Falta alegria de jogar tênis para Bia

Bia Haddad Maia (Foto: Divulgação)

Foi mais um dia melancólico em quadra para Beatriz Haddad Maia. Mesmo considerando o pouco tempo de adaptação para o saibro, que não somou três dias, a derrota para Emma Navarro, a quem havia vencido com folgas sobre a terra no ano passado, mostrou tudo aquilo que já estamos cansados de ver. Saque pouco preciso, forehand descalibrado, agilidade limitada para chegar nas paralelas e mental que desaba de repente.

Depois dos seis primeiros equilibrados game, em que a brasileira chegou a ter dois break-points para comandar o placar, Bia desandou. Perdeu todos os demais nove games do duelo sobre saibro coberto, com o terrível agravante de só marcar 5 pontos em todo o segundo set. Aliás, não venceu um único lance nos cinco últimos games de serviço da norte-americana, que não é lá uma grande sacadora.

A contabilidade negativa só aumenta e automaticamente joga a confiança cada vez mais para o fundo do poço. Agora são nove quedas seguidas, somando-se às da BJK Cup, com sete eliminações em primeira rodada nos torneios regulares, seis delas consecutivas.

De seus 14 jogos neste primeiro terço da temporada, ganhou apenas dois, ambos no Australian Open. E a situação fica ainda mais dramática ao vermos que levou ‘pneu’ em quatro de suas últimas sete partidas e que já soma seis jogos em que cacifou no máximo quatro games. Ao menos, fica o consolo de que enfim perdeu para uma adversária de melhor ranking. Para mim, não compensa nada.

Bia certamente não desaprendeu a jogar tênis. Os golpes no entanto perderam a eficácia. Duplas faltas são o mais puro sintoma de falta de confiança e o primeiro saque raramente faz alguma diferença. O forehand de canhota, que tanto machucava as adversárias, teima em sair por um ou dois palmos. O backhand parece que só está calibrado quando joga duplas. Não consegue tempo para ir à rede e não há coragem para uma variação com slice ou curtinha. E aí o jogo vai embora muito rápido.

O maior consolo é que Bia tem 290 pontos a defender entre Madri, Roma e Paris e outros 130 na fase de grama, totalizando 410. A atual número 25 do ranking está a 440. Portanto, mesmo que nada aconteça de bom até o retorno à quadra dura, em julho, não há risco de deixar o top 30. Dá tempo portanto para se reencontrar, tanto o bom tênis como principalmente a alegria de jogar, algo que claramente Bia perdeu.

Subscribe
Notificar
guest
127 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Luciano
Luciano
10 dias atrás

O que tá faltando pra ela é outra semifinal de Grand Slam, pra recuperar a moral e a confiança. Quem sabe agora em Roland Garros. Torcer!

evaldo.moreira
evaldo.moreira
10 dias atrás
Responder para  Luciano

Pasmen, aonde tu tirou isso meu amigo….
Você leu o texto: “A contabilidade negativa só aumenta e automaticamente joga a confiança cada vez mais para o fundo do poço. Agora são nove quedas seguidas, somando-se às da BJK Cup, com sete eliminações em primeira rodada nos torneios regulares, seis delas consecutivas.”

Roland Garros? As adversárias já entram em quadra, já sabendo o que fazer, e a Navarro venceu ela na terra batida no ano passado, essa mesma Bia ai de hoje…

Antes que me critique, toço muito pra ela realmente volte , mas tá dififcil desse jeito, e o melhor, volto a dizer: Uma bela de uma pausa, para descansar o mental que está precisando, e rever com urgência algumas mudanças, fato.

Elielton Rodrigues
Elielton Rodrigues
10 dias atrás
Responder para  evaldo.moreira

O termo correto é torço, criatura.

Evaldo Moreira
Evaldo Moreira
10 dias atrás
Responder para  Elielton Rodrigues

Voce é meu professor por acaso!?
O meu teclado volta e meia , me deixa na mão, e como fiz as correções, passou batido.
Cuida do seu espaço e do seu português, que do meu, eu cuido há muito tempo….

Blumenau
Blumenau
9 dias atrás
Responder para  Evaldo Moreira

Gostei da resposta, esses caras que se investem de corretores e defensores aqui no blog não tem vergonha na cara e merecem mesmo serem desancados pra ver se aprendem. Parabéns pela coragem.

