Fonseca supera o top 20 Arthur Fils na estreia do Next Gen

Foto: Corinne Dubreuil/ATP Tour

Jeddah (Arábia Saudita) – A estreia de João Fonseca no Next Gen ATP Finals foi com o melhor resultado possível. Primeiro brasileiro a disputar a competição em sete edições, o carioca de 18 anos e 145º do ranking venceu um duelo de cinco sets contra o francês Arthur Fils, principal cabeça de chave e número 20 do mundo, por 3/4 (9-11), 4/2, 4/1, 1/4 e 4/1 em 1h47 de partida.

Esta foi a primeira vitória de Fonseca contra um tenista do top 20 e a segunda vez que ele vence Fils. Ele já havia superado o rival em sua primeira vitória na ATP, durante o Rio Open. Na ocasião, o francês ocupava o 36º lugar do ranking. O francês já tem três títulos de ATP, dois deles neste ano em Hamburgo e Tóquio.

“Foi uma boa partida. Sabia que seria difícil desde o primeiro ponto e também sabia que a vitória que tive contra ele no Rio teria importância desse jogo. Ele também sabe do que sou capaz. Acho que nos momentos importantes, joguei melhor e fui agressivo, como sempre jogo. Acho que essa foi a diferença hoje”, disse Fonseca após a partida.

Duelo com Tien pode valer vaga na semifinal

Fonseca agora assume a liderança do Grupo Azul em Jeddah, por ter melhor aproveitamento de games que o norte-americano Learner Tien, que venceu o tcheco Jakub Mensik também em cinco sets. Eles se enfrentam nesta quinta-feira, no encerramento da programação. Já Fils e Mensik buscam a recuperação no torneio e duelam às 13h (de Brasília).

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Já no Grupo Vermelho, o norte-americano Alex Michelsen e o francês Luca Van Assche venceram seus jogos de estreia nesta quarta-feira, enquanto Nishesh Basavareddy e Juncheng Shang, que tentam se recuperar, abrem a rodada às 8h. Os dois melhores de cada chave avançam às semifinais.

Duelo de cinco sets contra o principal cabeça de chave

O primeiro set da partida foi inteiramente sem quebras ou break-points durante 32 minutos. Após o domínio dos sacadores durante seis games, o tiebreak teve maior alternância no placar. Fonseca chegou a ter dois set-points, arriscou na tentativa de uma passada para explorar a subida do francês no primeiro, enquanto Fils salvou o segundo com bom saque e primeira bola. O carioca não conseguiu aproveitar alguns pontos em segundos serviços do rival. E as duas duplas faltas cometidas no tiebreak, uma delas no 9-9, custaram a perda do set.

Fonseca começou melhor no segundo set e conseguiu a quebra para sair vencendo por 3/0. Desta vez, ele soube aproveitar os games em que Fils colocou poucos primeiros serviços em quadra. Ainda que o francês tenha devolvido a quebra, o carioca recuperou a vantagem na parcial e igualou a partida. No terceiro set, o carioca não teve o saque ameaçado e conseguiu mais uma quebra, passando à frente no placar geral. Ele também contou com o momento em que o francês baixava um pouco a intensidade.

No início do quarto set, Fils escapou de um game complicado com um ace para fazer 2/1. Na sequência, quebrou o serviço de Fonseca, o que foi fundamental para forçar o quinto set. Mas a reação do principal cabeça de chave não abalou a confiança do brasileiro. Ele não teve o serviço ameaçado no set decisivo e voltou a explorar o segundo saque do francês para voltar a quebrar e consolidar sua vitória na estreia.

 

57 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Andre Borges
Andre Borges
1 mês atrás

O Fonseca bate muito pesado na bola puta merda….. Dalcim essa partida conta pras estatisticas da ATP? Pra fins de HxH é 2×0 Fonseca ou 1×0 Fonseca contra o Fils?

Paulo A.
Paulo A.
1 mês atrás
Responder para  Andre Borges

Joãozinho, uma vez mais, mostrando a que veio…o futuro parece ser brilhante!

Adriano T
Adriano T
1 mês atrás

Parabéns Fonseca, já iníciou em Jeddah retribuindo todos os holofotes que os árabes colocaram sobre ele, mesmo quando sua classificação estava em risco e nada mais nada menos o cabeça 8 vencendo o cabeça 1.
Fantástico !!!

Esse nosso garoto vai voar em 2025 !!!

