Ex-nº 2 do mundo, Carvalho estreia de olho no título. Japonesa vira sobre gaúcha.

Eurico Carvalho (Foto: Gustavo Werneck)

Porto Alegre (RS) – Ex-número 2 do mundo e campeão do torneio em 2013, Eurico Carvalho, atleta da Associação Leopoldina Juvenil, estreou com vitória, nesta segunda-feira, no primeiro dia da chave principal do 38ª edição do Bordaza Shopping Seniors Internacional de Tênis de Porto Alegre, torneio da categoria MT 700.

Carvalho superou o brasileiro Moab Rodrigues por 6/1 e 6/2 em jogo em que fez sol, calor, ventou e até choveu. Agora, ele enfrentará o paraense Mauro Klautau, buscando classificação para as finais da categoria 55 anos.

Eurico tem dois objetivos claros no torneio: chegar nas finais de simples e ser campeão de duplas com seu parceiro de treinos Marcelo Maciel. “Jogar em casa é sempre maravilhoso, ainda mais na quadra central. Eu e o Marcelo treinamos toda a semana nesse horário, buscar uns pontinhos para eu e ele jogarmos o Mundial por equipes ano que vem”, comentou. Caso vençam o torneio nas duplas, Maciel se tornará o número 1 do mundo. Eurico está empenhado em ajudá-lo, mas também estragar a festa completa de Maciel, querendo o título nas simples. “Se vencermos as duplas, Maciel será o número 1, então é um torneio importante”, disse. “Em simples, ele tem mais vitórias que eu em cima dele. Vamos buscar uma final gaúcha, caso venha, espero uma final parelha.

Na categoria 65 anos, o colombiano Carlos Behar, terceiro do mundo, conheceu seu rival. Ele estreia nesta terça-feira contra o uruguaio Jose Isasa que passou pelo brasileiro Eduardo Peixoto por 6/4 e 6/3. Isasa se diz praticamente um riograndense. Ele mora a 60 km da fronteira com o Brasil, na cidade de Melo, e é sua quinta vez na competição portoalegresense.

“Vim no ano passado, é minha quarta ou quinta vez aqui, fiquei uns três anos sem vir por causa da pandemia. Adoro o tênis e tenho vários amigos e conhecidos aqui em Porto Alegre. Sinto-me em casa, sou filiado à Federação Gaúcha”, disse o atleta, que veio de carro para a capital gaúcha, dirigindo pelos 480km de distância e cinco horas de viagem. Ele chega com expectativas de curtir o duelo contra Behar. “Ano passado, perdi dele, agora quartas de novo, difícil, mas vamos ver. Vou ter uma aula gratuita (risos). É preciso reconhecer quando alguém é superior.”

Um dos principais jogos do dia foi a vitória da japonesa Kiyoko Seki por 2/6, 6/1 e 6/4 sobre a gaúcha Jaqueline Kompinsky, na quadra central, nos 60 anos feminino. A asiática veio sozinha de Fukuoka para jogar pela primeira vez o torneio gaúch e a fase sul-americana que terá Argentina e Chile nas próximas semanas. “Foi um jogo bem difícil. Boas batidas no fundo, ela bate bem o top spin. A chave foi o backhand cruzado, eu procurei ir para a rede quando podia”, apontou. “Estou curtindo o Brasi. No Japão está chegando o inverno e ficando muito frio, aqui é muito calor , fica mais fácil e confortável pra mim”, disse a jogadora que treina três vezes na semana.

A rodada desta terça-feira terá 31 partidas de simples mais as de duplas. A categoria 40 anos terá seu início com dois jogos.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.