Reginaldo Rabelo
Reginaldo Rabelo
7 dias atrás
Responder para  Elielton Rodrigues

Bizarro

Luciano
Luciano
9 dias atrás
Responder para  evaldo.moreira

Mas quem sabe né Evaldo!? Torcer! Abraço!

Enaldo
Enaldo
10 dias atrás
Responder para  Luciano

Problema é chegar na semifinal…

Luiz Fernando
Luiz Fernando
10 dias atrás
Responder para  Enaldo

Problema atual é chegar na segunda rodada…

Blumenau
Blumenau
9 dias atrás
Responder para  Luiz Fernando

É melhor ela aproveitar este ano, porque ano que vem pode ser que ela tenha que jogar alguns qualys.

Daniel Ferreira
Daniel Ferreira
9 dias atrás
Responder para  Luiz Fernando

O problema é entrar em quadra!

Pedro
Pedro
9 dias atrás
Responder para  Luiz Fernando

Vencer o 1° jogo né. E quando cair + no ranking e parar de pegar qualifer r?aí despenca.

Última edição 9 dias atrás by Pedro
Pedro
Pedro
9 dias atrás
Responder para  Luciano

Vai sonhando.

Marcos RJ
Marcos RJ
10 dias atrás

O que exatamente aconteceu com aquela jogadora guerreira e talentosa? Bia pode até não ter se esquecido como se jogar tênis, mas alguma coisa importante certamente aconteceu.

Adalberto
Adalberto
9 dias atrás
Responder para  Marcos RJ

Como a confiança é um componente fundamental no tênis…
Impressionante essa fase da Bia!
O Patrick Mouratoglou falou justamente sobre isso a respeito do João Fonseca!
Disse que admira a sua autoconfiança absurda e isso reflete na qualidade do seu bom tênis!
Rezando aqui pela melhora da Bia!
Tem que ter uma resiliência absurda para superar essa fase… se superar…
Não é só ela que está nessa draga… a Shuai Zhang, a Garcia, a Sakkari (que inclusive deu um entrevista falando de como ela deveria ter curtido quando era Top#10, por 3 anos, pois é muito difícil no circuito atual qualquer tenista voltar do Top#90/100 para o Top#10!)
VQV BIA!

José Andrade
José Andrade
10 dias atrás

A fase da Bia é tão ruim que chega refletir no comportamento da adversária: Tranquila, serena, até sem vibração nos pontos, nos games e nos set vencidos. Como quem diz: Nao tô fazendo mais do que minha obrigação ganhar o jogo da Beatriz.

Ninguém desaprende a jogar de um dia para o outro. Por isso acredito numa recuperação. Essa não é a Bia que o Brasil conheceu num passado tão próximo.

Blumenau Coleções
Blumenau Coleções
9 dias atrás
Responder para  José Andrade

Vendo como está sacando mal, pode ser que ela esteja com alguma lesão recidiva que está escondendo para não perder o chequinho ou patrocínio. Pode ser!

Pedro
Pedro
9 dias atrás
Responder para  José Andrade

Essa e a verdadeira,aquela foi um lampejo de sobriedade.

Paulo Rocha
Paulo Rocha
8 dias atrás
Responder para  Pedro

Quase 3 anos de lampejo? Não seja tolo.

Sliceman
Sliceman
10 dias atrás

Não falta alegria, falta jogo. O jogo da Bia nos últimos 2 anos não mudou muito. O que se pergunta é como ela chegou no top 20. E não adianta trocar de técnico se ela não melhorar seu saque, voleio, slice . Seu nível é 50 rkg.

Rockton
Rockton
10 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Na minha opinião ter “golpes” é bem diferente de ter “jogo”.

Victório Benatti
Victório Benatti
10 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Todos tenistas profissionais tem os golpes. Até eu que sou amador, tenho os golpes.
O problema é fazer com que estes golpes tenham a direção e potência certas para se ganhar uma partida ou torneio.
Me parece que a Bia está sem confiança nos seus próprios golpes. Aí não vai…

Maxwel
Maxwel
10 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Dalcim vou concordar com o amigo aí. Tudo bem que a Bia tem um forehand, devolução, voleio muito bons, mas lhe falta velocidade e variação de jogo. Sempre achei ela muito lenta e com quase nada de variação no seu jogo. Acho muito difícil ela se manter no top 20 mesmo voltando a ter confiança e as armas que tem voltem a funcionar. Tomara que esteja errado!

