Nova York (EUA) – Aniversariante desta quinta-feira, quando completa 19 anos, João Fonseca já tem adversário definido para sua estreia na chave principal do US Open. O número 1 do Brasil e 44º do mundo enfenta o sérvio Miomir Kecmanovic, 45º colocado, em confronto inédito no circuito.
Fonseca conseguiu na atual temporada suas primeiras cinco vitórias em chaves principais de Grand Slam. Uma delas foi contra o top 10 Andrey Rublev na Austrália, além de chegar às terceiras rodadas de Roland Garros e de Wimbledon.
Em caso de vitória na estreia, Fonseca pode enfrentar o tcheco Tomas Machac, 22º do ranking e cabeça 21 em Nova York, ou o italiano Luca Nardi, 83º colocado. Ambos também seriam adversários inéditos em sua carreira profissional.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Caso alcance a terceira rodada, o adversário mais cotado seria o também tcheco Jakub Mensik, também de 19 anos e já 16º colocado no ranking da ATP. Campeão do Masters 1000 de Miami, Mensik estreia contra o chileno Nicolas Jarry. O vencedor pode enfrentar o húngaro Fabian Marozsan ou um tenista do quali.
O top 10 mais próximo de Fonseca na chave é o norte-americano Taylor Fritz, número 4 do mundo, que pode cruzar o caminho do brasileiro nas oitavas de final. O quadrante é o mesmo de Novak Djokovic, quatro vezes campeão em Nova York, que estreia contra o canhoto norte-americano Learner Tien, de apenas 19 anos.
Pegou rabo
Fonseca não caiu numa chave especialmente complicada, mas tem que começar a jogar tênis. Do contrário, já cairá na estreia.
O João teve sorte no sorteio das chaves. Vamos ver se corresponde em quadra
Sorteio difícil, passar uma rodada tá no lucro.
Vamos João!
Muito boa sorte!
Tamujuntu!
pedreira total. vamos que vamos jony
Deve cair na estreia… zero ritmo de jogo! Não deposito mais esperanças no tênis brasileiro, vide a Bia, o Wild, o Monteiro, etc. Orlandinho etc.etc. todos “farinha do mesmo saco”
sim vc está certissimo. 19 anos, perdeu uns 3 ou 4 jogos jogando mal na primeira temporada completa como profissional, nao tem mais como ele vingar. Já era. Ainda digo mais, vc deveria processa-lo pelo tempo que vc perdeu assistindo ele. Cabe até danos morais por falsas expectativas geradas.
Realmente, tem que processar mesmo! O cara nem ganhou um slam no primeiro ano de carreira. Isso que dá não ler as malignas letras miúdas.
Não vai ser agora mas um dia João vai ganhar o US Open!
Só faltou informar quando ele joga.
A programação dos jogos é divulgada apenas no dia anterior. A chave principal começa no domingo.
Nessa fase dele, sempre é difícil. Poderia ser mais difícil, mas o Kecmanoniv, embora bem completinho, não é jogador de chegada. Vai depender mais de como o João jogue. Espero que corte mais os erros e jogue melhor, se não o risco é alto na primeira rodada. Nem vou olhar pra frente, porque no caso dele é bem real o pensar “rodada a rodada”. Ele tem que focar 100% no sérvio e esquecer qualquer outra coisa na chave, para não achar que tem mais ou menos chance na frente, quando o primeiro jogo já é desafio o suficiente e depende realmente de jogar certinho.
Todos são muito instaveis, inclusive ele proprio. Não tem como prever nada.
Achei a chave muito boa, adversários mais ou menos no mesmo patamar do ranking. Um 22 e um 83…tá equilibrado. Agora vamos ver se o Big J consegue mostrar pelo menos uma boa parcela do que todos esperam dele e chegue, no mínimo, nas oitavas.
Não acredito que passe da 1ª rodada
Mas vamos torcer
Deu sorte, adversários acessíveis, seria demais querer só moleza em Grand Slam.
Quem tem sorte é sorteiro kkkkk. Sorteio razoável até, tomara que a confiança e a direita voltem com tudo. chegar na quarta rodada e embalar de vez.
Não será uma estreia fácil, mas estando solto na chave não podemos reclamar. Poderia ter sido um cabeça de chave logo de cara. É um confronto aberto e sem grandes favoritos contra o Kecmanovic. Não é impossível passar mas terá que jogar bem. Kecmanovic é um TOP50, já foi um TOP30, venceu este ano um ATP no Hard e seus melhores resultados em GS e Master1000 foram no hard, com duas oitavas no AO e 3 quartas de Master 1000, sendo 2 em IW e 1 em Miami. Venceu este ano nomes como Hurkacz, Bublik, Fokina e Michelsen no hard. É experiente, já venceu mais de 100 jogos de ATP no hard e só em GS tem 27 vitórias, praticamente o mesmo número de vitórias em ATP do João. Bora João, jogo duro, mas estaremos na torcida
Se João mantiver mesmo modelo de jogo, com poucas variações, só na pancada, sem usar saque mais tatico, mais slice….dificil, bem difícil.