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Adriano T

Exibição típica de quem já consegue jogar nas duras como se estivesse no Saibro. Aos 18 , seu arsenal já é de um fenômeno. Pelo menos a nível de América. Abs!

Evaldo L. Fernandes
Evaldo L. Fernandes
1 mês atrás

Parabéns Fonseca. Você vai longe.

Adalberto
Adalberto
1 mês atrás
Responder para  Evaldo L. Fernandes

Torcer para o João não dá o mínimo trabalho!
Até os negativos desaparecem, kk…
VQV JOÃO!

Jorge Luiz
Jorge Luiz
1 mês atrás

Grande Fonseca, com certeza é diferenciado

Vicente
Vicente
1 mês atrás

João não matou o jogo em 3 x 0 pq deu uma bobeada no tiebreak do primeiro set. jogo foi parelho e podia ter ido pro lado do francês. Mas caiu pro nosso lado e é isso que importa. Acredito que 2025 seja um ano ainda de aprendizado pro João onde nem sempre os resultados virão mas vai servir pra torná-lo mais completo, mais competitivo e com mais domínio da quadra. O melhor de tudo é o inegável potencial e a postura de ganhador q ele tem, e isso faz muita diferença.

Fernando S P
Fernando S P
1 mês atrás
Responder para  Vicente

Vai terminar 2025 no Top 50 e isso deve puxar os outros. Não duvido que o Wild termine nessa faixa e o Monteiro volte ao Top 80.

Vicente
Vicente
1 mês atrás
Responder para  Fernando S P

Acredito nessa faixa de ranking tbm

Rockton
Rockton
1 mês atrás
Responder para  Fernando S P

Wild não tem mental para ser top 50 por muito tempo. Pode até chegar lá em um bom mês, mas não se firma por muito tempo.

jose carlos
jose carlos
1 mês atrás
Responder para  Fernando S P

nada a ver com nada essa conversinha mole de que um tenista vai “puxar” um outro apenas e tão somente porque ambos compartilham uma nacionalidade e um passaporte em comum… Wild teve várias oportunidades de crescer e evoluir na carreira, mas deixou passar e vem há muito tempo estagnado e o Monteiro, mesmo muito mais limitado tecnicamente, foi o que segurou a barra do tênis brasileiro por um tempo, mas já caminha da metade pro final da carreira. Agora João Fonseca é de um outro nível e não deve absolutamente nada do seu talento para jogar ao “Brasil” ou aos “brasileiros”. Se quer chegar ao topo o ideal seria já cortar pela raiz logo de cara toda essa papagaiada carnavalesca, nacionalista e patriótica. Ele é ele e o resto é só um resto.

Evandro
Evandro
1 mês atrás
Responder para  jose carlos

As coisas não obedecem a lógica que a gente põe. Existe esse “puxar”, queira ou não. O tênis italiano vive um boom; o brasileiro, guardadas as proporções, também!

Fernando S P
Fernando S P
1 mês atrás
Responder para  jose carlos

Deu uma bela viajada inferindo coisas que eu não escrevi e não pensei. Quando um país tem atletas de alto nível, outros percebem melhor a necessidade de aumentar os seus esforços para melhorar a performance.

Talvez essa obviedade não valha para o tênis, considerando que as competições não são locais, mas acredito que o intercâmbio entre atletas do mesmo país seja, em média, um pouco mais frequente e que isso, de certa forma, os impacte.

Grandes atletas acabam se tornando uma referência para os demais.

Leonel
Leonel
1 mês atrás

Fils virou freguês. Achei isso caso perdesse do João hoje. perdeu no saibro do Rio Open e no Hard nas Arábias Já estamos colocando pressão no confronte de fevereiro contra o time francês da Copa Davis. Fils top 20. Agora é derrubar o frances sacador Geovani Mpetish. Davis promete.

Fernando S P
Fernando S P
1 mês atrás
Responder para  Leonel

Davis não dá para contar. O time da casa escolhe todas as condições que lhe são favoráveis.

O Fils é o #2 francês. O #1 é o Ugo Humbert.