Realista
Realista
10 dias atrás
Responder para  Sliceman

O tênis feminino é meio bizarro mesmo. Algumas jogadoras chegam em grande colocação mesmo não tendo grande recursos. Um exemplo recente é a Sakkari… algumas outras com algum talento como Raducanu e Leyla chegam numa final de um slam e depois sofrem quedas e mais quedas.
E sim falta jogo para ela. Deu certo enquanto ninguém a conhecia, mas depois todo mundo aprendeu a jogar contra ela.

Paulo Cubica
Paulo Cubica
10 dias atrás
Responder para  Sliceman

Concordo plenamente, nem assisto mais

Blumenau
Blumenau
9 dias atrás
Responder para  Sliceman

Nós já achamos que falta mesmo é coragem de fazer mudanças radicais, como a substituição de toda a comissão técnica, principalmente o Rafa.

W. M. Baviera
W. M. Baviera
10 dias atrás

A questão agora é que se essa se siituação é transitória… ou permanente.

O esportista de alto rendimento é um refém de treinamentos e compromissos intermináveis por anos a fio e isso cobra seu preço após alguns anos.

Ela já perdeu a adolescência e boa parte da idade adulta.

De repente está na hora dela alegar uma contusão… e”desaparecer” por uns 30 dias (férias longe do tênis) para fazer o que gosta, dando férias para toda a equipe. : – )

E depois volta.. 30 dias perdidos não será o fim do mundo.

O Dalcim já deu “a deixa”: ela nao tem muito a defender.. e nao sera problema descer eventualmente ate o top50 (ou 100)

O que nao pode neste momento é insistir no erro

Sandro
Sandro
10 dias atrás

Ela perdeu a confiança e todo jogo é um verdadeiro espancamento. Ela fica na linha de base e não consegue reagir os golpes sumiram. Ela não passa confiança e adversária sente e judia dela. É dar dó.

Carlos
Carlos
10 dias atrás

Dalcim, ela está doente. Todos os sinais apontam para isso.
Deveria parar por alguns meses, desconectar da rotina de tenista, fazer o tratamento indicado por profissional competente e depois retornar com calma, já que pode ter , ainda, de 4-6 temporadas em alto nível. Se nunca voltar, pode se dedicar às duplas ou simplesmente desfrutar da fortuna que fez com excelentes resultados e patrocínios conquistados na carreira de tenista.

Andre Borges
Andre Borges
10 dias atrás

Dalcim, se fosse vc no lugar da Bia, o que faria? Não o que vc acha q ela deve fazer, mas estando vc na situação dela o que faria? Muda equipe? Faz uma pausa? Eu pergunto porque curiosamente eu faria exatamente o q ela está fazendo, apenas continuaria tentando sem grandes mudanças ou solavancos porque essas mudanças afetam ainda mais a confiança.

André Aguiar
André Aguiar
10 dias atrás

Desde 2002, ano da arrancada na carreira, a Bia não chega ao WTA de Madri com um desempenho tão ruim.
Eis o número de vitórias e derrotas antes e depois de Madri:
2022: 13-8 (62%); 36-15 (71%)
2023: 12-9 (57%); 21-13 (62%)
2024: 9-9 (50%); 26-16 (62%)
2025: 2-11 (15%);

Alguém na TV ventilou esses dias que ela estaria enfrentando um problema pessoal, sem relação com a equipe. Só isso explicaria tamanha debacle desde janeiro, já que ela teve um bom segundo semestre no ano passado e, numa entrevista que deu em dezembro, mostrava-se bem motivada com a agregação à equipe do ex-técnico da Azarenka. Falou inclusive da ambição de ganhar um Slam.
Torço muito para ela superar esse suposto problema pessoal, de forma a reencontrar a alegria de jogar e a confiança necessária para voltar a vencer.

André Aguiar
André Aguiar
9 dias atrás
Responder para  André Aguiar

Retificando: 2025: 2-12 (14%)

Leila Marazini
Leila Marazini
10 dias atrás

Fiquei preocupada com a falta de variação no jogo da Bia, achei que especialmente hoje ela jogou com uma previsibilidade enorme, e pior, jogando bolas muito curtas e sendo contra atacada de imediato, creio que com a falta de confiança visível, as adversárias simplesmente ficam colocando bolas fundas até a Bia errar ou encurtar uma bola que possa facilmente ser atacada… isso aconteceu muito hoje. Creio que tem que mudar, e rápido !

João Silva
João Silva
10 dias atrás

Por que ela não esta jogando duplas com a Laura Siegemund? Tem tudo para ir ao Finals de duplas.

