Fonseca luta por 2h40, mas cai na rodada final do quali

Foto: Rena Baer/Lexington Challenger

Nova York (EUA) – Depois de duas vitórias no início da semana, João Fonseca foi eliminado na rodada final do quali do US Open, superado pelo anfitrião de 22 anos Eliot Spizzirri por 7/6(8), 6/7(5) 6/4 em 2h40 de partida nesta quinta-feira. Não faltou luta ao carioca de 18 anos, que chegou a salvar cinco match-points na partida, quatro deles no segundo set.

Campeão juvenil do ano passado, Fonseca ficou a uma vitória de disputar uma chave principal de um Grand Slam pela primeira vez. Ele está com o melhor ranking da carreira, ocupando 162º lugar e vai ganhar 16 pontos na ATP e o prêmio de US$ 52 mil.

Foi a segunda vez que Fonseca jogou um quali de Slam, caindo na estreia de Wimbledon no mês passado. Em ambos os casos, priorizou torneios preparatórios nos mesmos pisos, jogando challengers na grama inglesa e no piso duro dos Estados Unidos, com direito à sua primeira conquista como profissional em Lexington.

Algoz de Fonseca nesta quinta-feira, Eliot Spizzirri vai disputar seu primeiro Grand Slam como profissional. Apesar de ocupar atualmente apenas o 343º lugar da ATP, ele recebeu convite para o quali, referendado pela liderança do ranking da Intercollegiate Tennis Association (ITA), que considera os principais resultados do tênis universitário norte-americano.

Também por isso, foi um dos beneficiados pelo programa da aceleração da ATP junto às ligas universitárias, com vagas em challengers nesse período de transição para o circuito profissional.

Fonseca chegou a salvar cinco match-points

Em um primeiro set com duas quebras para cada lado, Fonseca esteve por duas vezes em vantagem no placar, chegando a liderar por 2/0 e 3/1, mas não conseguiu sustentar a liderança. Após o empate por 3/3, os sacadores prevaleceram sem enfrentar break-points até o fim do set.

Durante o tiebreak, Fonseca esteve novamente em vantagem no placar e liderou por 5-3, quando Spizzirri aplicou uma ótima passada na paralela. Depois disso, o norte-americano teve muito sucesso no jogo de saque e primeira bola. O brasileiro chegou a ter um set-point, quando vencia por 7-6, mas errou uma devolução. Já no 8-8, fez uma dupla falta, permitindo ao rival ter o saque para fechar a parcial.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

O segundo set começou com Spizzirri confirmando seus games de serviço de forma bastante tranquila. Ele ainda conseguiu uma quebra e saiu vencendo por 4/1. Fonseca não conseguia ameaçar a liderança do adversário no placar até o momento em que o tenista da casa sacava para o jogo, com 5/3 no placar. Spizzirri enfrentou um 0-40 e não evitou a quebra. Fonseca ganhou confiança. Em novo tiebreak disputado, ele encaixou uma série de aces que foram decisivos para igualar a partida.

Logo na abertura do terceiro set, Spizzirri conseguiu a quebra. E depois manteve o saque de zero. O tenista da casa vinha confirmando os games de forma tranquila até o 4/3. No oitavo game da parcial, ele sobreviveu a um game longo, sem enfrentar break-point. Pressionado, Fonseca fez um bom game de saque quando já perdia por 5/4. Mas o norte-americano não deixou escapar a segunda chance de fechar a partida.

58 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Leandro Antonio
Leandro Antonio
2 meses atrás

Partida fraquíssima do João. Vi o jogo a partir do 5 a 2 do 2 set e não lembro de vê-lo com o forehand tão travado e errático, com pouquíssimos winners. Sem contar os erros grosseiros de backhand e zero segurança nas trocas de bola. Parece que o nervosismo da última rodada do qualy impediu que o brasileiro jogasse 50% do que sabe.

PRGF
PRGF
2 meses atrás
Responder para  Leandro Antonio

QUe jogo vc assistiu?

