Sabalenka foi muito mais consistente que a Iga. Depois de RG a Iga andou perdendo cedo em vários torneios, enquanto a Bielorrussa fez diversas campanhas boas mesmo sem título. E ela ainda não jogou 1 GS. Imagina se tivesse jogado Wimbledon?
Gosto demais do Alcaraz, meu jogador favorito no circuito atualmente, porém tá sendo difícil não ver ele como um reclamão mimado. Já reclamou do calendário, mas jogou 2 exibições, já reclamou das quadras, agora reclamou de cansaço, sendo que ele (ao lado do DeMinaur) foi quem menos jogos fez na temporada. Zverev fez +80 jogos enquanto o espanhol está com 63 apenas.
Se ele tava doente, pq não desistiu do torneio e foi descansar, pensar em começar a pré-temporada de 2025 mais cedo, ou mesmo só fazer um período de descanso maior? O discurso do espanhol não está batendo com as ações dele.
Respeite o fato de Alcaraz ser o N 1 da ARMADA, e não abrir mão de jogar a Copa Davis. O mesmo mostrou nas Olimpíadas onde jogou até duplas com Nadal. Ganhou Tudo na LAVER CUP sendo protagonista. Com apenas 21 anos , é um jogador apreciado por todos os oponentes pela Esportividade. Vai repetir Federer e faturar o prêmio Stefan Edberg anos a fio . Nem de longe lembra Djokovic ( o Rei dos abandonos ) ,e Nadal ( queria Saibro até no FINALS ) , na mesma idade. Ele mesmo afirma que tem muita coisa a aprender . Parece não ser o seu caso, caríssimo Waldir. Jamais abandonará o ATP FINALS por está com uma virose que Casper Rudd atestou durante a partida . Fonte : TênisBrasil. Abs !
Esqueci de comentar: as semanas consecutivas da Iga foram pro espaço porque obviamente não há entressafra no tênis feminino no momento. Era uma questão de tempo. Aquele período das tais 237 semanas demorará a acontecer de novo.
Não acompanhantes nada da WTA para variar. Sabalenka já havia interrompido a sequência de IGA por 8 semanas ano passado. E acaba de interromper novamente. IGA optou por trocar de Treinador. A pressão de se manter defendendo os pontos por 237 semanas CONSECUTIVAS, jamais veremos novamente. O ” goat ” caiu fora do posto para 5 Tenistas diferentes . Resistiu somente 122 . Tadinho… rsrs. Abs !
Djoko e Iga tiveram rivais à altura para tomar o número 1, diferente do Federer, pois o jovem Nadal ainda era muito irregular até 2008 e o resto dos adversários nem conta. Abs!
Insistes na mentira aqui e principalmente no Site . Em 2004 Tourinho já bateu Federer em Miami . Em 2005 venceu 12 Torneios sendo 2 MASTERS 1000 nas duras . Mestre Jonas anda recebendo ” joinhas ” dos mesmos do ” grupinho” lá no Site . Pela idade de ambos , pega mal tanta lorota pra fanáticos de fralda que frequentam aquele ambiente. O que jamais aconteceu foi ” entressafra” de coisa alguma. Abs!
Bater ele já batia desde cedo, principalmente no saibro, mas não tinha consistência, assim como Alcaraz agora diante do Sinner.
Em 2005, Nadal ganhou 1 Slam e 4 Masters e outros torneios menores, mas caiu cedo nos outros Slams fora RG. Não teve CONSISTÊNCIA para atingir o número 1, assim como em 2006 e 2007.
Sem choro, rsrs, abs!
Onde está este comentário??? . Ele é totalmente pertinente ? .
Voltaire já disse o belo para o sapo é a sapa; ele estava antevendo os que, ignorando o pleno sucesso do Djokovic insistem em nomear outro como o melhor
Sim, porque nem sempre o melhor vence mais Oswaldo. Lembre-se da seleção brasileira de 1982.
Aquela mesma que cometeu o erro Crasso de não ter jogado com o ótimo Batista para privilegiar e bajular o Corinthians através do superstimado Sócrates ? Apenas pagou o preço por um meio-campo muito pouco defensivo e, assim, desequilibrado e que foi jantado pela Itália.
Não Ronildo, no tênis, o pior nunca vence.
A bem da verdade, e mesmo eu sendo um torcedor dele, Alcaraz não vem jogando bem nos últimos meses. Mas mesmo assim, num tipo de piso como esse, perder pro Ruud foi muito inesperado, diria uma zebra, embora os de sempre devem comentar as baboseiras também de sempre abaixo. Agora com esse suposto problema de saúde a situação torna-se mais clara, desde que nas próximas partidas o espanhol jogue de acordo com o q se espera dele, o q não quer dizer vencer, mas sim convencer…
Neste piso Ruud já fez FINAL neste mesmo Torneio. Fritz não tomou conhecimento de Medvedev que já venceu o FINALS . Sumiram novamente com o meu comentário, onde mostro o que o Sr postou dos mesmos , antes do início do Torneio. Abs!