Ricardo Ortegal
Ricardo Ortegal
10 dias atrás

Onde está a equipe da Bia? Claramente vemos que ela não está em condições de disputar torneios. E a cada derrota o seu psicológico pode ficar mais danificado. E o pior, talvez ela não esteja enxergando isso. Talvez ela esteja tão depressiva, que não consiga ter clareza de raciocínio para decidir a melhor estratégia para sua carreira nesse momento. A sua equipe deveria assumir esse papel e tentar afasta-la do circuito nesse momento para uma recuperação mental. Ela é jovem ainda. Tem talento e totais condições de se reerguer e conquistar feitos ainda maiores que os que já conquistou.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
10 dias atrás

A temporada de saibro é muito exigente. Mal venceu domingo Alcaraz já teve q jogar ontem, inclusive disputando tiebreak.
Cada vez mais valorizo o q Rafa fez por 20 anos, dominando essas temporadas contra caras como Djoko e Federer…

Paulo F.
Paulo F.
10 dias atrás
Responder para  Luiz Fernando

Concordo, e como tu bem sabes, o maior rival do Rafa é um excepcional saibrista também.

Felipe
Felipe
10 dias atrás
Responder para  Luiz Fernando

Ué, conheço um monte de gente que trabalha domingo e segunda/terça tá lá de novo.

Realista
Realista
10 dias atrás
Responder para  Felipe

Pois é. E os carteiros, que andam todo dia vários quilômetros e ninguém fala nada. Kkk

Maurício Luís *
Maurício Luís *
9 dias atrás
Responder para  Felipe

É verdade. Eu lembro que numa das Copas do Mundo de futebol, enquanto todo mundo estava vendo o jogo da seleção, os lixeiros passaram… e sob chuva forte. E o pior: não ganham nem 0,000…… … 1% do Alcaraz.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
9 dias atrás
Responder para  Maurício Luís *

Caraca, é cada comparação!

Vanda Ferraz Lopes de Oliveira
Vanda Ferraz Lopes de Oliveira
10 dias atrás

Eu li tudo, matéria e comentários…..e penso exatamente igual ao Dalcim……..falta total de confiança !!!!!!
Infelizmente só parando……impossível resolver insistindo
Não é a equipe, é ela, a bendita confiança
Ela mesma não confia nela…..
Temos que dar força e não criticar……
Dalcim está correto

Paulo A.
Paulo A.
10 dias atrás

Estive pensando, retrocedendo no tempo e parece haver uma maldição no tênis brasileiro que se abate sobre nossos grandes jogadores: MEB, Guga e, agora, Bia, todos foram abatidos por sérios problemas físicos, no caso dos dois, ou mental, no caso da Bia, que abreviaram ou prejudicaram irremediavelmente suas carreiras. Sem mencionar também a Teliana, em um patamar bem diferente dos três, mas que depois de atingir seu melhor ranking e ganhar 2 WTAs, perdeu a confiança e nunca mais ganhou nada nem foi sombra da jogadora que havia sido.
No caso da Bia, torço e espero que se recupere, óbvio que ainda há tempo para isso,embora confesse não estar mais tão otimista.
Sem confiança, no alto nível em que ela jogava, não há possiblidade de bons resultados.

Realista
Realista
9 dias atrás
Responder para  Paulo A.

Não vejo maldição. Guga teve problemas de lesão mesmo, o resto é ruim mesmo, assim como a estrutura em criar novos talentos.

Blumenau Coleções
Blumenau Coleções
9 dias atrás
Responder para  Realista

Isso sim é ser realista, rsrsrsrs, Bravo!!!!!

Andre Lima
Andre Lima
10 dias atrás

Perder não trás alegria

Isabela
Isabela
10 dias atrás

Não sou psicóloga ou psiquiatra, mas parece que Bia está bem deprimida. Precisa dar uma pausa, se reconectar.
Saúde pra Bia

duarte nuno oliveira
duarte nuno oliveira
10 dias atrás

Ser “fofoqueiro” de tênis é o melhor. Não joga, não treina 8 horas, não viaja, não fica só. Vocês já se perguntaram porque tantos ( muitos mesmo) até certa maturidade estão sempre com um dos pais? Dinheiro dinheiro é bom até que ganhe muito. Depois vem a maturidade profissional que precisa se pessoas bem amigas do lado.

Rafael não é mais. Bia tem coração Bom e não quer dispensa-lo.