Foi um jogão… os dois jogaram muito… O adversário aproveitou aquele momento de relaxamento do 3º set do joão (depois de buscar uma virada espetacular no segundo set), para conseguir a unica quebra do 3º set…
O que é mais que normal… tem muito jogador veterano que continua caindo na arapuca do relaxamento do primeiro game após um set difícil… Com a experiencia vai controlando essas situações…

Fraquíssimo???? Esse pessoal só pode estar de brincadeira… O João não aliviou mesmo em momentos dificeis… esse menino ainda vai dar muito orgulho… Mesmo com tanto caboclo torcendo contra…

Apesar da derrota e de saber que o Fonseca deve estar chateado… Eu fiquei orgulhoso… e ainda mais esperançoso que ele vai longe…

Última edição 2 meses atrás by PRGF
Leandro Antonio
Leandro Antonio
2 meses atrás
Responder para  PRGF

Vi a partida sem analisar como um ufanista doente. O fato dele ter feito uma partida muito abaixo das expectativas não invalida o seu imenso potencial. Qual a dificuldade de vocês em lidar com críticas pontuais? Cresçam, amadureçam, sejam menos fanáticos.

Henrique
Henrique
2 meses atrás
Responder para  Leandro Antonio

Discordo que foi crítica pontual, comentário de corneteiro que deve jogar 5 classe e perde na primeira ronda, ou talvez jogue beach

Renato
Renato
2 meses atrás
Responder para  PRGF

Exatamente. Grande jogo, entre dois tenistas muito jovens e promissores. Claro que um jogo não define o futuro, mas vejo esses dois com potencial para figurar nos primeiros escalões do tênis. O segundo set foi muito bom, pena ter iniciado tão mal o terceiro, aí não conseguiu recuperar novamente.

Leonel
Leonel
2 meses atrás
Responder para  PRGF

Concordo contigo PRGF. Jogou muito e temos que ter humildade de reconhecer que o americano jogou muito também. Essa partida poderia cair pra qualquer lado. Caiu pro americano que tem 22 anos calejados (cascudo). Nosso Fonseca ainda não criou o mínimo de casca. Fonseca é talento puro mas algumas partidas parelhas ele vai perder pela inexperiência ainda(a casca). No 1 set ele quebrou o americano ,2 vezes seguidas e permitiu que no game seguinte fosse quebrado. Elle aprendeu com isso que tem que ter consistência e que 1 quebra de vantagem tem que ser a bola do.jogo quando jogar contra os top. Ele teve 2 oportunidades aí com as vantagens de quebrar e não aproveitou..era jogo de 2×0. Por estar favorito foi perigoso(enganoso). Deu errado. Fonseca deve ter chorado muito essa oportunidade mas vai sair mais forte e digo mais em condições normais de agora em diante ele vai ganhar de boa desse americano. Americano veio no WC sem compromisso algum.

Philip
Philip
2 meses atrás
Responder para  Leonel

O americano veio com quase tanta credencial quanto o João. Um dos 4 tenistas da história que lideraram o ranking universitário 2 anos seguidos.

Eduardo
Eduardo
2 meses atrás
Responder para  Philip

Sim, tem tudo para subir mto rapido também!!

Adalberto
Adalberto
2 meses atrás
Responder para  Leandro Antonio

kkkk… como é fácil criticar…

Willian Rodrigues
Willian Rodrigues
2 meses atrás
Responder para  Leandro Antonio

Moss… Nosso garoto, 4 anos mais jovem que o adversário, perdeu um jogo onde houve 2 tiebreaks e salvando 5 match points! Você afirma que a “partida foi fraquíssima”??!!
Sem contar que o americano já tem a vivência do circuito universitário…
Estou feliz demais pelo que João Fonseca demonstrou nessa semana.

Última edição 2 meses atrás by Willian Rodrigues
Gusmão
Gusmão
2 meses atrás
Responder para  Leandro Antonio

Sempre aparece um garoto querendo colocar pressão na carreira do Fonseca.
Ele está fazendo muito com 18 anos, a sua expectativa é que é ufanista, querendo que ele faça demais.

Fernando Romero
Fernando Romero
2 meses atrás
Responder para  Leandro Antonio

Entre o desastroso do Leandro Antônio e o jogão do PRGF eu fico no between. Eu diria que foi uma performance opaca do Fonseca, o que equilibrou o jogo e o tornou interessante pra quem gosta de tênis.