Gabriel Vellutini
Gabriel Vellutini
1 mês atrás
Responder para  Fernando S P

Acho que o Fonseca encara qualquer um do time francês. Pode até perder. Mais vai dar um trabalho do caramba. Fils já sabe que pra ganhar do Fonseca vai ter sacar muito. Vai ter que ter uma porcentagem de 1° saque na casa de 85% pra mais e pontos com o 1° na casa de 90%. Isso por si só já é difícil. Pq o João ataca muito bem o 2° saque e a bola do João anda mais que a do francês. Já contra o Humbert acredito que o jogo do francês não encaixe muito contra o estilo do João. De novo vai ter que sacar muito e no nível de porcentagem que já citei. E tem mais o Humbert tem como ponto forte o inside out de forehand. E por ser canhoto vai bem na direita do Fonseca. E o João gosta muito de usar o peso da bola do adversário e ainda colocar um toque a mais. É só ver o 1° vídeo da matéria. Quem assiste os jogos do João sabe disso pq ele fez muito esse tipo de jogada e com sucesso. É só ver jogos em torneio grande e principalmente na Davis qdo jogou contra jogadores top 100 com exceção do confronto contra a Bélgica. Se o Humbert quiser ir no backhand do João a chance de tomar winner na paralela ou o João virar o controle do ponto é grande. Pq no backhand, o repertório do João é grande. Ganha muitos com winners tanto na paralela quanto na cruzada curta. E se o Humbert querer sacar e volear do jeito q fez no master 1000 de Paris é complicado pq além de ser desgastante precisa de alta porcentagem de 1° saque. E tb tem o fator peso. A bola do João anda demais não é fácil de volear e a chance do Humbert tomar umas passadas seja em winners como as de 2 tempos ( a famosa bola no pé e depois passada onde quiser.)
Por isso acredito que o João tem totais condições de vencer os dois franceses citados. Mas sabemos que tênis é dia. Se os adversários estiverem num bom dia eles podem vencer mas que vão ter jogar muito pra isso. Pq João vende muito caro suas derrotas.

Marcelo
Marcelo
1 mês atrás
Responder para  Leonel

Dois campeonatos completamente opostos. Davis país sede escolhe piso, bola, local. França amplamente favorita. Mas surpresas acontecem

jose carlos
jose carlos
1 mês atrás
Responder para  Leonel

os franceses devem estar tão “pressionados” que nem vão dormir hoje a noite, pacheco

Evandro
Evandro
1 mês atrás

Era para o Fonseca e o Tien estarem em busca de recuperação na chave e eis que os poderosos Fils e Mensik é que irão duelar pela sobrevivência e um, provavelmente, já volta pra casa! Incrível começo.

Última edição 1 mês atrás by Evandro
João Sawao ando
João Sawao ando
1 mês atrás

Grande João Fonseca ganhou do favorito.agora é pegar o tien que é outra carne de pescoço. Na torcida …para ir a semi….e quem sabe a final

Rodolfo B.
Rodolfo B.
1 mês atrás

O fils estava atordoado, Fonseca jogou muito… Nós brasileiros teremos muitos motivos para acompanhar tênis nos próximos anos, ele é diferenciado, não podemos dizer onde vai chegar, mas a tranquilidade e a qualidade de seu jogo nos momentos importantes impressiona.
Deu dupla falta, perdeu o primeiro set, não se abateu voltou pra partida amassando um adversário top 20. Que prazer poder ver o João jogar, esse finals promete, e ele não abaixa a cabeça para ninguém não, os cabeças de chave vão torcer muito pra ele não furar o qualy desse AO.

Leonel
Leonel
1 mês atrás
Responder para  Rodolfo B.

É bem isso mesmo. O muleque vai aprontar pra cima de qualquer um do circuito. Hoje só um acredito que não permitiria surpresa contra Fonseca. É o Sinner. Esse Italiano tá digno de ser número 1.”tá sobrando”.

Gil
Gil
1 mês atrás

Fantástico, sensacional. E jogou muito, mas muito bem! Ainda pode melhorar, mas caramba: a segurança (perdida após lesão no punho) voltou, a garra, a confiança, a concentração são de veteranos cascudos e passou a estourar menos as bolas, naquelas pancadas que iam pra fora. Pessoal, o cara fez 18 neste segundo semestre, o mais novo desse torneio de novos… e jogou muito… imagine daqui uns 3 ou 4 anos…

Tom França
Tom França
1 mês atrás

Alguém pode me dizer por favor, porque só vai até 4 e não 6, o mínimo de games? E se também as vitórias contam ponto pro ranking da ATP?

Tom França
Tom França
1 mês atrás
Responder para  Mário Sérgio Cruz

Obrigado pelas informações!

Leandro Schulai
Leandro Schulai
1 mês atrás

Esse torneio gera pontos pro ranking ou somente $$$?