Vou dar só um conselho e nenhuma crítica. Pega uma psicóloga diária. Uma mulher. Que possa rir e chorar no mesmo nível hormonal…

Lembre-se também da idade da Bia. Ela não tem 20 anos. Respeitem o que ela fez sozinha. Resto é humano. Algo que penso que ela é… Parabéns Bia. Escolha sua versão de acordo com sua consciência. Beijos

Joao José Fernandes Benevenuto
Joao José Fernandes Benevenuto
10 dias atrás

Se o tênis se transformou em um peso…pare.. simples

Victório Benatti
Victório Benatti
10 dias atrás

Que dureza!
A gente torce, torce, mas a Bia não deslancha.
Que fase ruim está nossa tenista.
1a rodada e já toma um 6×0
Acho que ao invés da Bia se espelhar nas jogadoras que estão em constante evolução, ela se espelha nas que estão caindo pelas tabelas igual ela.
Muito triste.
E pior é que a equipe dela não consegue fazer absolutamente nada!

Thiago
Thiago
10 dias atrás
Responder para  Victório Benatti

Vc supervalorizando a tua torcida. Vc torcer torcer torcer não vai fazer a Bia deslanchar

Victório Benatti
Victório Benatti
9 dias atrás
Responder para  Thiago

Thiago, eu me sento à frente da TV para assistir um jogo da Bia.
Como que não vou torcer para ela jogar bem e ganhar?
Só brasileiros que a odeiam é que não vão torcer para ela.
Todos sabemos que torcida não ganha jogo.
Mas o prazer de torcer e assistir uma boa partida de tênis é impagável!

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
9 dias atrás
Responder para  Victório Benatti

Ninguém odeia Beatriz Haddad Maia aqui não Sr. Benatti.

Victório Benatti
Victório Benatti
8 dias atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Não ponho minha mão no fogo…
Existe gente de todo tipo neste mundo!

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
8 dias atrás
Responder para  Victório Benatti

Iguais aos que odeiam Novak Djokovic?
Sei!

Amauri Oliveira
Amauri Oliveira
10 dias atrás

Quando vi Bia Haddad, claramente constrangida fazendo propaganda de bebida alcoólica, senti o deslize na gestão da carreira, talvez o desmoronamento mental dos últimos meses se relacione com isso,

Ruy gti
Ruy gti
10 dias atrás

Torço muito pra Bia.
Chegar a Top ten, é histórico!
Ela tem muitos méritos, sem dúvida! Mas, tá faltando tênis, e preparo físico, além do mental!
Ela não chega em bolas, nas quais chegava! Além, é claro, de só jogar com bolas de segurança…zero risco…

Celio
Celio
10 dias atrás

O que houve com a Bia é que ela criou uma expectativa de ser numero um (nao sei de onde ela tirou isso) e os resultados nao vieram por que ela nao evoluiu enquanto a nova geracao veio com muita forca mental, fisico absurdo e o mental dela desabou. Falta humildade em aceitar os resultados.

Felipe
Felipe
10 dias atrás
Responder para  Celio

Cara, quantas vezes Bia já caiu e já se levantou? Inúmeras. Humildade é uma coisa que ela tem de sobra.
Fernando Meligeni disse há um tempo que Bia já é a 3a melhor tenista do Brasil na história (top 10 em simples e duplas).
De todo modo, o momento é ruim, ela não parece estar bem. Torço para que ela faça uma pausa e possa cuidar do que precisa ser cuidado.

Fabio Narreto
Fabio Narreto
10 dias atrás

Renzo Furlan dando sopa. Tá na hora.

Zan
Zan
10 dias atrás

Dalcim, vendo casos de tenistas que tem dificuldade em se adaptar ao longo calendário do tênis, como Carlitos e uns outros costumam ressaltar de vez em quando, pergunto:
Tem conhecimento de outras modalidades esportivas em que o calendário obrigatório é longo como no tênis?
Parece-me que o golfe possui calendário longo e similar, mas não acho que o desgaste físico no golfe seja parecido com o do tênis. Se compararmos tênis com a NBA, futebol americano, lutas, esportes aquáticos e no gelo, atletismo, por exemplo, o calendário é bem mais espaçado.
Alguns podem falar que há pessoas com negócio próprio que folgam 1 vez na semana, mas não me parece justo comparar modalidade esportiva com trabalho rotineiro com o tênis e seus picos de adrenalina.
Por outro lado, é verdade que mais torneios dão mais chance a mais tenistas. Mas fato é que os tenistas estão lutando para manter ou diminuir o calendário, obrigatório ao menos, e aumentar a distribuição do lucro. O que pensa disso?
E acha que calendário seja o problema da Bia ou seria algo essencialmente psicológico, de gestão das emoções mesmo? Digo isso porque na idade da Bia, lembro que Pistol Pete e Federer tiveram uma queda de rendimento… e por fim, parabenizo a condução do blog, pois o calendário aqui é exigente longo também, hehe.