Leonel
Leonel
2 meses atrás
Responder para  Fernando Romero

Também acho Fernando. Em condições normais, o Fonseca manteria as duas quebras a favor no 1 set sem sofrer quebra nenhuma e no 2 set seria 1 ou duas quebras de novo pro Fonseca. Isso lógico jogando no melhor nível. Caiu pq o adversário.endureceu quando também.no 1 set João deixou ser quebrado. Tipo assim “deu.moral pro adversário”. Era jogo dominável 6×2 e 6×4.

Davi Poiani
Davi Poiani
2 meses atrás
Responder para  Leandro Antonio

Cara, foi um jogaço, muito parelho. Tu viu pouco do jogo então ou só ficou vendo o placar e não o jogo. O primeiro set muito disputado vencido pelo americano no tie break. No segundo set o Fonseca esteve um break atrás, salvou uma porrada de match points, levou no tie break e venceu o set! Que raios disto ser uma partida fraquíssima?

A quadra estava lotada de torcida pros dois lados, baita de um clima bacana. Nem parecia partida de challenger. Baita de um entretenimento de qualidade. Méritos pro adversário que jogou muito também.

Não tem nada de ufanismo em reconhecer o que foi a partida de fato. Temos esta mania de só ver o resultado final e esquecemos que no esporte ou se ganha ou se perde. Os erros do João são compatíveis com a idade dele e a falta de experiência. Garoto já é um monstro de um tenista e vai evoluir muito.

Adalberto
Adalberto
2 meses atrás

Não deu pro Joãozinho…
Essa semana tá sobrando apenas a criticada Bia, a Victória e Carolzinha…
VQV BIA!

Fabricio
Fabricio
2 meses atrás

Jogo duríssimo. Mas os excesso de erros não forçados no segundo saque do adversário é irritante demais. João tem que ajustar isso urgentemente, isso prejudica muito o placar final.

Renato
Renato
2 meses atrás
Responder para  Fabricio

Bom, essa foi uma crítica fundamentada. Apesar de achar que o jogo em si foi de muita emoção, creio que ele tem que muito a evoluir mesmo. Um caminho é esse aí, ver onde está errando mais, e corrigir treinando, e treinando.

Fernando Romero
Fernando Romero
2 meses atrás
Responder para  Fabricio

Concordo 100%. Eu vi o jogo mas não olhei as estatísticas. O Fonseca abusou do direito de devolver o segundo saque no meio da rede. Deve ter feito alto número de erros não forçados. Pra nós que torcemos pra ele, é um sofrimento. O americano tem ranking 343 e emparedou o Fonseca, fazendo-o ficar atrás no placar o jogo inteiro. Vai pra conta do noviciado outra vez, mas eu senti que ele amarelou um pouco quando o cara começou a dar porrada e acertar as bolas. E olha que ele conseguiu um quase milagre no fim do segundo set. Perdeu enorme chance de entrar em um GS. Bola pra frente

Henrique
Henrique
2 meses atrás
Responder para  Fernando Romero

Ranking baixo pq joga o tênis universitário, mas demonstrou jogo hj de top 100 facil, concordo que o João mais uma vez teve muitos erros não forçado, mas fizeram jogo de qual com a quadra com pressão de rodadas a frente em grand slam, que nosso João Fonseca aprenda com hj para que possa ajudar na sua brilhante carreira que estar por vir

Philip
Philip
2 meses atrás
Responder para  Henrique

Exato, o Spizirri começou a jogar de fato o circuito em junho. Fez 3 finais seguidas entre future em junho/julho com 14 vitórias seguidas. Já chegou em semi de challenger na sequência. Aí no final de julho começou a jogar torneios mais fortes e veio uma sequência de altos e baixos.

Lucio
Lucio
2 meses atrás

Tem chances de entrar de lock looser??

Walter Alberto
Walter Alberto
2 meses atrás
Responder para  Lucio

Não, porque as vagas são sorteadas entre os melhores rankeados

Lucas F.
Lucas F.
2 meses atrás

Que tristeza… Seria lindo ver o João disputando a chave principal do US Open. Mas mérito total pro tal do Spizzirri, ele joga muito. Pelo menos o Fonseca dá gosto de assistir, ele não entrega o jogo como a maioria dos outros brasileiros.