José Nilton Dalcim
Admin
1 mês atrás
Responder para  Leandro Schulai

Não dá pontos

Haroldo Guimarães
Haroldo Guimarães
1 mês atrás

É o que eu disse, não importa o adversário, e sim jogar bem e ganhar. Adquirindo experiência é mostrando que não é coadjuvante. Parabéns Fonseca, vc vai longe. Até onde não sabemos, nas torcendo sempre.

Juscelino Pinho
Juscelino Pinho
1 mês atrás

Fonseca, logo será top 50. Joga demais.

Fernando
Fernando
1 mês atrás

Fonseca tem um futuro brilhante pela frente mas eu concordo com Thomas Koch. O garoto deveria cursar primeiro a faculdade. Pelo menos no tênis universitário ele terá oportunidade de conhecer seus futuros adversários e aprimorar seu tênis. Se eu fosse o Fonseca faria uma promessa pra mim mesmo, se no final de 2025 eu não estiver entre os 80 do mundo eu volto para o tênis universitário.

DENNIS SILVA
DENNIS SILVA
1 mês atrás
Responder para  Fernando

Ainda bem que ele não dá vê esses comentários.

Maurício
Maurício
1 mês atrás
Responder para  Fernando

Blá blá blá, do universitário praticamente só sai alguns norte americano, de resto é um ou outro, que Brasileiro bom saiu do universitário últimos 10 anos, olha que dos melhores Brasileiros todo ano tá indo a metade para o universitário. Universitário é para jogador que não tem dinheiro/ patrocínio para se manter no profissional ou não confia no seu talento/dedicação

André Aguiar
André Aguiar
1 mês atrás
Responder para  Fernando

O caminho do tênis universitário nos EUA já ficou para trás…felizmente.

Fernando S P
Fernando S P
1 mês atrás
Responder para  Fernando

Onde o Koch disse isso? Foi algo recente ou já faz um ano?

A NCAA é para tenistas que não se vislumbra nível ATP no curto prazo. O João mostrou no Rio Open que iria alcançar esse nível em breve. O universitário vale para quem precisará passar pelos outros níveis durante o período universitário (e se for CH só se conseguir uma vaga nos Top 20 programas de tênis).

Última edição 1 mês atrás by Fernando S P
Walter Alberto
Walter Alberto
1 mês atrás
Responder para  Fernando S P

O Tomaz disse isso na entrevista logo depois do jogo do João no Rio Open para a Globosat.

Leonel
Leonel
1 mês atrás
Responder para  Fernando

Kkkk. Concordo. Thomaz koch perdeu a chance de ter ficado quieto nessa. Todos erram. Vai que um talento desse Fonseca aceita uma sugestão dessa e o garoto se apaixona pela Universidade( cursos que o João depois do sucesso poderia fazer aos montes com a grana recebida no tênis). Jogar tênis Thomas é só nessa idade. Estudar poderá ser a vida toda. Enfim , Não diminui a admiração que todos temos pelo Koch. Mas que chutou pra cima da trave e longe, chutou. Bora lá.

Vinicius
Vinicius
1 mês atrás
Responder para  Leonel

A família do João tem grana ele não precisa se preocupar com isso e o nível dele é muito alto pra ele perder tempo com tênis universitário o Koch viajou.

Walter
Walter
1 mês atrás
Responder para  Fernando

Ainda bem que ele não ouviu o Koch, mas sim o Sinner, que disse a ele que o lugar dele era no circuito e não no college.

Andre Borges
Andre Borges
1 mês atrás
Responder para  Fernando

Ir pro universitário conhecer os futuros adversários de que jeito se os futuros adversários dele estarão disputando o circuito e não o universitário?? Seu comentário fez um total de zero sentido. Como disseram aí embaixo ainda bem que ele tem uma equipe muito forte e preparada que sequer deixa ele ler esse tipo de alucinação.

Realista
Realista
1 mês atrás

É uma boa vitória, mas é preciso segurar as expectativas. O Fils já deu entrevista dizendo que só está aí pq foi obrigado e que usaria o torneio como laboratório para configurar sua raquete.