Victório Benatti
Victório Benatti
9 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Sugestão para a Bia:
Fazer um estágio/treinamento na Rafa Nadal Academy.

Gustavo
Gustavo
9 dias atrás

Sugestão para a Bia: procurar um psicanalista para trabalhar em cima da culpa que pode advir de tanta pressão por desempenho. Winnicot poderá ajudá-la a sair do ciclo que o Freud chamou de repetição. Já Klein e sua teoria de amor-destruição-reparaco (a legítima, não a reparatória), tb poderá contribuir para ajudar a Bia.

Marcos Roberto Veiga Cabral
Marcos Roberto Veiga Cabral
9 dias atrás

Ela não retorna um ataque onde precisa se deslocar 2 metros lateralmente, como também não acerta uma bola próximo da linha paralela. O saques parece de um tiozinho de 60 anos. Mobilidade zero.

Sandra
Sandra
9 dias atrás

Dalcim , não havia o problema do saque da Bia ? Ela não teve Que mudar o saque e qdo vez isso o saque piorou ?

Maurício Luís *
Maurício Luís *
9 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Ah… então é isso. Lembro que ela teve… acho que hérnia de disco tempos atrás.

Sandra
Sandra
9 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Mas Dalcim , se ela não consegue mais sacar bem , como ela vai ganhar alguma coisa ? O esforço vai ser muito maior

drino david
drino david
9 dias atrás

Sou espectador de Tênis a 25 anos. De Graff até as Wilhans, vi grandes tenistas no cenário da WTA. Como brasileiro tenho que analizar o tênis da Bia de forma técnica e nao como torcedor. Na minha modéstia opinião o seu real ranking é de 25° a 40°.
Não tem slace, variações, e curtas. É um tênis nota 5, nada mais do que isso. Abçs

W. M. Baviera
W. M. Baviera
5 dias atrás
Responder para  drino david

Pois é. Vocé pode inclusive ter razâo, mas…. há apenas um detalhe que te desmente:
– ela já vem há trés anos aprox. no top20.

valmir da Silva batista
valmir da Silva batista
9 dias atrás

José Nilton, minha avaliação, muito bem discernida, diga-se de passagem, é que se “Falta alegria de jogar tênis para Bia”, é sinal de que ela pode prejudicar Laura Siegemund, caso siga jogando com a alemã os torneios de duplas, ou até que já a prejudicou em torneios anteriores, posto que não vem jogando coisa nenhuma desde muito antes de 2025. Ou as considerações no teor do artigo em questão só valem em se tratando dos jogos em simples, e a respeito dos jogos em duplas, dane-se a Laura, é isso? Ou ainda, Beatriz sentiu alegria jogando com ela? E mais: juntando os cacos da não alegria de Beatriz, Laura tem carregado o time nas costas sozinha, como se diz na gíria do futebol?

valmir da Silva batista
valmir da Silva batista
9 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

SERÁ QUE NÃO TENHO assistido mesmo, JOSÉ NILTON? De todo modo, você está dizendo que Beatriz é provida da tal da alegria apenas ao jogar como duplista, é isso? Você não acha que se trata de um contrasenso, já que ela optou, nos primórdios de sua carreira, por jogar em simples? Você vai me desculpar, mas na minha modesta opinião, esse lance de alegria ou não alegria não passa de conversa fiada, e bota fiada nisso…

W. M. Baviera
W. M. Baviera
9 dias atrás
Responder para  valmir da Silva batista

“Falta alegria” é um sintoma visível e bastante comum em pessoas das mais diversas áreas e que pode ter uma série de possíveis causas bastante extensa, das quais desconhecemos a origem, mas dita de uma forma polida, elegante, sem ofender a profissional, nem a pessoa, muito menos a mulher Beatriz.

Vou te dar um exemplo: “falta alegria nos seus comentários” (notório!!!), é um sintoma que pode esconder um problema maior (como uma psicose, uma esquizofrenia ou uma auto defesa por algum outro tipo de desvio que desconhecemos).