Aridelson
Aridelson
2 meses atrás

Games de devolução de saque desastrosos.

Jacques Trabbold
Jacques Trabbold
2 meses atrás

Paciencia com o garoto, colocando as maos no joelho no terceiro set, nitidamente esaurido…o tipo de jogo dele exige um Fisico do Qual ele ainda nao possui…agora e jogar o Maximo de challengers possiveis pq ano que vem os convites nao virao e tem uma porrada de ponto de torneio grande pra defender

Renato
Renato
2 meses atrás
Responder para  Jacques Trabbold

A hora do “preparo físico” é agora. 18 anos não tem igual para moldar o físico, resistência quase infinita.

Gustavo
Gustavo
2 meses atrás

Jogou MUITO abaixo do que vem demonstrando. Derrota dura pra criar casca .

Leandro Antonio
Leandro Antonio
2 meses atrás
Responder para  Gustavo

Cuidado para não ser chamado de cego. A pachecada insandecida não costuma lidar bem com críticas pontuais.

PRGF
PRGF
2 meses atrás

Ele tem chances de entrar como Luck Loser???

Glauco Antonio Lima
Glauco Antonio Lima
2 meses atrás

Qual a chance de um eventual Lucky loser?

Glauco Antonio Lima
Glauco Antonio Lima
2 meses atrás
Responder para  Mário Sérgio Cruz

Todos mais experientes e muito bons também.

Gusmão
Gusmão
2 meses atrás

Parabéns Fonseca pela boa campanha e os 16 pontos conquistados.
A Partida de hoje foi equilibrada, tentou definir com pancadas, deveria procurar ficar no jogo, mas dá para entender, é seu estilo.
Mas fez bonito, lutando até o fim.

Não defende pontos até o fim do ano, tem como crescer no Ranking por etapas.
Deveria convites de Alguns Challenger.

Walter
Walter
2 meses atrás

Resultado normal. Jogo bem equilibrado

Rockton
Rockton
2 meses atrás

18 anos e já jogando terceira rodada de qualy de USOpen!
Top demais!
Adversário era muito consistente, rápido e batia forte na bola. Mesmo assim ainda foi para terceiro set
Esse Garoto realmente é diferenciado.

Luiz Fernandes
Luiz Fernandes
2 meses atrás

Quem disse que o João não jogou nada hoje, nao entende nada se tênis. Jogo decidido nos detalhes e brigado até o final, Americano jogou muito e o Fonseca também.3

Jorge Luiz
Jorge Luiz
2 meses atrás

Se tivesse caprichado um pouquinho as devoluções teria vencido

Fabricio
Fabricio
2 meses atrás
Responder para  Jorge Luiz

Sim. Em especial o setpoint que teve no tiebreak!

Thiago
Thiago
2 meses atrás

O tal do Espirro joga bem mesmo, típico ranking falso. Mas acho que, no momento, o João deu uma parada na evolução… normal, a evolução não é linear. Mas confesso que, a essa altura e com tantos torneios (e algumas belas exibições, como no Rio Open e em Bucareste, salvo engano), já era pra estar mais consistente. Os ENFs são constantes e irritantes.

E apenas uma observação, pra fechar: imaginem um jogo Fonseca e Tien hoje. O americano levaria, fácil.

Ricardo
Ricardo
2 meses atrás
Responder para  Thiago

Exatamente. O João tem talento? Óbvio. Mas existem inúmeros jogadores da mesma faixa etária com as mesmas qualidades. E jogadores da mesma idade que certamente estarão na chave principal do Us Open.

Então pés no chão. A torcida é muito mais deslumbrada do que o João. Felizmente.

Andre Borges
Andre Borges
2 meses atrás

Eh muito superior tecnicamente, mas nesse nível já fica difícil vencer fazendo um caminhão de ENF. Jogou muito, tem golpes pesados, muito recurso e muita coragem, no tiebreak do segundo set tava 5×5 com 5 erros não forçados do João, ele sacou na pressão total e enfiou um ace. Eh pra poucos, tem muito futuro.

Marcos Fontes
Marcos Fontes
2 meses atrás

É incrível a capacidade e a incompetência de brasileiros de perder para adversários bem atrás no ranking. Acontece tanto na masculino quanto no feminino. Que loucura isso!

