Los Cabos (México) – O russo Andrey Rublev superou um dia de altos e baixos para alcançar as semifinais no ATP 250 de Los Cabos. Cabeça de chave número 1 no torneio mexicano, ele derrotou o norte-americano Emilio Nava de virada na noite de quinta-feira, marcando parciais de 5/7, 6/4 e 6/3, após 2h18 de confronto.
Depois de deixar escapar uma vantagem de 4/1 no primeiro set e reverter uma desvantagem de 2/4 no segundo, Rublev demonstrou força mental para manter a calma e arquitetar uma reviravolta em seu primeiro encontro com Nava pelo circuito. O russo converteu quatro dos 11 break-points que teve na partida.
“Acho que duas coisas me ajudaram. Primeiro, mantive a calma e, segundo, tentei manter o foco e me manter firme”, disse Rublev em sua entrevista em quadra. O tenista de 27 anos chega à sua quarta semifinal em 2025 e tem como ponto alto a conquista do título do ATP 500 em Doha, em fevereiro.
“Pelo menos, se eu merecesse perder hoje, queria me concentrar 100%, porque nunca se sabe o que pode acontecer, e no final, valeu a pena. Eu estava lá, focado, e consegui a quebra em um momento crucial no segundo set. Aí a partida começou a mudar”, complementou.
Rublev medirá forças com o norte-americano Aleksandar Kovacevic, que derrotou o argentino Juan Pablo Ficovich por 6/3 e 6/1 para chegar à sua terceira semifinal de ATP. Eles já se enfrentaram uma vez, na semi de Montpellier neste ano, onde o russo levou a pior e caiu em dois sets.
No outro lado da chave, a semifinal colocará frente a frente Denis Shapovalov e Adam Walton. Terceiro favorito, o canadense bateu o australiano Tristan Schoolkate por 6/3 e 6/2, enquanto o australiano cabeça de chave 8 superou o compatriota James Duckworth por 3/6, 6/3 e 6/4.