Liberec (República Tcheca) – O paulista Luis Britto estreou com vitória na chave de duplas do challenger de Liberec, em quadras de saibro na República Tcheca. Britto e o israelense Roy Stepanov venceram os alemães Tim Ruehl e Patrick Zahraj por 6/4, 1/6 e 10-8. Eles enfrentam nas quartas os poloneses Szymon Kielan e Filip Pieczonka, cabeças 2 do torneio.
Britto está com 32 anos e ocupa o 159º lugar do ranking entre os especialistas em duplas na ATP. Sua melhor marca é a 142ª posição, alcançada em junho. Ele venceu neste ano um challenger em Bogotá.
Também no saibro europeu, o pernambucano João Lucas Reis e o cazaque Dmitry Popko venceram a estreia no challenger de Hagen, na Alemanha. Eles superaram os japoneses Kaito Uesugi e Seita Watanabe por 6/3 e 6/4. Os próximos rivais serão os alemães Daniel Masur e Benito Sanchez Martinez.
Aos 25 anos, Reis está no 354º lugar no ranking de duplas na ATP. Já em simples, o pernambucano está na 237ª posição, três abaixo da melhor marca da carreira. Na temporada, tem 40 vitórias e 21 derrotas, com um título de challenger e um de ITF. Ele foi eliminado na estreia da disputa individual.
Já no challenger do Porto, disputado em quadras duras, o gaúcho Orlando Luz e o francês Theo Arribage eram os principais cabeças de chave, mas foram superados na estreia pelos britânicos Joshua Paris e Marcus Willis, que marcaram um duplo 6/4 nesta quarta-feira. Aos 27 anos, Orlando Luz ocupa o 62º lugar e vinha de duas semifinais de ATP no saibro, em Bastad e Umag.