Favoritos avançam no 1º dia da da Copa Santa Catarina

Gabriel Daudt (Foto: Thiago Parmalat)

Itajaí (SC) – Os principais favoritos avançaram, nesta segunda-feira, no primeiro dia da chave principal da ADK Juniors Cup, a 15ª edição da Copa Santa Catarina, evento juvenil com importantes pontos no ranking da Federação Internacional. O evento vai até o próximo sábado, com a definição dos últimos campeões nas quadras de saibro do Itamirim Clube de Campo, em Itajaí.

A competição tem ao todo 450 atletas de onze países (Brasil, Estados Unidos, Argentina, Uruguai, México, Canadá, Bolívia, Equador, Paraguai, Guatemala e Itália) nas categorias 18 anos, válida pelo ranking mundial, e nas categorias sul-americanas até 16 e 14 anos, válidas pelo ranking da Confederação Sul-Americana de Tênis, Cosat, e até 12 anos e Tennis Kids, válidas pelo ranking nacional da CBT.

 
No duelo de atletas ADK na categoria até 18 anos, Pedro Chemin superou Mateus Yakasilo por 3/6, 6/4 e 6/1 e vai enfrentar o principal favorito, o gaúcho Pedro Dietrich, de 16 anos, que passou por Diego de Brito por duplo 7/5. Dietrich foi campeão do pré-quali sul-americano e irá disputar o Australian Open juvenil em janeiro do ano que vem. Ele também jogará o Mundial de 16 anos pelo Brasil em novembro, a Copa Davis juvenil. Vicente Freda, Thomas Macedo e Luca Laurindo, cabeças de chave 4, 8 e 5, também avançaram. Tiago Iser, atleta da casa, marcou um duplo 6/0 sobre Matheus Accioly e enfrentará Freda nas oitavas.
No feminino, Stephany de Lima, principal favorita, derrotou Natalia de Lima por 6/1 e 6/4 e enfrentará Yasmin Aguirre. Surpresa para a eliminação da oitava favorita, a guatemalteca Ariela Buezo, por duplo 6/4 diante da brasileira Julia Machado. A brasileira Alicia Reichel, sétima favorita, caiu diante da boliviana Nicole Jimenez por 6/1 e 7/5.
Nos 16 anos, o atleta Itamirim Gabriel Daudt superou Antonio Marques por 6/4 e 6/2. Ingo Fischer também avançou, superando Bruno Milani por 6/4 e 6/2. Nos 14 feminino, Cecilia Pavanello derrotou Victoria Macedo por 4/6, 6/2 e 6/3.
 

A primeira rodada será completa nesta terça-feira a partir das 8h30. Nos 18 anos os jogos começam a partir das 12h30 com destaques para Livas Damázio, de apenas 14, que se tornou o primeiro sul-americano nascido em 2010 a ganhar um título ITF semana passada em Foz do Iguaçu (PR), estreia contra Guilherme Renner, cabeça de chave 7  a partir das 14h. Livas foi vice-campeão mundial pelo Brasil nos 14 anos, resultado inédito para o Brasil. Leonardo Storck, finalista do pré-quali do Australian Open e membro do time do Brasil que joga a Copa Davis juvenil, terá pela frente Pedro Strapazzon a partir das 12h30. João Toffoli, atleta ADK, terá pela frente o brasileiro Felipe Moretti.

 

Troféu em homenagem a Moacyr Werner, um dos fundadores do Itamirim, e o atleta da casa

 

Troféu especial para a 15ª edição

 

O troféu desta edição é uma homenagem a Moacyr Werner, um dos fundadores do Itamirim Clube de Campo, em março de 1972, que foi presidente do clube desde aquele ano até 1980. O complexo tenístico de 15 quadras, sendo três delas cobertas, leva o nome de Moacyr desde 2022. “Ele é um dos fundadores do clube, foi um grande presidente e muito responsável por tudo isso que o Itamirim simboliza não só para o tênis de revelação e formação de grandes talentos, mas vários outros esportes olímpicos”, destacou Patrício Arnold, diretor do torneio e diretor de tênis do Itamirim Clube de Campo.
 
Cláudio Werner, filho de Moacyr e atual presidente do clube, destacou o legado deixado por seu pai: “A importância do esporte para a saúde e para fazer e fortalecer as amizades. União das famílias através do esporte e das confraternizações”, apontou.
 
João Wenceslau Ricardo Neto, artista plástico que desenhou o monumento da entrada do clube e dos troféus, comentou sua inspiração: “O conceito representa o passado, o presente e o futuro do tênis nas quadras do Itamirim. Se pudéssemos juntar todas as raquetes e movimentos que por aqui passaram, estão passando e irão passar, resultaria em uma montanha, o que ficaria difícil de representar. Nesse sentido, optei por fazer um recorte dessa imaginação, como se fosse uma janela, em que captamos uns detalhes. Dessa forma, penso que eternizamos o tênis em Itajaí associado à figura do verdadeiro pai dessa modalidade, o Dr. Moacyr Werner”, destacou.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.