PLACAR

Finalista de Roland Garros, Muchova elimina Bia após 2h50 de confronto

Foto: Michael Cummo/Western & Southern Open

Cincinnati (EUA) – Em partida iniciada ainda na segunda-feira à noite e retomada na tarde desta terça, Beatriz Haddad Maia foi eliminada na estreia do WTA 1000 de Cincinnati. A número 1 do Brasil e 19ª do mundo foi superada pela tcheca Karolina Muchova, finalista de Roland Garros e 17ª do ranking, com parciais de 6/7 (3-7), 6/1 e 6/4 após 2h50 de partida.

Apostando em devoluções agressivas e num jogo eficiente junto à rede, Muchova conseguiu sua terceira vitória contra Bia no circuito, a primeira foi ainda em 2016 e a segunda no ano passado em Ostrava. A tcheca enfrenta na próxima rodada a experiente croata Petra Martic, jogadora de 32 anos e atual 36ª do ranking, que venceu a norte-americana vinda do quali Emma Navarro por 6/2, 3/6 e 6/3.

Bia disputou os WTA 1000 de Montréal e Cincinnati como preparação para o US Open, que começa em menos de duas semanas. A paulistana de 27 anos ainda joga duplas, ao lado de Victoria Azarenka, e estreia nesta terça-feira contra as norte-americanas Emma Navarro e Peyton Stearns. Existe a possibilidade de jogar o WTA 250 de Cleveland na semana que vem. O planejamento da tenista prevê uma avaliação com o time após os dois primeiros torneios no piso duro.

Os primeiros 26 minutos de partida foram disputados na segunda-feira, com Bia conseguindo uma quebra de serviço logo cedo e escapando de dois break-points antes de liderar por 3/2. Na volta, a brasileira chegou a ampliar a vantagem para 5/2, mas Muchova conseguiu buscar o empate por 5/5, devolvendo as duas quebras. Houve ainda mais uma troca de quebras antes do tiebreak, vencido por Bia com um excelente lob. O equilíbrio na parcial foi tanto que a canhota paulista fez só dois pontos a mais, 46 a 44, com 10 winners contra 9. O set durou 1h16.

Muchova dominou o segundo set e não enfrentou break-points. A tcheca cedeu apenas um ponto em seus games de serviço e teve sucesso em sua estratégia mais agressiva, atacando as devoluções, principalmente no segundo saque da brasileira, e subindo à rede sempre que tinha a oportunidade. Ela conseguiu três quebras na parcial, liderando a estatística de winners por 9 a 5, além de cometer só 6 erros contra 15 de Bia.

O equilíbrio da partida foi restabelecido no terceiro set, em que as sacadoras vinham confirmando seus serviços por nove games. Bia teve um break-point ainda no 2/2, salvo com ótimo saque da tcheca, e seguia sem ter o saque ameaçado até o 5/4. Muchova foi mais consistente nos ralis de fundo do último game da partida e contou com erros da brasileira para chegar ao match-point, além de novamente subir à rede para definir a partida. A tcheca fez 29 a 23 nos winners, cometeu 45 erros contra 47 de Bia e quebrou sete vezes o saque da brasileira.

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Karlovic oficializa aposentadoria e recebe homenagem da ATP

O melhor duelo entre Djokovic e Murray? Reveja Qatar em 2017

PUBLICIDADE