Cali (Colômbia) – O paulista Enzo Flores, de 17 anos, deu mais um passo importante em sua trajetória no tênis juvenil ao conquistar o título do ITF J100 de Cali. Em uma final totalmente brasileira, disputada no saibro colombiano, ele superou o brasiliense Felipe Mamede por 3/6, 6/3 e 7/5, levantando o maior troféu de sua carreira até aqui.
Atual número 847 do ranking juvenil da ITF, Flores comemora sua segunda conquista no circuito até 18 anos, depois de triunfar no ITF J60 de Bistrita, na Romênia, também sobre o saibro, no último mês de junho.
“Hoje estou muito aliviado. Sei do trabalho intenso que minha equipe e eu temos feito, e sinceramente, sempre acreditei que esse título era possível. Estou feliz por conseguir me superar a cada semana. Há poucas semanas conquistei o que, até então, era o maior título da minha carreira e poder superar esse feito em menos de um mês é uma sensação de alívio e realização, não só para mim, mas para todos que estão ao meu lado nessa caminhada”, afirmou.
Na decisão, Enzo precisou buscar a virada diante de um adversário que também atravessa grande fase. Felipe Mamede, de 16 anos e número 303 do ranking, já soma dois títulos em 2025, o J100 de Salinas e o J30 de Oranjestad, ambos em quadra dura. Em Cali, ele esteve próximo de adicionar mais um troféu à sua coleção, mas viu Enzo crescer nos momentos chaves da partida.
“A final foi uma batalha dura, cheia de altos e baixos. Mas em nenhum momento deixei de acreditar no meu trabalho. A mentalidade certa fez toda a diferença. Nos pontos decisivos, mantive a cabeça no lugar e soube o que precisava fazer”, destacou o paulista.
“Estamos colhendo os frutos de muito esforço. Mas sigo com os pés no chão, porque acredito que esse ainda não será o maior título da minha carreira”, completou o jovem tenista.
Nas semifinais, Flores vinha de vitória sobre o cabeça 1 japonês Kohshi Ishibashi por 6/2 e 7/5. Já Mamede venceu o francês Lenny Petit por 3/6, 6/1 e 7/5. E nas duplas, Mamede foi semifinalista, ao lado de Petit.
Título de duplas no Paraguai
Já no ITF J60 de Lambare, no Paraguai, três brasileiros caíram nas quartas de final. No masculino, Miguel Daiha foi superado pelo argentino Angel Maffezzoli por 6/2 e 6/4, enquanto Caio Dourado caiu diante do chileno Leon Achurra por 6/2, 2/6 e 6/2. Já na chave feminina, Sofia Albieri sofreu 6/1 e 6/2 da argentina Luciana Agudelo.
Nas duplas masculinas, Filipe Bullamah e Felipe Moretti conquistaram o título contra o norte-americano Andres Matos e o venezuelano Rodolfo de Andreis por 7/5 e 7/6 (7-3). Aos 18 anos, Moretti conquisot seu 11º título de duplas. Bullamah, de 17 anos, venceu seu quinto ITF.
Parabéns pros dois!