Portanto eu descordo de.você e acredito que “Falta alegria…” caiu muito bem no contexto.

valmir da Silva batista
valmir da Silva batista
8 dias atrás
Responder para  W. M. Baviera

POXA, EU NÃO SABIA que estava doente. De todo modo, muito obrigado pelo diagnóstico, Dr.( a. )…

Sidney Rodrigues
Sidney Rodrigues
9 dias atrás

Dalcim

Já assisti vários jogos da Bia, in loco ou pela TV.
Na fase boa, seu saque era mais potente, mas não era técnico, só porrada mesmo. Normalmente sacava em torno de 200 km.
Agora, ela continua sacando sem técnica e a velocidade despencou. Já sacou a menos de 100 km
(isso qualquer “terceirinha” saca…
Na fase boa, ela construía o ponto, bola angulada na esquerda, seguida de paralela na direita, ou até uma subida na rede para matar o ponto.
Hoje em dia , é só bola sem peso e curta no meio da quadra, para deleite da adversária, que balança a bola e fecha o ponto como e quando quiser…
Nas duas fases, o que mais me impressionou e impressiona, é a dependência daqueles 3 talibãs
que estão disfarçado de técnicos…numa das partidas ( acho que Miami em 2023), antes de sacar, ela perguntou pro talibã número 01: “saco aonde “…
É normal receber alguma orientação do técnico (na última partida do Alcaras, seu técnico insistentemente apontava para o meio do peito, indicando que ele devia sacar no corpo do adversário), mas os talibãs só sabem repetir mantras : “força, calma, vamo, etc.”
E ela segue firme, em direção ao fundo do poço, parece aqueles jovens que ´são cooptados pelos talibãs e amarram um cinto de bomba na cintura e se explodem, porque esse é o caminho do céu…
Está na hora de chutar a barraca! Ou caminhar lentamente, em direção ao cadafalso…

Jmsa
Jmsa
9 dias atrás

O que falta a bia é plano de jogo e obediência tática,hoje todo mundo sabe como ela joga ,dá pra ver que claramente as suas adversárias trocam bola até a bia cometer o erro .

lEvI sIlvA
lEvI sIlvA
9 dias atrás

Pra mim, fica claro que Beatriz Haddad Maia precisa decidir se quer continuar no exigente circuito jogando, ou se já deu e chegou a hora de “pedir a conta” e se preparar pra despedida ao fim de 2025.
Tornou-se um sofrimento vê-la atuar, infelizmente é a realidade… É dura, e cruel mas fazer o quê, não tem jeito, minha gente…I

Ricardo
Ricardo
9 dias atrás

Dalcim, vc considera que a Bia ainda tem condições de chegar ao número 1 como afirmou o Fino gente boa?

Luiz Fernando
Luiz Fernando
8 dias atrás
Responder para  Ricardo

Ele devia estar de muito bom humor p dizer isso…

Paulo F.
Paulo F.
8 dias atrás
Responder para  Ricardo

Uma opinião dessas só poderia ter vindo do pior ex-tenista comentarista.

Bruno
Bruno
9 dias atrás

Acho que falta é nível mesmo.

Kleber Alves de Oliveira
Kleber Alves de Oliveira
9 dias atrás

Não sei como os especialistas em tênis ainda não disseram a verdade, a verdade é a seguinte: existe um patrocínio (contrato com o banco Itaú) a equipe técnica está atrelada a este contrato se a Bia quiser mudar a equipe técnica o técnico principal a multa é enorme ela não tem condições para isto, fora está cláusula existe tbm a obrigação de levar a marca Itaú nos principais torneios isto significa que Bia não pode parar para treinar e corrigir os erros táticos e fundamentos. Resumindo Bia tem problemas com a equipe técnica e não pode trocar, Bia precisa de tempo para se refazer e treinar mas não pode parar. São compromissos contratuais com multas enormes em caso de rescisões.

Gustavo
Gustavo
9 dias atrás

Apostar contra o Wild ta virando renda fixa. Vai abaixar mais ainda no ranking com essa cabeça.

Passou de ganhar do número 2 do mundo na Philippe Chatrier pra agredir uma rede num Challenger de nível duvidoso numa quadra que perde até pros clubes do Brasil

Isso em 2 anos

MARCUS
MARCUS
9 dias atrás

Ela precisa mudar o técnico e contratar um pisicologo.

Ronildo
Ronildo
9 dias atrás

A vida de tenista não é nada fácil. A responsabilidade é enorme e quanto mais sobe no ranking aí aumenta tudo que é tipo de pressão.

