Pequim (China) – Atual campeã e cabeça de chave número 2 na edição deste ano do WTA 1000 de Pequim, a norte-americana Coco Gauff deu mais um passo em direção à defesa do seu título. Nesta quinta-feira, ela derrotou a alemã Eva Lys em sets diretos, precisando de 1h28 para triunfar com o placar final de 6/3 e 6/4 e assim garantir vaga na semifinal.
Este é o terceiro ano seguido que Gauff chega pelo menos às semis na capital chinesa. Ela agora detém a marca de 14 vitórias e só 1 derrota em Pequim, se tornando a primeira jogadora a chegar a três semifinais consecutivas aqui desde a sérvia Jelena Jankovic, que fez o mesmo entre 2006 e 2008.
Tentando defender com sucesso um título pela segunda vez em sua carreira, após o bicampeonato em Auckland (2023 e 2024), Coco espera agora pela vencedora do duelo entre a compatriota Amanda Anisimova e a italiana Jasmine Paolini, respectivamente terceira e sexta mais bem cotadas ao título na competição.
O tom da partida foi definido logo no primeiro ponto: uma disputa com 16 trocas de bola, na qual Lys deixou suas intenções agressivas bem claras, mas foi negada por um lob e um forehand fantásticos de Gauff. Atual número 66 do ranking, a alemã nunca vacilou em seu compromisso com o ataque e se deu bem em alguns momentos.
“Ela é uma adversária difícil, acertou golpes incríveis correndo”, disse Gauff após a partida, impressionada com a agressividade da adversária. “Eu estava me esforçando ao máximo para me manter agressiva. Apenas mantendo a confiança no meu jogo e não sendo muito passiva quando estava na liderança”, acrescentou a norte-americana.
No primeiro set, Gauff anotou o primeiro break, no quarto game, inaugurando uma quebradeira em sequência que durou até o nono, quando ela salvou um break-point e fechou a parcial no primeiro set-point que teve ao confirmar o serviço depois de cinco quebras seguidas.
A história se repetiu no segundo set, só que de forma mais reduzida. Ao invés das cinco quebras consecutivas, desta vez foram três, entre o quinto e o sétimo game. Gauff levou a melhor com duas a favor e uma contra, soube administrar a vantagem a partir de então e não foi ameaçada, garantindo a vitória e a vaga nas semifinais.