Nova York (EUA) – A participação de João Fonseca no quali do US Open chegou ao fim nesta quinta-feira com a derrota na terceira e última rodada da fase classificatória. Um ano depois de conquistar o título na chave juvenil, o carioca de 18 anos ficou a uma vitória de entrar em uma chave principal de Grand Slam pela primeira vez na carreira. Superado pelo norte-americano Eliot Spizzirri em três sets nesta quinta-feira, Fonseca avaliou ter feito boa partida e sai confiante para a sequência da temporada.
“Foi um jogo duro. Faltou pouquinho para a chave principal, mas estou feliz com a maneira como eu lutei e competi. Joguei um bom nível de tênis e não foi fácil hoje, ele esteve melhor do que eu em boa parte do jogo”, disse Fonseca, após a derrota para Spizzirri por 7/6 (10-8), 6/7 (5-7) e 6/4 em 2h40 de partida.
O brasileiro chegou a salvar cinco match-points na partida, quatro deles no segundo set. Ele estava perdendo a parcial por 5/2, mas reagiu para forçar o tiebreak e igualar o jogo. Com uma quebra no início do set decisivo, o norte-americano sustentou a vantagem até o final e Fonseca ainda fez um último bom game de saque e salvou mais um match-point no fim do jogo.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
“Fui lutando, ele foi me dando algumas brechas e eu fui seguindo, mas as oportunidades que tive para reverter o placar eu não consegui aproveitar. Mas acontece, então agora é seguir trabalhando com a minha equipe. Isso é o mais legal, é o tanto de coisa que tenho para melhorar e também tudo o quê já atingi. Agora é seguir porque é só o começo”.
Não acho que foi em bom nível, teve um jogo cheio altos e baixos, oscilou demais e fez muitos erros não forçados.
Normal…o jogo era imenso para um garoto que podia estar ainda jogando juvenil…
Queria muito! Vai se acostumar com a pressão e vai melhorar muito com isso… o jogo tem de tudo que precisa
Você não assistiu o jogo.
Ele foi sincero e reconheceu os méritos do Adversário.
Fez um bom jogo sim, conseguiu reverter quando perdia no segundo set. E no terceiro, mesmo saindo perdendo, ficou tentando até o fim.
Placar foi 7×6, 6×7, 6×4.
Qual é o bom nível que você queria, para um jovem de 18 anos X um jogador de 22 anos, jogando em sua casa.
Os dois fizeram grandes jogados, e pontos disputadissimos.
Parabéns Fonseca pela boa partida e boa campanha.
Força para o resto da Temporada.
Cara,…erros não forçados acontecem com quem tenta ir para vencer o ponto. Se for só devolver, empurrar a bola pro outro lado, não rola,..não vai longe. Lembro da Bia,…quando era 200…300 do ranking,…soltava o braço e muitos criticavam q só sabia dar pancada e errava um monte, mas eu sabia que estava no caminho certo,…hj top 10…20, já é uma vitorio$$a independente do resto da carreira.
Não sei realmente qual a sua expectativa em cima de um garoto que completou 18 anos na última quarta feira, recém saído do juvenil – Fez uma partida em bom nível sim – as oscilações são absolutamente normais – ambos tiveram inclusive – o americano sacou muito bem, bate muito forte, e é um tenista mais experiente, jogando em casa e muito mais adaptado ao piso duro.
Foi um jogo muito bem jogado, embora com muitos erros não forçados (mais do João !), e foi por pouco que este garoto não entrou na chave principal. Eu não sei se existe esta possibilidade, mas torço muito para que entre como LL.
Luck looser sem.chances. apesar que nosso Fonseca dispensa QQ crítica. Tá superando muito em tudo. Sinceramente pelo que ele se doou, cresceu nesse Qualy não vai fazer falta o LL. Guri vai jogar todos os slams daqui pra frente na chave principal.Bora pra frente. Agora tem também a Victoria pra curtir seu crescimento profissional e também no ranking. Menina vai fazer bons jogos no PRO bonito de se ver. Lógico que vai perder jogos interessantes mas agora só subida.vai ser atração nos ITFs do Brasil. Alguém dúvida que ele vai receber convites?
No caminho certo!
Tem chance de lucky loser?
Muito difícil.
Tem chance de entrar como LL Dalcim?
Muito difícil, já que quatro cabeças perderam na rodada final e pelo menos mais dois com ranking superior ao dele. Nos Slam, junta-se quatro de maior ranking e sorteia a cada vaga que houver. Então teríamos de esperar pelo menos três ou quatro desistências e ainda sorte.
Curiosidade pra ver como se comporta o aspecto físico do João numa partida de melhor de 5 sets. Todo jogo que assisto dele é uma tortura quando ela vai pro 3° set, principalmente quando os dois primeiros são de muitos games, tipo 7/6 ou 7/5.
Sempre digo isso: os jogadores brasileiros não estão acostumados a passar da 1ª ou 2ª rodada. Sempre que tem que fazer 2 ou mais jogos, o físico cai demais. Talvez com o Fonseca seja ainda mais pereceptível, por ele ser muito jovem.
De acordo.
Assisti ao jogo e torci demais, é uma pena que não deu mas parabéns Joao. Com certeza você está no caminho certo, criticas sempre virão mas continue treinando e fazendo o seu melhor pois os frutos com certeza você já está colhendo e só vai melhorar. Faça sua parte e se possivel trabalhe o fisico o mental e a parte espiritual, ambos caminham junto para o sucesso.
O Eliot Spizzirri jogou muito. É um excelente jogador que está iniciando no profissional agora após o circuito universitário, onde era o líder do ranking. Impressionante como o Fonseca sustentou o jogo de igual pra igual com um oponente desse nível e muito mais rodado. Muitos pontos cinematográficos.
Considero que jogou num bom nível sim. Teve um set point no primeiro set. Ficou abatido com a derrota neste set e começou mal o segundo set, mas deu a volta por cima, mas gerou um desgaste para sua condição física. Vem atendendo minhas expectativas, mas sou consciente que ele começou o quali na condição de juvenil. Vai evoluir muito. Parabéns João.
Lamentei muito a derrota do João! Seria ótimo vê-lo na principal. Mas o João joga muito ! vamos ter muita alegria com ele
Jogou sim em bom nível. O jogo ocorreu com a quadra lotada e com torcida para os dois lados, o que criou ainda mais um clima de final para a partida e causou nervosismo aos jovens jogadores em muitos momentos.
Porém, para o brasileiro, a partida foi decidida principalmente por erros não forçados em pontos importantes.
No game de desempate do primeiro set, quando conseguiu um mini break e poderia ter fechado com seu serviço, João subiu mal à rede, praticamente ajeitando para o adversário fazer a passada e se abateu e acabou perdendo o set.
Apesar da reação no segundo set, teve de salvar um 0-40 decisivo e conseguiu levar novamente ao tie-break, quando teve de superar suas próprias falhas para vencer: dos 5 pontos que o americano venceu, 4 foram erros não forçados do brasileiro.
Ou seja, apesar do bom nível e mais experiência do jogador americano, o brasileiro poderia ter vencido em sets diretos se tivesse errado um pouco menos no primeiro set.
É bom que ele reconheça que pode melhorar, e certamente vai.
Quantas desistências são necessárias para conseguir o LL?
Pelo menos três.