Ribeirão Preto (SP) – A brasiliense Luiza Fullana fez a festa da torcida brasileira no Ipê Golf Club, em Ribeirão Preto, e conquistou o título do Campeonato Internacional Feminino de Tênis, torneio de nível W15 da ITF. Na decisão deste domingo, a atual número 574 do mundo e segunda principal inscrita da competição superou a australiana Kaylah Mcphee, 440ª colocada na WTA e cabeça de chave 1, marcando as parciais de 6/4 e 7/5 em 2h16 de partida.
Este é o segundo título da carreira de Fullana, que em setembro já havia faturado o W35 de São Paulo. Vinda do circuito universitário norte-americano, ela faz em 2024 sua primeira temporada completa como profissional, tendo alcançado outro bom resultado no W35 de Leme, onde fez semifinal duas semanas depois de triunfar na capital paulista.
Aos 23 anos de idade, Fullana começou a temporada na 893ª colocação do ranking, e com o título em Ribeirão Preto somará mais 15 pontos que a deixarão bem próxima da faixa das 520 melhores do mundo, registrando seu mais novo recorde pessoal. Esses pontos, no entanto, só serão contabilizados daqui a duas semanas. Hoje, ela é a sexta principal tenista do Brasil no circuito da WTA.
Melhor no jogo, brasileira oscila no 2º set, mas vence
Bastante eficiente nos games de saque no set inicial, Luiza Fullana ganhou 88% dos pontos com o primeiro saque, anotou quatro aces e não concedeu break-point à adversária. Ela ainda aproveitou a única chance que teve para quebrar a australiana e abriu 1 a 0 no jogo.
A brasileira começou a segunda parcial com tudo e obteve a primeira quebra logo de cara, superando o serviço de Mcphee de zero. No entanto, Fullana não sustentou a vantagem por muito tempo e permitiu o empate no game seguinte. Ela voltaria a pular na frente mais tarde, no quinto game, mas no oitavo novamente viu a oponente igualar o placar.
Com muita raça, Luiza não desistiu e foi atrás de mais uma quebra de serviço no 11º game, ganhando assim o direito de sacar para o título na sequência. Em um game muito tenso, ela saiu de um 0-40 e chegou a desperdiçar um match-point, antes de enfim sacramentar a vitória com um ace e fazer a festa da torcida no interior paulista.
A etapa de Ribeirão Preto do Campeonato Internacional de Tênis Feminino é apresentado pelo Santander, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, e conta com o copatrocínio de Return – uma empresa Santander, Azul – Transportadora Oficial, Stella Artois, Pure Gold, Alupar, Taesa, INNI Bola Oficial e Vivant Clinical Centre. A etapa conta também com o apoio de Ipê Golf Clube e Federação Paulista de Tênis. O evento integra o calendário mundial ITF World Tennis Tour – W15. A realização é do Instituto Sports.
Nem beltrana,nem cicrana,a melhor é a Fullana, parabéns guerreira
Dale!
E haverá de nos dar muitas alegrias futuras! Jogaço dela lá em R.P. Parabéns!
Briga boa em 2025 entre Fullana,Nauhany e Victória quanto aos resultados ano que vem. Fullana tem agora 1 título W35 e 1 título W15. Nauhany poderia também estar comemorando o 1 título hoje nao fosse a derrota pra Australiana Mcphee nos detalhes. Lembrando que Naná bateu a última campeã do USopen juvenil (7a no ranking juvenil) alguns dias atrás. Vai ser interessante cada resultado dessas 3 garotas em 2025 e ranking subindo. Vão roubar a cena.
Parabéns Luísa fullana vamos escalar esse ranking. Rumo ao top 200.depois ao top 100
Essa é guerreira também, não desiste.
Vamos ver como vai se desenvolver agora na Espanha onde vai se dedicar somente ao tênis.