Paris (França) – Um dos mais épicos duelos do tênis profissional masculino pode acontecer logo na segunda rodada do torneio olímpico de Paris. O sorteio realizado nesta quinta-feira abriu chance de Novak Djokovic e Rafael Nadal se cruzarem pela primeira vez em mais de dois anos. Este é o confronto de maior repetição na Era Profissional, com 59 confrontos realizados e vantagem mínima do sérvio de 30 vitórias.
Elevado à condição de cabeça 1 com a desistência do italiano Janik Sinner, Djokovic estreará com grande favoritismo contra o australiano Matthew Ebden, que não é especialista no piso de saibro, enquanto o campeão olímpico de 2008 pode ter maior dificuldade diante do húngaro Marton Fucsovics, tenista de 32 anos e 83º do ranking. Os dois jogos são inéditos no circuito.
A sequência para Djokovic ou Nadal prevê dificuldade também nas oitavas de final, caso o jovem francês Arthurs Fils, vencedor neste domingo no ATP 500 de Hamburgo, aproveite o bom momento e se inspire no maciço apoio da torcida local. O principal desafio para Fils, agora top 20 do ranking, é o italiano Matteo Arnaldi na primeira fase.
No caso de quartas de final, os potenciais adversários são o grego Stefanos Tsitsipas, que não vive grande momento mas já foi finalista em Roland Garros, quando chegou a ter dois sets de vantagem sobre Djokovic, ou o saibrista argentino Sebastian Baez, adversário do cearense Thiago Monteiro na primeira rodada. O argentino ganhou quatro dos cinco cruzamentos com Monteiro, sendo dois em nível ATP (Rio e Santiago) e dois em nível challenger (Campinas e Buenos Aires), enquanto o brasileiro ganhou no Rio de 2022.
Duelo será raro para Djokovic e Nadal
Com exceção aos encontros acontecidos em fases eliminatórias do ATP Finals ou na Copa Davis, Djokovic e Nadal jamais se enfrentaram antes de quartas de final desde o primeiro duelo, realizado lá mesmo em Roland Garros, nas quartas de 2006.
Os dois voltariam a se cruzar no Slam de Paris nas semifinais de 2007, 2008 e 2013 e ainda nas finais de 2012, 2014 e 2020, todos vencidos pelo canhoto espanhol. O sérvio enfim conseguiu derrotar Rafa nas quartas de 2015 e na semi de 2021.
A 59ª e mais recente batalha entre eles aconteceu também em Roland Garros, nas quartas de final de 2022, com vitória de Nadal por 6/2, 4/6, 6/2 e 7/6 (7-4).
Do total de 28 jogos realizados no saibro, Nadal ganhou 20.
Pronto! A combinação que Nadal desejava para tentar uma medalha não ocorreu. Teremos “jogão” caso ambos avancem!
Legal! Com certeza a ultima oportunidade de ter um confronto entre os dois, e ainda numa Olimpiadas, em Roland Garros, sensacional.
PS: Ao mesmo tempo que segunda rodada eh “cedo”, vamos ser sincero que mais para a frente na chave eles nao iam se encontrar mesmo…
E antes que comecem os fans de um ou de outro, vou dar meu palpite neutro: 55% x 45% a favor do Djokovic. Apenas. Se fosse em qualquer outra superficie, ou lugar, eu diria 80% x 20%, ou 90% x 10%. Mas o fato de o Nadal ganhar 14 Grand Slams nessa quadra, faz quase desaparecer a desvantagem que seria natural do Djokovic (que obviamente ainda esta jogando em um nivel mais competitivo que o Nadal esse ano, basta ver que perdeu para Sinner e Alcaraz, nao para o Nuno Borges…)
Muito bons comentários.
Tá mais pra 90% a 10% pé Djokovic
Luiz, sou torcedor do Djoko e quero muito que ele aproveite essa última oportunidade olímpica. Mas não acho que o favoritismo seja tanto não.
Discordo. Tenis é momento… não adianta o cara ter 14 RG se os braços e as pernas estão lentos.
Djokovic com amplo favoritismo nesse possível encontro.
Grande notícia séria épico, um cruzamento com gosto de despedida dos maiores da história do tênis, um com força física e mental inigualável, outro com resiliência e adaptação jamais vistas, uma despedida em grande estilo
Não haverá favorito nesse encontro de veteranos
Talvez essa seja a última vez deles, tomare que eles confirmem.
