Montevidéu (Uruguai) – Primeiro brasileiro a estrear na chave principal do challenger de Montevidéu, Felipe Meligeni marcou uma tranquila vitória nesta segunda-feira. O paulista de 26 anos e 166º do ranking superou o equatoriano Andres Andrade, 232º colocado, com parciais de 6/1 e 6/3 em pouco mais de uma hora de partida.
Depois de ter disputado a final de Curitiba, há oito dias, Meligeni tentou o challenger de Lima na semana passada e foi eliminado na estreia. Seu adversário nas oitavas no Uruguai será um argentino, vindo do duelo entre o cabeça 1 Francisco Comesana e Juan Bautista Torres.
Meligeni foi muito superior no primeiro set. Ele conseguiu três quebras, não enfrentou break-points e cedeu apenas três pontos em seus games de serviço. Andrade só foi fazer um game pela primeira vez quando já perdia por 5/0. No segundo set, o equatoriano chegou a ter quebra acima e liderar por 3/2, mas Meligeni reagiu rápido e venceu quatro games seguidos para fechar o jogo.
Rodada com cinco brasileiros
A rodada desta terça-feira terá cinco brasileiros em quadra, com destaque para a estreia de Thiago Monteiro ás 19h (de Brasília). O cearense de 30 anos e 99º do ranking é o segundo cabeça de chave e enfrenta o convidado local de 19 anos Joaquin Aguilar Cardozo. Também no fim da rodada, mas na quadra 1, o paulista Gustavo Heide desafia o argentino Federico Agustin Gomez, cabeça 7.
Outros três brasileiros vão jogar na quadra 2: Logo ao meio-dia, o gaúcho Orlando Luz enfrenta o português Henrique Rocha. Mais tarde, por volta das 15h, o paulista Mateus Alves enfrenta o equatoriano Alvaro Guillen Meza. Na sequência, o também paulista Matheus Pucinelli, que entrou como lucky-loser, encara o argentino Andrea Collarini.
Agora o Monteiro vai estar no torneio compatível com o nivel dele. Não sei o que ele foi fazer em torneios de quadra dura na Europa. Só tomou peia, até do “vovô” Gasquet.
Sendo justo, Monteiro foi competitivo, ao menos. O vovô Gasquet quase eliminou o Michelsen (teve 2 MP), que só parou na semifinal.