Walter Alberto
Walter Alberto
2 meses atrás
Responder para  Marcos Fontes

Não foi o caso…o adversário não tem ranking, mas foi campeão universitário, como o João juvenil. Foi um jogo bom para comparar as formações, entre o college amador e os já profissionais challengers ..mas tudo ainda é bem no início…tem muito chão pela frente..

Juscelino Pinho
Juscelino Pinho
2 meses atrás

Tem dia que nada funciona.
Força João. Sua estrada é longa.

Carlos Brito
Carlos Brito
2 meses atrás

Achei que foi um jogo muito bom de ambos, vejo o copo meio cheio. Acho que esse americano é promissor, corajoso joga bem dentro da quadra mas acho que pode começar a cair quando ficar mais conhecido. Acho que o Fonseca tem mais variação. Foi mais um dia de aprendizado. Quem sabe um LL para o João. Parabéns pela campanha tmj

Tom França
Tom França
2 meses atrás

Que pena que o “Little John” não conseguiu! Chegou tão perto! Não é justo o cara ganhar duas, perder uma e sair, mas se é o regulamento, paciência! Como brasileiro patriota, me sinto orgulhoso por tudo que ele fez, e por ter chegado tão perto. Podem escrever: antes do final do ano ele já será Top 100. Uns pequenos ajustes, e vamos simbora!

Willian Rodrigues
Willian Rodrigues
2 meses atrás
Responder para  Tom França

Para entrar no Top 100 a “remada” é maior… E João Fonseca não disputará tantos torneios assim até o final do ano… Algo muito importante é que ele segue na 6ª colocação no ranking para disputa do NEXT GEN FInals.

Henrique Pontara
Henrique Pontara
2 meses atrás

O principal erro do João hj foi nos erros não forçados. E principalmente na devolução de segundo saque. Parece que toda hora que ele ia colocar o adversário contra a parede ele enfiava uma bola na rede ou isolava pra fora. O americano é muito bom sim mas nada fora do comum pra um top100 por ex. Ainda a muito o que se evoluir

Gil
Gil
2 meses atrás

Se ele perdeu na 3a rodada a premiação não é 52 mil dólares? Porque quem vencer R1 da chave fica com 100 mil dólares, não?

Afonso Quintana
Afonso Quintana
2 meses atrás

Será que pelo titulo do ano passado rola preferência como LL?

Paulo
Paulo
2 meses atrás

Vai entrar como lucky loser no lugar do Djokovic.

Matheus Ferreira
Matheus Ferreira
2 meses atrás

Derrota muito dolorosa para o João,era uma chance de ouro,ainda comete muitos ENF,e precisa ajustar isso com o tempo,mas esse garoto ainda vai nos dar muitas alegrias.

Ricardo
Ricardo
2 meses atrás

Ufanistas decepcionados!O Fonseca não é tudo isso não.

Jefferson Dias
Jefferson Dias
2 meses atrás

Ele ganhou 2 partidas do Quali:
US$ 52.000

Carlos
Carlos
2 meses atrás

Jogo totalmente ganhável mas deu chance e o adversário aceitou e cresceu!

trackback

[…] A participação de João Fonseca no quali do US Open chegou ao fim nesta quinta-feira com a derrota na terceira e última rodada da fase classificatória. Um ano depois de conquistar o título na chave juvenil, o carioca de 18 […]

Kario
Kario
2 meses atrás

Eu tb acho o João um grande talento, acho q pode ir muito longe, e sei q essas derrotas – aos 18 anos – sao normais. Mas tb não gostei do pouco q vi hoje. As duas vezes q quebrou o serviço do estadunidense (opa, escrevi) foi quebrado em seguida. Muitas duplas faltas. Forehand ótimo, forte, mas… acertando o guard rail com frequencia. Sei lá. Bem, temos q lembrar q o Guga apareceu pro mundo bem depois dos 18. Isso quer dizer q aos 18 ele cansou de perder jogos como o de hoje.

Carlos Lima
Carlos Lima
2 meses atrás

Ele em nenhum momento dominou o jogo. O americano jogou melhor, errou menos e usou a força do João pra contra atacar. Precisa errar menos. Muitos erros bolos e não forçados. O Tien ainda levou um convite.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.