Dureza pro espanhol logo na primeira rodada. Torcer para que passe.
Ahhh nesse momento Djoko mesmo já na descendente têm tudo pra levar.Infelizmente o Rafa tá looonge
Já tô com saudades desses embates deles. Não teremos outro nesse nível tô cedo.
Onde consigo baixar o draw?
não passa por Fucsovics
Ótima possibilidade! Na final, ambos jamais chegariam, então é legal que se cruzem logo.
Apesar que acho que o Nadal vai correr do confronto… mas tomara que tenha o confronto de ambos!
Será um duelo interessante entre os dois velhinhos de bengala…
São raquetes não bengalas.
Antes tem a 1ª rodada.
Tem gente que ainda não aprendeu que nunca se deve duvidar do Nadal. Ele vai jogar com tudo que tem se enfrentar o Djokovic, acredito muito na vitória do Nadal se esse confronto acontecer. Por incrível que pareça ele pode sentir um pouco mais de dificuldades nessa primeira rodada. E o Djokovic vai só treinar nessa primeira rodada.
Nunca duvide do antigo Nadal. Já desse aí, pode duvidar à vontade pois ele não joga mais em nível atp e slam.
Em RG, ele jogou com tudo que tinha contra o Zverev e não deu. Claro, o Zverev foi finalista e jogou bem. Agora, o Djokovic é um finalista em potencial. Acredito que o Nadal terá que jogar muito e ainda torcer para o Novak não jogar seu melhor. Deixa ver se ambos ganham a 1ª rodada antes …
Olha, sendo melhor de 3 sets, eu não duvido do Touro cometer o crime, tal qual o Del Potro no Rio de Janeiro. Definitivamente, o sérvio antivax não queria enfrentar o Nadal já de saída.
Lembrando que teremos fiscais ao longo de toda a Olimpíada, então é bom ele ficar ligado.
Orando por você. Deus lhe abençoe!
não boto fé no Djokovic nesse torneio… dizem que em Olimpíada o controle anti-****** é levado a sério
Amigo, vc se agarra sobre a falsa acusação de doping que vc tirou da sua cabeça, mais a realidade é outra, não adianta em todo post vir com esse papo, que dor de cutuvelo.
eita, agora Nadal vai alegar lesão e anunciar desistência…
Já fez isso, ou quase isso kkkk
Cancelou o treino com Zverev alegando dores kkkkk
Eeeee Nadal
Rio 2016 strikes again. Sinto muito Djoko.
Por que esses 2 tenistas libaneses absolutamente inexpressivos nessa chave ?
Os libaneses, no blog de tênis do Líbano fizeram a mesma pergunta…
“Por que esses 2 tenistas brasileiros absolutamente expressivos nessa chave?”
Será que o Djoco vai fazer o biquinho ou o chorinho a hora que 99% o publico estiver torcendo o Nadal?
Tomara que zoe os chorões mesmo (igual vc). Nenhum dos dois vai ganhar as olimpíadas, mas tirar o Nadal, caso ele passe da 1ª rodada, vai ter um gostinho bom.
Honestamente, acho que o Nadal não passa nem pelo Fucsovics, e se passar, vai ser atropelado pelo Sérvio, mesmo no momento nitidamente abaixo do que é.
Infelizmente o Nadal só é competitivo aos olhos dos saudosistas.
Não reúne mais condições de jogar em altíssimo nível.
Que ele deixa tudo em quadra, mesmo com a quase certeza de derrota, assim não haverá arrependimentos da parte dele.
É triste ver o Nadal se arrastando desse jeito.
só se for pra vc… pra mim é minha maior alegria
Que vida pequena, hein?
Nadal lesionado. Não acho que vai desistir de primeira, mas prevejo ele fazendo um jogo sofrido contra o húngaro e, se vencer, desistir logo em seguida.
Outra possibilidade é Rafa se dedicar apenas a competição de duplas.
Ele vencerá o húngaro, mas só jogará a 2ª rodada se for contra o Ebden
[…] que esteve presente no sorteio das chaves que definiu o seu caminho nos Jogos Olímpicos de Paris, podendo enfrentar o rival Novak Djokovic logo na segunda rodada, Rafael Nadal precisou cancelar sua agenda de treinamentos. Segundo a imprensa internacional, o […]
The last dance???