Osaka (Japão) – O sábado foi de frustração para as romenas que estavam nas semifinais do WTA 250 de Osaka, com Sorana Cirstea e Jaqueline Cristian sendo derrotadas em três sets, respectivamente para a canadense Leylah Fernandez e a tcheca Tereza Valentova, que no domingo irão se enfrentar na decisão.
Abrindo o dia, na semifinal mais aguardada, Fernandez fez valer a condição de cabeça de chave 4 e levou a melhor sobre Cirstea no primeiro duelo entre elas no circuito. A canhota canadense precisou de 1h56 para superar a experiente romena de 35 anos com o placar final de 6/1, 2/6 e 6/4.
Fernandez foi quebrada logo no primeiro game da partida, mas respondeu com autoridade anotando três quebras consecutivas para vencer os seis games seguintes e anotar um “pneu” moral no set inicial. Na segunda parcial, as coisas se equilibraram e Cirstea não deixou o placar desgarrar.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Na reta final do set, a romena elevou seu nível e obteve dois breaks seguidos para empatar o jogo e levar a definição para a terceira parcial, na qual chegou a abrir 3/1, só que depois disso voltou a amargar três quebras seguidas e só venceu mais um game, justamente no serviço da adversária.
O segundo jogo do dia teve Cristian saindo na frente e vencendo o primeiro set contra Valentova no tiebreak, mas a tcheca cresceu a partir de então e buscou a virada com o placar final de 6/7 (3-7), 6/4 e 6/3, depois de 2h43 de batalha.
Esta será a primeira final de WTA da carreira da tcheca de apenas 18 anos, que atualmente é a 78ª do mundo e que alcançará sua melhor marca no ranking com a campanha em Osaka. Ela será a 58ª com o vice e a 52ª com o título. Do outro lado, Fernandez disputa sua nona final, a segunda no ano e busca seu sexto título.