Walter
Walter
1 mês atrás
Responder para  Realista

Desculpas antecipadas

Fukuha
Fukuha
1 mês atrás

Cara o moleque manda bem demais, difícil não associar o tênis dele com o Siner, não acha mestre Dalcim?
Creio que estamos diante de um fenômeno do tênis, uau top demais,

trackback

[…] – A vitória na estreia do Next Gen ATP Finals traz bastante confiança para João Fonseca. Após superar o francês Arthur Fils, principal cabeça de chave e número 20 do mundo, o carioca de 18 anos tem a chance de se […]

Guilherme E.S. Ribeiro
Guilherme E.S. Ribeiro
1 mês atrás

Que vitória do Fonseca. Sua maior na carreira. João promete e traz boas expectativas para os brasileiros. João está fechando entre os 150 do mundo no seu último ano com idade de juvenil.
Como comparação, vamos avaliar as últimas 10 gerações antes do João e ver quantos fecharam o último ano de idade como juvenil entre os 150:

Geração 2005: nenhum ( melhor nome Jakub Mensik, nº165)
Geração 2004: 1 ( Luca Van Assche, nº139)
Geração 2003: 2 ( Carlos Alcaraz, nº32 e Holger Rune, nº103)
Geração 2002: 1 ( Lorenzo Musetti, nº128)
Geração 2001: 1 ( Jannik Sinner, nº78)
Geração 2000: 1 ( Felix Aliassime, nº108)
Geração 1999: 1 ( Denis Shapovalov, nº51)
Geração 1998: 3 ( Frances Tiafoe, nº108, Stefan Kozlov, nº116 e Duckhee Lee, nº149)
Geração 1997: 1 ( Alexander Zverev, nº83)
Geração 1996: 2 ( Borna Coric, nº102 e Thanasi Kokkinakis, nº150).

Vendo esses nomes, 9 dos 13 tenistas da lista acima chegaram no TOP20, quase 70%, e mais da metade ( 7 de 13) foram TOP10.

João está fechando o ano como o melhor tenista da geração 2006. Se olharmos o melhor tenista de cada geração da lista acima, de 10 nomes 8 foram TOP20, sendo que as duas gerações que não atingiram são a de 2004, onde o 2º melhor jogador aos 18 ano foi o Arthur Fils, na época 251 do mundo, e hoje já TOP20 e a geração 2005, onde Mensik este ano já atingiu o TOP50 e tem tudo para ser TOP20 nos próximos anos.

E mais uma informação, se olharmos os TOP20 atuais Fonseca tem melhor ranking aos 18 anos do que 13 deles na mesma idade ( Fritz, Medvedev, Ruud, Rublev, De Minaur, Dimitrov, Tsitsipas, Paul, Humbert, Draper, Hurkacz, Khachanov e Fils) e pior ranking do que 7 ( Sinner, Zverev, Alcaraz, Djokovic, Rune, Musetti e Tiafoe). E desses 7 melhores que ele, 6 foram TOP10.

Isso mostra que a probabilidade do João ser TOP20 é grande, isso confirma as expectativas sobre ele e as esperanças dos torcedores. Para ser precisa continuar trabalhando e evoluindo mentalmente, tecnicamente e fisicamente, como todos estes TOPs fizeram. Mas promete muito.

Fernando S P
Fernando S P
1 mês atrás
Responder para  Guilherme E.S. Ribeiro

Que interessante, Guilherme! Obrigado por dedicar teu tempo e compartilhar!

Guilherme E.S. Ribeiro
Guilherme E.S. Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Fernando S P

Valeu Fernando. Gosto de trazer informações que possam ser relevantes para embasar as opiniões e discussões. Percebo que você também faz isso e valoriza esse tipo de informação, sempre com opiniões bem ponderadas e educadas. Um grande abraço.

José Afonso
José Afonso
1 mês atrás
Responder para  Guilherme E.S. Ribeiro

Excepcional comentário.

As estatísticas estão a favor de João. Vamos torcer!

André Aguiar
André Aguiar
1 mês atrás
Responder para  Guilherme E.S. Ribeiro

Excelente levantamento, Guilherme.

Carlos Eduardo Bernardino
Carlos Eduardo Bernardino
1 mês atrás

Sem comentários, sou fã do Joao Fonseca desde o inicio da temporada quando vi o seu jogo no aberto do Brasil, fantástico esse é o único da nova geração que vai vingar, muito bom em diversos pisos além de um mental forte e um jogo agressivo. Parabéns João

Nei Costa
Nei Costa
1 mês atrás

Fonseca arrebenta!!!! Kkkkkkk

Samuel, o Samuca
Samuel, o Samuca
1 mês atrás

Maravilha!!!

Paulo
Paulo
1 mês atrás

Parabéns Fonseca por mais uma excelente vitória em cima de um top 20. Você tem talento suficiente para chegar ao top 50 ainda no primeiro semestre de 2025.

Sergio
Sergio
1 mês atrás

Fonseca é o cara. Grande futuro que já está virando realidade. Excelente jogador.

plugins premium WordPress

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.