Jeddah (Arábia Saudita) – A vitória na estreia do Next Gen ATP Finals traz bastante confiança para João Fonseca. Após superar o francês Arthur Fils, principal cabeça de chave e número 20 do mundo, o carioca de 18 anos tem a chance de se classificar antecipadamente para a semi já nesta quinta-feira. Para isso, terá que vencer o norte-americano Learner Tien e torcer para que Fils supere o tcheco Jakub Mensik.
No duelo contra o top 20 francês, Fonseca precisou de cinco sets para vencer por 3/4 (9-11), 4/2, 4/1, 1/4 e 4/1 e destacou a consistência e o equilíbrio emocional. “Desde o começo, imprimi um ritmo muito bom. Ele acabou levando o primeiro set, mas consegui ser consistente e manter meu nível de jogo, e isso foi o mais importante durante a partida.A chave da vitória de hoje foi ser consistente e manter a cabeça firme. Eu sabia que ele sacava muito bem e que precisaria manter bons games de saque”.
Esta foi a primeira vitória de Fonseca contra um tenista do top 20 e a segunda vez que ele vence Fils. Ele já havia superado o rival no Rio Open, em fevereiro. “Sabia que seria difícil desde o primeiro ponto e também sabia que a vitória que tive contra ele no Rio teria importância desse jogo. Ele também sabe do que sou capaz. Acho que nos momentos importantes, joguei melhor e fui agressivo, como sempre jogo. Acho que essa foi a diferença hoje”.
Evolução na temporada e regras do Next Gen
Ex-número 1 juvenil, Fonseca iniciou a temporada de 2024 ocupando o 730º lugar da ATP e teve grande evolução ao longo do ano, ocupando agora o 145º lugar. “Foi um ano de sonho. Eu diria que muito mais altos e baixos”, disse o atual número 3 do Brasil. “Estar em Jeddah era uma das metas para este ano. Traçamos algumas metas no início do ano, mas depois do Rio Open, fizemos algumas mudanças e definimos que um dos objetivos era jogar aqui. Estou muito orgulhoso”.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O Next Gen é conhecido por testar regras e formatos alternativos em comparação com os demais eventos regulares do circuito. Cada partida será disputada em melhor de 5 sets, em que vence aquele que fizer 4 games. Os games adotam o sistema No-Ad, em que o sacador escolhe o lado de saque em caso de 40-iguais.
“Acho muito legal a maneira como eles estão abordando este torneio e tentando novas regras. Gosto de como o ponto decisivo no 40-iguais tem a escolha do sacador. Normalmente é a escolha do recebedor quando se joga no juvenil. E não mudar de lado logo depois do 1/0 também é legal. Estou gostando dessas regras”.
Grande futuro, Brasil
Muito bom. Jogo de altíssimo nível.
Fils top 20 em grande ascensão no circuito. Não achava que Fonseca iria vence-lo . Grande vitória !
estes meninos já são meus ídolos.. jogam muito
O Fonseca tem talento, potência nos golpes, humildade para reconhecer os limites e buscar evolução, confiança no seu jogo e cabeça fria para controlar as emoções nos momentos importantes. Tem tudo para ser um dos destaques do circuito masculino em 2025. Acredito que ele estará no top 40 do ranking masculino e também será nº 1 do Brasil no final de 2025.
Tremenda sorte a nossa, termos um tenista como o João. O talento dele é excepcional. Sei que é muito cedo para vaticinar mas creio que virão grandes feitos no futuro…