Viena (Áustria) – O terceiro encontro entre Jack Draper e Lorenzo Musetti no circuito terminou com mais uma vitória do britânico, que garantiu vaga na final do ATP 500 de Viena, em quadras duras e cobertas. O canhoto de 22 anos e 18º do ranking superou o italiano, 17º colocado, por 6/2 e 6/4 neste sábado.
Draper também havia superado Musetti no Next Gen ATP Finals de 2022 e no ATP 250 de Sófia do ano passado. O britânico conquistou seu primeiro ATP neste ano, na grama de Stuttgart, e vai em busca da quarta final de sua carreira no circuito e a terceira na temporada.
Semifinalista do último US Open, Draper também terá o melhor ranking da carreira após o torneio e debutará no top 15. Já Musetti, também de 22 anos, vai subir uma posição no ranking após o torneio.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O adversário de Draper na decisão deste domingo virá da partida entre o australiano Alex de Minaur, número 10 do mundo, e o russo Karen Khachanov, 24º do ranking. Nesses casos, o histórico é negativo para o britânico. Ele tem uma vitória em três jogos contra Khachanov e também uma vitória, mas em quatro partidas, contra De Minaur.
Take a bow, @jackdraper0 🙌
An inspired performance sends Draper into Sunday’s final in Vienna!#ErsteBankOpen pic.twitter.com/75aAyrHVs6
— Tennis TV (@TennisTV) October 26, 2024
Em uma semifinal com 1h48 de duração, Draper fez o dobro de winners que Musetti, 28 a 14, e terminou a partida com 22 erros não-forçados contra 30 do italiano. Ainda que a partida tenha começado com games logos e oportunidades para os dois lados, o britânico logo assumiu o controle do primeiro set e conseguiu duas quebras.
Já na segunda parcial, que teve 16 break-points disputados, oito para cada lado, Draper abriu 4/2, permitiu o empate, mas recuperou a vantagem pouco depois para manter a escrita de nunca ter perdido para o italiano no circuito.