Não postei acima que os mesmo viriam postar baboseiras kkkkkkkkkkkkkkkkkkk…
Jura ???? kkkkkkkkkkkkkkkk. Abs !
Ps: Carlos Alcaraz jogou barbaridade na FINAL de Pequim. Idem na FINAL de 6 milhões de dólares contra SINNER. Acompanhas mesmo outro Circuito kkkkkkkk. Abs !
Impressionante como se sente em casa no ATP FINALS Alexander Zverev. Sacando barbaridade também com o segundo Serviço ( 80 %) . Ao vencer Rublev em Sets diretos, deixa Carlos Alcaraz em situação delicada . Vai ter que jogar direito e torcer por Sasha contra Rudd pra entrar como segundo. E depois encarar provavelmente SINNER na Semi . Tá feia a coisa pra Tourinho Assassino…rs. Abs!
2025 é a grande chance de Zverev se tornar número 1. Nem que seja por uma semana.
Amado Ronildo, outra vez isso?! Tem mais de meia década que leio e ouço essa esparrela a respeito do alemão amarelão…
Eu não sei pra que falar que cogitou não jogar num país que não respeita o direito das mulheres e ir lá jogar, então quer dizer que tá endossando tudo que acontece lá? Era melhor ter ficado quieta, passaria menos vergonha.
Tenho que concordar com você thiago
Hiprocrisia, esse é o nome.
Ou melhor, hipocri$ia da senhora gauff
Thiago Silva, você foi a favor do Marcelo ou do Mano Menezes?
Tae uma “afro-americana”, na visão de um homem branco, loiro, quais se intitulam “americanos.
Que lástima ainda em 2024 ter que algo que marcs um ser humano, mulher e negra sendo mais uma vez estigmatizada, como se os de pele clara fossem os donos da América, comandando um esporte “de brancos” e “para brancos”.
E a discriminação é esse racismo cultural continua ae, apesar de tudo e pra quem quiser ver.
Ridículo!
Qual a diferença entre escrever afro-americana ou afrodescendente João? O autor não quis apenas pontuar o quanto é difícil uma afrodescendente vencer num esporte de elite à nível global?
Joao do Nascimento, sua avaliação está perfeita, você tem minha anuência…
Olhando um pouco pra frente, este Finals será de vital importância pra definir os principais cabeças-de-chave do Aberto da Austrália.
Se Alcaraz não conseguir tomar o número 2 do Sasha, não só poderá ficar do mesmo lado da chave do italiano, como também poderá ser formado um grupo da morte com Sinner, Alcaraz e Djokovic, sendo que este último poderá cruzar com os cabeças 1 e 2 já nas quartas-de-final ou até antes, caso seja ultrapassado pelo de Minaur e pelo Rublev e vire o cabeça 9.
Há também a chance do Sinner ficar de fora, caso seja suspenso por causa daquele tal 1 bilionésimo, o que, na minha opinião, seria uma injustiça e um exagero.
Maurício, diz aí, qual das partes se preocupará mais, durante o Aberto da Austrália?
Djokovic pegando Sinner ou Alcaraz ou Zverev nas quartas ou o trio Sinner ou Alcaraz ou Zverev pegando Djokovic nas quartas?
Parece que Berrettini contratará o mesmo preparador físico que Sinner demitiu no início deste ano.
O preparador físico que levou uma substância proibida para melhorar o desempenho para os EUA e deu ao fisioterapeuta de Sinner para tratar um pequeno corte, apesar de saber que o fisioterapeuta estava massageando Sinner todos os dias e apesar de saber que era uma substância antidoping proibida. Ainda mais condenável era que ele era o responsável por todos os protocolos antidoping de Sinner.
Boa sorte, Berrettini.
João acaba de ganhar seu primeiro jogo em Lyon. Contra o francês maxime. Só comecei a ver a partir do segundo set 2/1 ,João, 2/2,3/2 ,4/2 com quebra do saque do João, maxime fez 5/2 E João fez 5/3 ,Janvier fechou em 6/3. O francês saca muito bem .acho que fez 10 aces contra 5 do João. O João confia muito nos seus drives batendo até desequilibrado para dar winner. E confia muito no saque tb. No terceiro set foi igual até 3/3,quando Fonseca fez 4/3 ,quebrou o francês, João Fonseca fazendo 5/3,o francês ficou muito irritado jogando a bola contra a parede levou uma advertência e João fechou fácil em 6/3. Jogo duro e que venha o próximo francês. Vamos João seguir em frente
Medvedev venceu o Di Menor e nem comemorou. Se o Sampa vencesse o Linense eu também não comemoraria…
Já sabe que está eliminado mesmo.
Se assistisses o Circuito, saberias que MEDVEDEV tem por hábito não comemorar vitórias contra todos os Tenistas . As vezes o Sr L F 2 chega mesmo a ser engraçado… Rsrsrs, Abs!
Nova vitória de Sinner, sem grandes sustos. É o grande favorito do torneio. Amanhã veremos Alcaraz numa rodada de fogo, em especial se esse mal estar que vem apresentando persistir, pois na teoria é franco favorito contra Rublev…