Pedro
Pedro
9 dias atrás

Eita,perde no piso duro,no tijolo em pó,no asfalto,no pasto. Está na hora de trocar o treinador Rybakina.Ou irá parar depois do 100°.

Walter
Walter
9 dias atrás

Infelizmente, precisa de um tempo fora das quadras, como fará Sara Sorribes. O sofrimento dela é visível

Arnaldo
Arnaldo
8 dias atrás

Com certeza Bia esta passando por algum problema que não esta sendo divulgado, ou é físico ou pessoal algo não esta bem, deveria jogar apenas wta 250 até as coisas melhorarem.

Evaldo Moreira
Evaldo Moreira
8 dias atrás

Bom….

Já falamos várias vezes sobre a BHM, falamos em troca de técnico (idem), agregou um , que nem vi a som do cara, rsrsrs, de cara, agregou um fisioterapeuta?, me corrijam se eu estiver errado.

Já falamos sobre o saque, que não tem mais potência e por vezes ela poderia alterar o saque ( ela já operou o ombro)

Não há plano A…B….C…, quem ver os jogos dela , para cena já gravada e com aquele sonso do técnico dela , batendo palmas e dizendo : vamos …vamos e dizendo palavras…oras , tinha que bater palmas e para sair fora , ter bom senso, não faz mal, já fez muito.

E para finalizar , prezada BHM, deveria se retirar do tênis, para cuidar da saúde mental , respirar respirar e respirar , curtir um bom descanso, em família, seria essencial , esquecer o tênis por bom tempo, faz uma alegação competente e de volte, usando o ranking protegido, não sei se ela pode usar esse ranking, mas enfim , é o que penso.

Joao José Fernandes Benevenuto
Joao José Fernandes Benevenuto
8 dias atrás

Sinto por ela…agir como toda as tenistas agem… criar fatos novos faria bem a ela.

Marcos Roberto Veiga Cabral
Marcos Roberto Veiga Cabral
8 dias atrás

E sobra tristeza para nos, torcedores.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
8 dias atrás

Pelo q demonstrou na semana passada em MC eu imaginava Fokina como um dos principais postulantes ao título de B, mas no momento ele vai sendo eliminado por Cx9, após fraquejar o fechar o set2. Tênis é um esporte imprevisível mesmo…

Gabriel
Gabriel
8 dias atrás

Para mim falta coragem para tudo, não só para slices e curtinhas, desde que ela pôs na cabeça que não pode dar ponto de graça, suas bolas não saem do meio da quadra e obviamente as adversárias agradecem e metem a mão na bola. A Bia que chegou ao top 10 está dentro dela ainda, falta um fator externo contundente para trazer ela de volta, talvez um técnico de grande calibre que faça ela voltar a entender que grandes campeões jogam com atitude, que vão para as linhas sem medo aceitam correr riscos, pois só buscando Winners se vence no tênis da atualidade, e a Bia esta presa no estilo Sara Errani de atuar. Coragem Bia, se espelhe em Zabalenka / Iga, jogue sem medo e os resultados voltaram a aparecer.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
8 dias atrás

Essa ESPN é uma piada, Alcaraz jogando e eles passam ao vivo o Zverev…

Luiz Fernando
Luiz Fernando
7 dias atrás

Alcaraz está como a imagem da Disney, com altos e baixos, ora ótima, ora desfocada…

Luiz Fernando
Luiz Fernando
7 dias atrás

Alcaraz venceu, com mais regularidade nos games finais. O Di Menor mostrou sua realidade: excelente jogador, ótima movimentação, mas é um cara pra ir até as quartas, eventualmente semis, não para os títulos dos eventos principais…

Andre Eduardo
Andre Eduardo
7 dias atrás
Responder para  Luiz Fernando

Exatamente, Luiz Fernando.
Falta a ele “aquele golpe”.

Paulista de 63 anos, é jornalista especializado em esporte há mais de 45 anos, com coberturas em Jogos Olímpicos e Copa do Mundo. Acompanha o circuito do tênis desde 1980, tendo editado a revista Tênis News. É o criador, proprietário e diretor editorial de TenisBrasil. Contato: joni@tenisbrasil.com.br
Paulista de 63 anos, é jornalista especializado em esporte há mais de 45 anos, com coberturas em Jogos Olímpicos e Copa do Mundo. Acompanha o circuito do tênis desde 1980, tendo editado a revista Tênis News. É o criador, proprietário e diretor editorial de TenisBrasil. Contato: joni@tenisbrasil.com.br

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.